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A Importância do Whatsapp Business para seu Negócio

WhatsApp Business: conheça as vantagens de ter uma conta e a importância para o seu negócio

O WhatsApp Business transformou totalmente a forma como os negócios são feitos atualmente. Promovendo uma comunicação mais direta e prática entre empresa e cliente, esse recurso passou a fazer parte da rotina de diferentes tipos de empreendimentos.

No entanto, muitas empresas não conhecem as vantagens do WhatsApp Business, e por isso, ainda não investiram nessa solução. Isso, como veremos em nosso artigo, é um erro tremendo, pois um público muito grande deixa de ser atendido por seu negócio.

A importância do Business é gigantesca, afinal, trazer mais praticidade para o seu público é essencial para continuar relevante. A experiência do cliente é um conceito que precisa ser melhor trabalhado, e, por meio do WhatsApp, é possível fazer isso.

De toda forma, para conhecer as vantagens e entender a importância do WhatsApp Business, para seu negócio, confira o texto que preparamos abaixo:

Localização e outras informações

Localização no Whatsapp Business

Uma das principais vantagens do WhatsApp Business para o seu negócio é a possibilidade de adicionar a localização no seu perfil profissional. Dessa maneira, o cliente sabe exatamente de onde você fala, o que também ajuda a transmitir credibilidade.

Dessa maneira, o público se sente mais seguro ao realizar pedidos, o que ajuda na conversão de leads. Além disso, outros dados também podem estar presentes em sua descrição, sendo que alguns dos principais são:

  • E-mail para contato em outro meio de comunicação;
  • URL do site, encaminhando para outro canal de vendas;
  • Qual é o segmento comercial em que a sua empresa atua;
  • Horário de funcionamento do seu estabelecimento.

Tudo isso, além da foto da empresa, pode ser adicionado de maneira simples, na configuração do seu perfil profissional. Dessa maneira, o seu negócio pode se tornar algo mais atrativo, afinal, vai ter a praticidade como aliada para atrair o público.

De toda forma, com o cliente encontrando todos esses dados de maneira simples, a aparência digital do seu negócio se torna mais profissional. E com isso, como já dissemos, é possível transmitir ainda mais credibilidade para os visitantes de primeira viagem.

Mensagens automatizadas

Mensagens Automatizadas no Whatsapp Business

Outra vantagem muito interessante do WhatsApp Business é a possibilidade de criar mensagens automatizadas de saudação e ausência. Dessa maneira, o seu cliente não fica sem receber respostas quando entrar em contato com a sua empresa.

Por mais que a troca de mensagens seja algo superficial, feita por um robô, ainda é melhor do que deixar o seu cliente sem qualquer resposta. Por esse motivo, esse recurso é muito útil e não deve ser ignorado por seus usuários.

O lado bom é que você mesmo pode personalizar as suas mensagens, ajustando ao tom de conversa da sua empresa. E essa funcionalidade funciona 24 horas por dia, ou seja, mesmo em fins de semana e horários em que o empreendimento não está mais atendendo.

Esse tipo de recurso pode parecer algo pequeno, no entanto, pode impactar diretamente na sua geração de leads. Isso porque, essa postura influencia diretamente na experiência que o seu público vai ter ao ser atendido pelo seu empreendimento.

E a qualidade do seu atendimento é algo que será julgado e que você precisa prestar mais atenção o quanto antes. A automatização de mensagens é algo essencial para toda empresa que deseja melhorar processos e se manter relevante no mercado.

Respostas rápidas

Respostas rápidas no Whatsapp Business

Fazendo uso da inteligência artificial presente no WhatsApp Business, é possível criar respostas rápidas para os seus clientes. Dessa maneira, digitando muito menos, você pode se comunicar de maneira muito mais completa com o seu público.

Por meio de atalhos que são criados por você, é possível colocar frases completas, digitando uma simples palavra. Para ficar mais fácil de entender, vamos imaginar a situação em que você acabou de fechar um pedido, que deverá ser entregue no próximo dia.

Para responder o seu cliente, você poderia escrever uma mensagem extensa, adicionando um agradecimento e os métodos de pagamento aceitos, por exemplo. No entanto, isso poderia levar tempo, o que, por mais que pouco, atrapalha o funcionamento da empresa.

Entretanto, com o recurso de respostas rápidas, você pode digitar um atalho próprio e a mensagem ser escrita sozinha. Um exemplo seria adicionar o atalho “/agradecer” ao seu teclado, o que transmitiria uma mensagem completa, com todas as informações dentro dela.

Com isso, você ganha alguns minutos a cada produto que for vendido, otimizando o processo de produção. Como dissemos, isso parece pouco, e de fato é, contudo, imagine o quanto isso, de pouco em pouco, pode influenciar no funcionamento da sua empresa.

30 segundos para escrever a mensagem pode parecer pouco, porém, imagine que 50 pedidos foram feitos em um dia. Isso acabaria resultando em 25 minutos que a sua empresa perdeu apenas digitando uma mensagem que poderia ser automatizada.

Por esse motivo, é muito importante contar com o WhatsApp Business como uma forma de otimizar o seu atendimento. Os seus recursos permitem que a sua empresa não perca tempo, fazendo com que toda a cadeia produtiva seja afetada positivamente.

Catálogo digital

Catálogo Digital no Whatsapp Business

Por meio do WhatsApp Business, é possível adicionar o seu catálogo de produtos dentro da própria plataforma. Isso, em outras palavras, pode funcionar como um cardápio digital, o que faz com que os pedidos sejam feitos de maneira mais prática.

E para quem presta serviços ao invés de vender produtos, saiba que esse recurso também pode ser utilizado normalmente. Tudo isso dentro do WhatsApp, sem a necessidade de direcionar clientes para outros links, o que poderia fazer com que a venda fosse perdida.

No entanto, para que a compra seja realmente feita, em outro canal, saiba que você pode adicionar links para que isso aconteça. Tudo isso vai depender da forma como o seu negócio atua, e em como as vendas da empresa são finalizadas.

De toda forma, é possível adicionar descrição, preço, e fotos do produto que vai estar presente dentro do catálogo. Esse recurso pode ser usado para vender comida, roupas, entre diversos outros tipos de mercadorias usadas no mercado.

Além disso, você também pode enviar detalhes, por meio das próprias mensagens, sobre determinados produtos. Quanto mais informações o seu público tiver sobre determinados serviços, com mais segurança ele pode acabar contratando a sua empresa.

Esse recurso é muito útil para empresas que ainda não tenham um site próprio desenvolvido, por exemplo. Com o simples uso do WhatsApp Business, você pode fazer com que os seus clientes tenham acesso direto ao seu catálogo de opções.

Isso pode ficar ainda mais útil quando levamos em consideração a recente implementação do WhatsApp Pay, que permite transferências bancárias no próprio aplicativo. Sendo assim, você pode realizar todas as etapas do processo de venda dentro da plataforma.

Relatórios atualizados

Relatórios no Whatsapp Business

Outra vantagem muito útil dentro do WhatsApp Business é a possibilidade de contar com relatórios atualizados sobre as conversas. São muitos os dados que podem ser analisados de maneira analítica, para verificar o real impacto das ações da empresa.

Algumas das informações que uma empresa pode checar a fazer uso desse recurso são as seguintes:

  • Quantas mensagens foram enviadas para o cliente;
  • Quantas mensagens foram recebidas pela empresa;
  • Quantas mensagens foram lidas, e quantas foram entregues;
  • Número de contatos recebidos desde uma data específica.

Por mais que esse tipo de informação não pareça algo de grande valor, é preciso analisar a questão como um todo. Dentro de uma estratégia de marketing, conferir esses dados é algo essencial para verificar o real impacto de uma ação maior.

Isso porque, ao criar uma campanha dentro de redes sociais, ao analisar os números do WhatsApp Business, é possível verificar se a ação teve o resultado esperado. Com isso, você pode ajustar alguns pontos para melhorar o resultado obtido pela empresa.

De toda maneira, esse recurso é excelente para conseguir analisar os dados mais friamente, para tomar ações objetivas. Dentro de uma estratégia de marketing, esse tipo de ação é o básico para garantir resultados melhores para o negócio.

Organização de conversa

Organização no Whatsapp Business

Por meio do WhatsApp Business, é possível organizar as conversas da sua empresa, fazendo com que fique mais fácil atender os clientes. Por meio de etiquetas, é possível categorizar os pedidos de acordo com a ordem certa de prioridade.

Além disso, facilita com que seja mais fácil identificar quais contatos precisam de uma resposta mais rapidamente. Com isso, a triagem de conversa é mais prática, o que pode ajudar a otimizar o atendimento da sua empresa.

As etiquetas dentro do aplicativo são divididas da seguinte forma:

  • Azul: cliente novo;
  • Amarelo: pedido novo;
  • Roxo: pagamento pendente;
  • Cinza: pedido pago;
  • Verde: pedido finalizado.

Como você pode ver, as etiquetas tratam também sobre a demanda do seu estabelecimento, e facilitam na organização. Esse tipo de recurso pode parecer algo simples e que não agrega muito, porém, pode ser extremamente útil.

Isso porque, facilita na comunicação da sua empresa, além de ajudar na forma como você vai direcionar o atendimento a um cliente específico. Ou seja, com esse recurso, a sua empresa pode otimizar uma série de procedimentos diferentes.

Desse modo, as etiquetas são alguns dos recursos mais interessantes a serem utilizados, principalmente por empresas do ramo alimentício. Organizar tudo de acordo com a demanda do momento te ajuda a otimizar este e outros procedimentos.

Integração direta com anúncios

Interação com Anúncios no Whatsapp Business

Se o seu negócio já investe em anúncios dentro de outras plataformas, é possível realizar a integração direta com esse recurso. Dessa maneira, se o cliente entrar em contato por um anúncio do Facebook, você pode responder as perguntas por meio da sua conta do Business.

Esse recurso é muito utilizado por empresas que já fazem uso de anúncios pagos dentro das redes sociais. Por mais que a abordagem possa ter sido feita por um robô, a conversa pode ser administrada por um atendente mais preparado para o contato.

O prazo para conversas do tipo é de 24 horas, no entanto, o recomendado é que a resposta seja dada o quanto antes. Até porque, quando somos atendidos presencialmente, não ficamos esperando por uma resposta que só virá horas depois.

Essa estratégia pode ser extremamente vantajosa, afinal, os anúncios pagos direcionam o seu negócio diretamente para sua persona. Se você ainda não está familiarizado com esse conceito, saiba que estamos falando sobre o cliente ideal para o seu negócio.

É um público mais específico, que sofre com a necessidade de contar com o seu produto para solucionar um problema. E, por meio de algoritmos precisos, as redes sociais podem direcionar os anúncios da sua empresa diretamente para esse público.

Ao notar que o seu negócio tem algo de útil a oferecer, esse indivíduo deve entrar em contato direto com você. E é aqui que o WhatsApp Business se torna útil, afinal, torna possível a conversa direta, ajudando a obter resultados melhores de vendas.

WhatsApp Business é essencial para o seu negócio

Whatsapp Business é essencial para seu negócio

Como você viu, são várias as vantagens do WhatsApp Business para uma empresa, e por isso, ele não pode ser ignorado. A sua importância fica muito acentuada quando analisamos a situação como um todo, afinal, é preciso pensar na experiência do cliente.

E, hoje, os hábitos de compra do público em geral estão se transformando. Antes, as pessoas saiam de casa para procurar algo, porém, hoje, toda essa fase de pesquisa é feita de maneira digital, pois traz mais praticidade para todos os envolvidos.

E o WhatsApp, como você pode imaginar, é o aplicativo de troca de mensagens mais utilizado no momento. Segundo dados do Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil, 99% dos brasileiros que têm smartphone contam com esse app instalado.

E por esse motivo, é muito importante que o seu negócio atenda todo esse público pelo próprio aplicativo. Dessa maneira, o atendimento é otimizado, você tem uma conversa direta com o público, e consegue finalizar as vendas mais facilmente.

De toda forma, estar presente em todos os canais digitais que a sua audiência está é algo básico nos dias de hoje. As empresas que ignorarem isso vão acabar sendo deixadas de lado em comparação com aquelas que não aceitaram parar no tempo.

No mais, esperamos que tenha entendido o quanto o WhatsApp Business é vantajoso e importante para o seu negócio!

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