A importância do atributo Alt para a otimização das imagens do seu site e no Email Marketing
Estar presente no meio digital é sempre estar antenado com as novidades e como isso impacta diretamente na sua estratégia. Um dos pontos que afeta tanto as imagens quanto o e-mail marketing é o atributo Alt Text.
O que é Alt Text?
Alt Text é a descrição em texto das imagens presentes no site ou no e-mail marketing. No geral, são palavras-chave que definem o elemento visual para os buscadores do Google e permitem que o conteúdo seja encontrado com facilidade. Como o Google não lê imagens, o alt text é fundamental nesta parte para fazer a ligação entre a imagem e a rede.
Não é um termo visível na página, aparecendo apenas no código-fonte do site ou em áreas específicas em determinadas plataformas. Porém, independente do meio, é necessário pensar neste ponto com atenção.
Investir em um Alt Text de qualidade permite que a imagem seja encontrada e melhor posicionada nos resultados de pesquisas. Mas existem outras vantagens em aplicar o Alt text nas suas estratégias digitais.
A importância do Alt Text para o SEO
Como citamos anteriormente, o Alt Text ou Alternative Text (Texto Alternativo) é a maneira como o Google “lê” a imagem. Um bom desenvolvimento do Alt contribui para que haja uma boa performance no posicionamento nos resultados de busca.
O interessante é que mesmo se tratando de uma imagem, isso influencia um texto de blog ou até mesmo no site. A estratégia de SEO, que envolve vários fatores, é beneficiada com isso. Para começar, é uma das maneiras que o Google consegue encontrar o site. Em alguns casos, apenas pelo fato de incluir um alt text na imagem garante mais acessos ao site.
Além disso, investir no alt text permite que o SEO do site seja melhor. Isso porque os motores de busca entendem que os sites estão otimizados pelo fato das imagens também serem otimizadas. E como haverá um aumento de visitas no site, o posicionamento nos resultados de busca vai melhorar também.
Outro ponto importante de destacar é que usar alt text nas imagens torna o site mais acessível para os usuários. Mesmo os visitantes com deficiência visual poderão ler a tela através de softwares específicos. Assim, mesmo sem enxergar a página, o alt text permite que todas as pessoas possam aproveitar ao máximo a experiência de visitar o site.
Mas não é apenas isso que pode ser beneficiado com o Alt Text. Entenda melhor a seguir.
Alt Text e e-mail marketing
No e-mail marketing, o Alt Text ganha uma nova função que influencia a performance da campanha de e-mail marketing. Toda imagem presente no e-mail deve ter a propriedade Alt Text para quando o elemento visual não esteja sendo carregado.
Dependendo da ferramenta de automação ou outros fatores, a imagem do e-mail pode não carregar, impedindo sua visualização. Pode acontecer, por exemplo, quando o usuário desabilita o carregamento de imagem no Browser ou ocorre uma falha ao carregar a imagem. Este texto alternativo é importante para quem recebe o e-mail não tenha a experiência afetada por essas falhas.
Quando falamos de e-mail marketing, tudo é importante para gerar uma boa experiência para o usuário. Estamos falando de uma forma de comunicação que deve gerar valor, mas que só é possível utilizando os recursos certos. Mas não é só este ponto que é beneficiado com a utilização do alt text. Entenda melhor a seguir.
Alt Text para e-commerce
Quando falamos de e-commerce, é fundamental pensar em SEO. Vender em um ambiente online, com vários concorrentes pode ser um desafio para muitos negócios. Porém, vale ressaltar que determinados meios são importantes para intermediar o contato da empresa com o usuário.
Neste caso, otimizar a imagem do e-commerce permite que motores de busca possam encontrá-las e destacar para os interessados. Para quem acha que se trata da categoria shopping do Google, se engana. Os resultados vão aparecer normalmente na página de resultados e, com a descrição certa, podem estar nas primeiras posições.
Entenda agora como otimizar as suas estratégias, independente de quais sejam, para que o alt text traga os resultados que espera. Vale ressaltar que isso aparece com o tempo, investindo com constância no alt text para SEO. Saiba melhor a seguir.
Otimizando o Alt Text para otimizar sua estratégia
Para otimizar a imagem para SEO é necessário pensar além do Alt Text, que é uma das ações necessárias para se ter um bom resultado. Três pontos devem ser levados em consideração: tamanho do arquivo, nome da imagem e a legenda.
O nome da imagem é a forma como o arquivo é identificado. Isso é essencial para o Image SEO ou SEO da imagem, que também influencia na performance do texto independente do meio. Tanto o nome como o Alt Text são os primeiros contatos que o algoritmo do motor de buscas tem acesso. Através disso, o o Google compreende o nome do arquivo e o que ele é para apresentá-lo no melhor local.
O tamanho do arquivo também influencia no SEO de uma forma secundária. Para quem não sabe, o tempo de carregamento é um dos fatores que pode influenciar no SEO. Isso ocorre porque afeta a experiência do usuário, importante também para o Google entender que aquele conteúdo gera valor para o usuário.
Inclusive, isso está entre as recomendações do próprio Google. Segundo a empresa, caso apareça em 10º lugar nos resultados de pesquisa e com tempo de carregamento de 0,4 segundo, a página pode cair para 30º. Isso quer dizer que o tempo é um fator sério que pode diferenciar a posição de uma página.
E se parar para analisar, um dos elementos responsáveis pela demora no carregamento da página é a imagem. Quanto maior, mais tempo demora para o site aparecer completamente visualizado.
Um outro ponto que não podemos nos esquecer é a legenda. Algumas pessoas não pensam nisso, mas a legenda é importante, se engana. Os usuários leem as legendas mais do que o texto em si, em alguns casos. Quanto mais chamativa, mais o leitor vai ficar atento para aquela região da imagem.
Se for utilizada corretamente, a legenda pode prender a atenção do usuário e ganhar relevância em comparação com outros sites. Seja para aumentar o tempo de permanência no site ou melhorar a experiência do usuário, vale a pena investir no Alt Text para SEO.
Dicas de como ter bons resultados com SEO usando o Alt Text
Não existe mistério em desenvolver Alt Text boas para gerar resultados positivos para sua estratégia. Para começar, se você focar no Google, tenha em mente alguns pontos essenciais para ter sucesso nisso.
- Pense em uma pessoa na hora de escrever o Alt Text, não o motor de buscas;
- Descreva a página entre 4 a 8 palavras;
- Evite encher o Alt Text com palavras-chave: o Google pode detectar e definir seu site como spammer e isso não é bom para sua estratégia;
- Invista na objetividade, sendo sucinto e simples;
- Análise o todo, observando como o Alt Text pode se integrar com o texto (especialmente a área do texto na qual a imagem está localizada).
- No caso do e-commerce, se certifique que a palavra-chave principal está na página do produto. Caso tenha o campo “Alt text” na hora de inserir a imagem, acrescente a keyword nesta área.
Algumas plataformas facilitam a vida de quem precisa criar o Alt Text. O WordPress, por exemplo, apresenta o campo do Alt Text no momento em que é realizado o upload da imagem.
Caso você esteja em uma plataforma que não permite este tipo de recurso, será necessário incluir o Alt Text através de código de HTML. Para isso, basta adicionar ‘alt=” colocar o texto aqui”’ na tag da sua imagem.
Outro passo importante e que é essencial para a boa performance da imagem é o título.
O título da imagem estará presente na URL da mesma e será de alta prioridade quando o Google procurar por ela através de seus mecanismos de busca. Neste momento, invista nas keywords prioritárias para sua estratégia de SEO.
Neste momento, pense com a cabeça do usuário que vai procurar pela imagem no Google. Evite ainda usar excessivamente as keywords, sendo objetivo e conciso. Usando o exemplo da foto de vestido amarelo, poderíamos ter os seguintes títulos:
- Um título aceitável: vestido-amarelo.jpg;
- Um bom título: vestido-amarelo-longo.jpg;
- Um péssimo título: vestido-de-mulher-amarelo-longo-para-festas.jpg.
Vale ressaltar ainda que o tamanho da imagem é importante. O indicado por maioria dos especialistas é ser o menor tamanho possível ao mesmo tempo que isso não prejudique a qualidade da imagem. Para isso, algumas dicas são:
- Recortar a imagem em algum software de edição e fazer o upload do tamanho exato que do elemento visual que vai usar. Existem vários aplicativos disponíveis no mercado, desde os pagos até os gratuitos. Vale a pena pesquisar e definir um para sua empresa;
- Remover os dados EXIF da imagem, que retirando assim o peso do arquivo também;
- Avaliar outras ferramentas online que possam diminuir o tamanho da imagem, reduzindo ao máximo a perda de qualidade;
- Não faça um upload de imagem com tamanho superior a 1 megabyte, exceto que seja extremamente necessário.
Como ter bons resultados com o Alt Text no e-mail marketing
Como já falamos anteriormente, o Alt Text no e-mail marketing serve para melhorar a experiência do usuário. Para começar, entenda que a utilização disso nas imagens é obrigatória. Isso já ajuda a manter um processo durante a produção do e-mail.
Além disso, todo atributo de Alt deve conter uma descrição pequena na imagem. Neste momento, evite longos trechos mesmo que contenham a palavra-chave. Neste caso, a keyword é importante assim como os créditos da imagem. Esquecer disso pode gerar problemas judiciais, uma vez que algumas imagens são protegidas legalmente.
O uso do Alt Text é importante pois o usuário deficiente visual ouvirá esta descrição no lugar da imagem. Então invista em uma boa descrição para proporcionar ao usuário uma boa experiência.
Outro ponto essencial é que o Alt Text não é o texto que aparece quando o usuário passa o mouse na imagem. Este é o title, logo vale ressaltar que não é necessário colocar o mesmo texto nos dois atributos. Mas vale ressaltar que outros fatores são importantes para a performance do e-mail marketing.
Para começar, vale lembrar que todos os fatores que envolvem o envio são relevantes para que o servidores avaliem corretamente. Estamos falando dos destinatários, números de descadastramentos, quantidade de anúncios entre outros fatores.
A reputação da sua conta de e-mail também é um ponto de atenção. Através disso é que determinamos a maneira como o servidor de e-mail dos seus destinatários percebe seu e-mail marketing e realiza os envios e entregas dos e-mails.
Mensagens enviadas por meios considerados mais perigosos ou suspeitos pelo sistema pode correr o risco podem ser definidos como spam — prejudicando a taxa de abertura como um todo.
Caso sua empresa tenha uma reputação positiva de e-mail, as taxas de abertura e retorno serão melhores, pois terá mais chances de que a entrega de e-mails na caixa de entrada da sua lista de contatos aconteça.
Grande parte dos provedores de e-mail marketing permite no máximo 10% de usuários inexistentes. Porém, à medida que chega ou ultrapasse os 10%, a base sofrerá quedas na performance da entrega. Em alguns casos, os melhores envios com taxas positivas de entregabilidade mantêm o número de usuários desconhecidos inferior a 2%.
Ainda que estes fatores externos possam afetar a performance do e-mail marketing, investir em Alt text é o primeiro passo para gerar valor ao usuário. Uma ação simples mas que faz toda a diferença na sua estratégia.
Assim como ressaltamos anteriormente, o Alt Text não é uma ação que vá gerar um retorno imediato. Trata-se de um ponto que gera resultados escaláveis, tanto para o e-mail marketing como para o SEO. Busque entender melhor sobre isso ou encontrar empresas que desenvolvam este serviço de otimização.
Agora que você percebeu a importância de investir Alt Text para e-mail marketing e SEO, coloque em prática estas dicas. Não perca tempo e obtenha o máximo de resultado para suas ações de marketing digital.
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