Como criar um planejamento em social media
Atualizado em 04/08/2019
Usar as redes sociais na estratégia de marketing de uma marca parece simples quando você observa as iniciativas de outras empresas. Afinal, não pode ser tão complicado fazer alguns posts no Facebook ou compartilhar fotos no Instagram, certo? Errado.
Uma presença eficaz nas redes sociais demanda muita atenção a todos os detalhes, conhecimento do funcionamento dos algoritmos de cada ferramenta, atualização constante e uma boa dose de planejamento.
O planejamento em social media é a melhor maneira de pensar em todos os seus objetivos e traçar estratégias para alcançá-los. Você deseja que as pessoas conheçam a sua marca? Quer aumentar o diálogo com os seus consumidores? Ou a sua meta é vender mais?
Existem métodos específicos para cada um atingir cada um desses objetivos, e por isso é imprescindível pensar em tudo com antecedência – a tempo de desenvolver as suas estratégias com cuidado e carinho.
Para ajudá-lo a criar um planejamento em social media realmente eficaz, hoje vamos compartilhar o método para que você possa prever todas as suas ações. Continue lendo e confira:
Escolha as redes sociais em que sua empresa marcará presença
O primeiro passo no seu planejamento em social media é determinar em quais redes sociais a sua empresa vai marcar presença. Existem diversas plataformas que podem ser utilizadas para espalhar a mensagem da sua empresa, mas você deve levar em consideração alguns detalhes antes de colocar a mão na massa.
Antes de qualquer coisa, é importante descobrir onde o seu público está. Se a sua empresa vende seguros, não faz o menor sentido ter um perfil no Skoob (uma rede social para amantes de livros). Mas talvez faça sentido marcar presença em uma rede social de viajantes, onde você pode oferecer seguro viagem.
Também é importante levar em consideração o tempo e os recursos que você tem à sua disposição para dedicar às redes sociais. Não adianta ter 10 perfis diferentes e não poder criar conteúdo de qualidade em cada um deles: nesse caso é melhor focar seus esforços em uma única rede social.
Crie seus perfis nas redes sociais
Não basta criar o seu perfil e esperar que os seguidores apareçam magicamente nas suas redes sociais para ouvir tudo o que você tem a dizer. Não é assim que funciona. O perfil de uma empresa nas redes sociais deve ser elaborado de maneira profissional, que transmita a seriedade do seu negócio aos seus futuros clientes.
Por isso, você tem que pensar em cada detalhe: desde a capa em redes como o Facebook e o Twitter, até o texto na sua biografia.
Não se esqueça de completar os detalhes disponíveis no Facebook: horários de funcionamento, meios de pagamento, data de fundação, entre outros. Insira todas as informações que podem interessar aos seus seguidores, e mostre que você sabe o que está fazendo.
Encontre a sua voz
É muito importante que o tom dos seus posts seja uma representação dos valores e da identidade da sua empresa. Muitas vezes as redes sociais são o primeiro contato que os consumidores têm com a sua marca, por isso é fundamental que você entregue uma representação da realidade nesse ambiente cibernético.
Uma dica para criar conteúdo de acordo com a voz da empresa é criar uma persona para representá-la. Se a sua marca fosse uma pessoa, quem ela seria? Qual é a imagem que você gostaria que os seus consumidores tivessem da sua empresa?
Com essas informações, você será capaz de definir o tom e o conteúdo das suas postagens. Será possível criar conteúdo de acordo com a imagem que você deseja transmitir, e todo o seu planejamento em social media vai fluir com muito mais facilidade.
Defina uma estratégia para as postagens
Agora é hora de colocar a mão na massa. Depois de definir quais as redes sociais, criar os perfis e pensar no tom das suas postagens, você pode definir a estratégia ideal para os seus posts.
Isso significa definir quantas vezes você irá postar semanalmente em cada um dos seus perfis. Também é importante decidir qual será o tipo de conteúdo que você irá produzir, levando em consideração as suas possibilidades. Os vídeos, por exemplo, têm um excelente alcance – mas você terá os recursos para produzir um vídeo por dia?
Essa também é a hora em que você se dedica à pesquisa para entender melhor o comportamento dos usuários de cada rede social. Quais são os melhores dias e horários para postar? As pesquisas sobre os melhores períodos são atualizadas constantemente, então recomendamos que você se mantenha sempre informado sobre o assunto!
Faça testes e analise os resultados
Não pense que o trabalho termina depois que você começou a postar nas redes sociais da sua empresa. O planejamento em social media é um trabalho constante, e você terá que pensar diariamente em como atrair a atenção da sua audiência.
Uma boa maneira de determinar quais são os melhores conteúdos para o seu público é ficar de olho nas métricas dos seus perfis. A maioria delas oferecem relatórios simples, mas você pode contratar outras ferramentas para entender quais são os posts que fazem mais sucesso.
Também é importante arriscar e pensar em diferentes formatos, horários e estratégias. Com esses testes você estará sempre a par do que a sua audiência prefere, e será capaz de aperfeiçoar constantemente a sua presença nas redes sociais.
Estabeleça um diálogo com seus seguidores
Por último, mas não menos importante, é importante pensar também em como manter o diálogo com os seus seguidores sempre atualizado. Se organize para responder menções, mensagens e marcações de maneira eficaz – mas sem deixar a simpatia de lado, ok?
A aproximação de empresa e usuário é um dos mais importantes aspectos das redes sociais – é por isso que as pessoas seguem os seus perfis! Por isso, inclua no seu planejamento em social media uma maneira de manter essa conversa sempre acontecendo.
Se for necessário, recorra à automação para enviar uma primeira resposta de maneira rápida. Existem excelentes ferramentas no mercado que podem ajudá-lo!
Como criar uma estratégia de marketing nas mídias sociais em oito etapas
Uma estratégia de marketing nas mídias sociais é um resumo de tudo que você planeja fazer e espera alcançar nas redes sociais. Ela orienta suas ações e informa se você está obtendo sucesso ou fracassando. Todos os posts, respostas, avaliações e comentários devem servir a um propósito.
Quanto mais específica for a sua estratégia, mais eficaz será a execução. Mantenha-a simples – não torne o seu plano tão abrangente que seja inatingível ou impossível de medir.
Confira as etapas necessárias para criar uma estratégia de marketing eficaz nas mídias sociais:
Etapa 1. Definir metas de marketing de mídia social que se alinham aos objetivos de negócios
O primeiro passo para criar uma estratégia vencedora é estabelecer seus objetivos e metas. Sem metas, você não tem como medir o sucesso ou o retorno do investimento (ROI).
Cada um dos seus objetivos deve ser específico, mensurável, atingível, relevante e ter um tempo limite. Essa é a técnica conhecida como S.M.A.R.T, e ela orientará suas ações e garantirá que elas gerem resultados comerciais reais.
Métricas de vaidade como retweets e curtidas são fáceis de acompanhar, mas é difícil provar seu valor real. Em vez disso, concentre-se nos destinos, como leads gerados, cliques e taxa de conversão. Você pode acompanhar diferentes metas para diferentes canais ou até mesmo diferentes usos de cada canal.
Certifique-se de alinhar suas metas de mídias sociais com sua estratégia geral de marketing. Isso tornará mais fácil para você mostrar o valor do seu trabalho! Comece a desenvolver seu plano de marketing nas mídias sociais criando pelo menos três metas para esses canais.
Etapa 2. Descubra tudo o que puder sobre seu público
Saber quem é o seu público e o que eles querem ver nas mídias sociais é fundamental para criar conteúdo de que eles gostarão, comentarão e compartilharão. Também é fundamental se você quiser transformar os seguidores nas redes sociais em clientes para sua empresa.
Tente criar personas. Isso permite que você pense nos seus fãs, seguidores e clientes como pessoas reais, com necessidades e desejos reais. E isso permitirá que você pense com mais clareza sobre o que oferecer a eles.
Não faça suposições. Você acha que o Facebook é uma rede melhor para alcançar os Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) do que os Millennials (nascidos entre 1980 e 1996)? Bem, os números mostram que os Millennials ainda superam os Boomers na plataforma.
A análise das redes sociais também pode fornecer uma tonelada de informações valiosas sobre quem são seus seguidores, onde moram, quais idiomas eles falam e como eles interagem com sua marca. Essas informações permitem refinar sua estratégia e segmentar melhor seus anúncios.
Etapa 3. Analise a concorrência
É provável que seus concorrentes já estejam usando as mídias sociais – e isso significa que você pode aprender com o que eles já estão fazendo. Realize uma análise competitiva.
Uma análise competitiva permite que você entenda quem é a concorrência e o que ela está fazendo bem (e não tão bem). Você terá uma ideia do que é esperado em seu setor, o que ajudará você a definir seus próprios objetivos.
Essa análise também ajudará você a identificar oportunidades. Por exemplo, talvez um de seus concorrentes seja dominante no Facebook, mas se dedicou pouco ao Twitter ou ao Instagram. Você pode querer se concentrar seus esforços nas redes em que seu público é mal atendido, em vez de tentar conquistar fãs em um ambiente que já foi dominado pelo seu concorrente.
A escuta social é outra maneira de ficar de olho na competição. Ao acompanhar as contas dos concorrentes e as palavras-chave relevantes do setor, você poderá notar mudanças na maneira como esses canais são usados. Ou você pode identificar um post ou uma campanha específica que realmente faz sucesso entre seu público-alvo. Fique de olho nessas informações e use-as para avaliar seus próprios objetivos e planos.
Etapa 4. Realize uma auditoria nas redes sociais da sua empresa
Se você já está nas redes sociais, precisa dar um passo para trás e ver o que já fez. Pergunte a você mesmo as seguintes questões:
– O que está funcionando e o que não está?
– Quem está se conectando com você nas redes sociais?
– Quais redes o seu público-alvo usa?
– Como sua presença nas redes sociais se compara à de seus concorrentes?
Depois de reunir todas essas informações em um só lugar, você terá um ponto de partida para planejar como melhorar seus resultados. Sua auditoria deve fornecer uma visão clara do propósito de cada uma das suas contas sociais. Se a finalidade de uma conta não estiver clara, pense se vale a pena mantê-la. Para ajudá-lo a decidir, faça as seguintes perguntas:
– Meu público está aqui?
– Se sim, como eles estão usando essa plataforma?
– Posso usar essa conta para ajudar a atingir metas de negócios?
Durante a auditoria, você pode descobrir contas fraudulentas usando o nome da sua empresa ou os nomes dos seus produtos. Esses impostores podem ser prejudiciais à sua marca, capturando seguidores que deveriam ser seus. Reporte eles. Também é possível ter suas contas do Facebook e Twitter verificadas para garantir que seus fãs e seguidores saibam que estão lidando com você.
Etapa 5. Configurar contas e melhorar os perfis existentes
Ao decidir quais canais sociais usar, você também precisará definir sua estratégia para cada rede. Para referência, veja como outras pequenas e médias empresas estão usando as ferramentas sociais para se comunicar com os clientes – observe que o Facebook e o Instagram superam até mesmo o e-mail para essa finalidade.
É um bom exercício criar declarações de missão para cada rede. Essas declarações de uma frase ajudarão você a se concentrar em uma meta muito específica para cada conta em cada rede social.
Exemplo: “Usaremos a publicidade do Facebook para atingir um público-alvo específico a fim de aumentar as vendas”. Ou: “Usaremos o Instagram para promover e compartilhar nossa cultura empresarial para ajudar no recrutamento e na defesa dos funcionários”. Se você não conseguir criar uma declaração de missão sólida para uma rede social específica, convém reconsiderar se essa rede vale a pena.
Depois de decidir em quais redes se concentrar, é hora de criar seus perfis ou melhorar os perfis existentes para que eles se alinhem com seu plano estratégico:
– Certifique-se de preencher todos os campos do perfil
– Use palavras-chave que as pessoas usarão para pesquisar sua empresa
– Use imagens que são dimensionadas corretamente para cada rede
Lembre-se, é melhor usar menos canais do que passar trabalho para manter uma presença em todas as redes.
Etapa 6. Encontre inspiração
Embora seja importante que sua marca seja única, você ainda pode buscar inspiração em outras empresas que são ótimas nas redes sociais. Esses estudos de caso podem oferecer informações valiosas que você pode aplicar aos seus próprios objetivos para cada rede social.
Você também pode conferir os vencedores de prêmios como The Facebook Awards ou o The Shorty Awards para ver exemplos de marcas que estão no topo nas redes sociais.
Também é importante lembrar do que você vê nas redes sociais quando não está trabalhando. Quem você gosta de seguir? O que eles fazem que inspira as pessoas a participar e compartilhar seu conteúdo?
Observe que as marcas mais populares nas redes sociais têm voz, tom e estilo consistentes. A consistência é fundamental para ajudar seus seguidores a entender o que esperar da sua marca. Eles saberão por que devem continuar a segui-lo e o valor que receberão ao fazer isso. Isso também ajuda a manter sua marca consistente mesmo quando você tem várias pessoas trabalhando em sua equipe.
Etapa 7. Crie um calendário de conteúdo
Compartilhar conteúdo excelente é essencial, claro, mas é igualmente importante ter um plano de quando você compartilhará esse conteúdo para obter o máximo impacto. Seu calendário de conteúdo nas redes sociais também precisa levar em conta o tempo que você gasta interagindo com o público.
Seu calendário de conteúdo lista as datas e horários que você publicará os tipos de conteúdo em cada canal. É o lugar perfeito para planejar todas as suas atividades nas redes sociais, desde imagens e compartilhamento de links até postagens de blog e vídeos. Inclui tanto a publicação do seu dia-a-dia quanto o conteúdo das campanhas pagas. Seu calendário garante que suas postagens sejam espaçadas de forma adequada e publicadas nos horários ideais.
Certifique-se de que o seu calendário reflete a declaração de missão que atribuiu a cada perfil social, para que tudo o que você publica trabalhe para apoiar os objetivos da sua empresa. Por exemplo, você pode decidir que: 50% do conteúdo direcionará o tráfego para seu blog, 25% do conteúdo será curado de outras fontes, 20% do conteúdo trabalhará nas metas da empresa (vendas, geração de leads, etc.) e 5% do conteúdo será sobre RH e cultura da empresa. Colocar esses tipos de postagem diferentes no seu calendário de conteúdo ajudará a garantir a manutenção da proporção planejada.
Se você estiver começando do zero e não tiver certeza de quais tipos de conteúdo postar, tente a regra 80-20: 80% das suas postagens devem informar, educar ou entreter sua audiência, enquanto 20% podem promover diretamente sua marca.
Você também pode tentar a regra dos terços: um terço do seu conteúdo promove o negócio, converte leitores e gera lucro. Um terço do seu conteúdo compartilha ideias e histórias de líderes de pensamento em seu setor ou empresas com interesses semelhantes. Um terço do seu conteúdo social envolve interações pessoais com seu público.
Depois de definir seu calendário, use ferramentas de agendamento ou agendamento em massa para preparar seus posts com antecedência, em vez de atualizar os perfis ao longo do dia. Isso permite que você crie a linguagem e o formato dos seus posts, e também que trabalhe com mais tranquilidade.
Etapa 8. Teste, avalie e ajuste sua estratégia
Sua estratégia de mídias sociais é um documento extremamente importante para a empresa, e você não pode presumir que vai acertar na primeira tentativa. À medida que você começa a implementar seu plano e acompanhar seus resultados, pode descobrir que algumas estratégias não funcionam tão bem quanto você previa, enquanto outras estão trabalhando ainda melhor do que o esperado.
Use os dados disponíveis em cada rede social para reavaliar sua estratégia regularmente. Você também pode usar essas informações para testar diferentes postagens, campanhas e estratégias. Testes constantes permitem que você entenda o que funciona e o que não funciona, para que você possa refinar sua estratégia em tempo real.
Pesquisas também podem ser uma ótima maneira de descobrir o quão bem sua estratégia está funcionando. Pergunte aos seus seguidores, à lista de e-mails e aos visitantes do seu site se você está atendendo às necessidades e expectativas.
Na esfera social, as coisas mudam rapidamente. Novas redes surgem, enquanto outras passam por mudanças demográficas significativas. Sua empresa passará por períodos de mudanças também. Tudo isso significa que sua estratégia de mídia social deve ser um documento vivo que você analisa regularmente e ajusta conforme necessário. Consulte-o com frequência para mantê-lo no caminho certo, mas não tenha medo de fazer alterações para que ele reflita melhor novas metas, ferramentas ou planos. Quando você atualizar sua estratégia social, informe a todos da sua equipe. Dessa forma, todos eles podem trabalhar juntos para ajudar sua empresa a aproveitar ao máximo suas contas nas redes sociais!
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