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Acessibilidade no email marketing: como tornar sua mensagem clara para todos

Que o email marketing é uma poderosa ferramenta para divulgar produtos, serviços, promoções e conteúdo, todo mundo já sabe. Com o email marketing sua empresa é capaz de entregar a mensagem diretamente na caixa de entrada dos usuários, o que garante que você impactará os seus consumidores exatamente da maneira que planejou.

O problema é que nem todos os usuários têm a mesma capacidade de ver e interpretar a sua mensagem. Existem usuários com limitações na visão, por exemplo, que podem ter dificuldades para ler o texto no seu email. Por isso, é fundamental que você pense em maneiras de tornar o seu email acessível a todos os seus clientes, independentemente das suas limitações.

Confira alguns dados que comprovam a necessidade da criação de emails acessíveis:

– Cerca de 253 milhões de pessoas vivem com deficiência visual em todo o mundo, das quais 36 milhões são cegas e 217 milhões têm comprometimento moderado a grave da visão.

– Há cerca de 300 milhões de daltônicos no mundo.

– As pessoas com deficiência usam a internet e enviam emails normalmente, graças a tecnologias e ferramentas adaptativas.

A acessibilidade no email marketing é um fator importante, que você deve levar em consideração sempre na hora de elaborar uma nova mensagem. A acessibilidade nos emails é a prática de projetar seu conteúdo de tal forma que ele elimine barreiras para seus assinantes com deficiência e permite que eles acessem, percebam e interajam com o conteúdo.

Não pense apenas nas pessoas com deficiência: um email acessível é mais legível, lógico e mais utilizável por todos. Por isso, trazemos hoje algumas dicas para que o seu email seja bem recebido por toda a sua base de contatos. Continue lendo e confira as maneiras de tornar o seu email acessível:

Melhores práticas para criar emails acessíveis

O design e o conteúdo dos emails desempenham um papel importante para torná-lo acessível a todos. Para atender aos requisitos básicos de acessibilidade, seu email deve ter o seguinte:

Manter a ordem de leitura lógica

acessibilidade no email marketing

Estabeleça uma ordem lógica e mantenha uma hierarquia do seu conteúdo de email. Independentemente do tamanho da tela, seus assinantes devem poder visualizar o conteúdo do seu email em uma ordem de leitura lógica. Isso ajudará especialmente pessoas com deficiências cognitivas e assinantes usando leitores de tela. Além disso, uma ordem lógica ajudará os usuários a localizar as informações-chave mais rapidamente.

Use fontes grandes e legíveis

acessibilidade no email marketing

Mantenha os usuários com problemas de visão em mente ao definir o estilo de fonte e o tamanho do seu email. As fontes menores que 14pt são difíceis de ler em telas de computador ou notebook. Mantenha o texto uniformemente espaçado e use fonte de tamanho acima de 14pt para que seja facilmente legível. Minimize o uso de vários estilos de fonte e tipos de letra que podem tornar o conteúdo confuso.

Simplifique o conteúdo

acessibilidade no email marketing

Mantenha o seu conteúdo tão simples e curto quanto possível. Vá direto ao ponto e evite tanto layouts complicados quanto metáforas visuais. Evite justificar a sua cópia e destaque as áreas importantes da sua mensagem.

Insira espaços em branco no seu texto

acessibilidade no email marketing

Ler muitos parágrafos sem o espaçamento adequado requer muito esforço para quem tem deficiência visual. É importante criar espaço em branco suficiente em torno do texto para facilitar a leitura. Defina as alturas de linha apropriadas para o texto e adicione preenchimento às tabelas e imagens no seu conteúdo. As pessoas que leem seu email devem poder mapeá-lo rapidamente.

Use os esquemas de cores corretos

acessibilidade no email marketing

As cores podem ser confusas para aqueles com deficiências de visão de cor. Portanto, considere como os usuários percebem cores diferentes e escolha um esquema de cores de acordo. Mantenha o arranjo de cores básico: texto escuro em fundo claro e texto claro em fundo escuro para garantir que o conteúdo seja facilmente distinguível.

Inclua uma opção somente de texto

acessibilidade no email marketing

Os seus emails devem ter as opções de texto sem formatação e HTML  quando os usuários se inscrevem. Enquanto os emails HTML carregarão as imagens, o email somente de texto irá permitir que os usuários leiam o email confortavelmente. Uma versão em texto simples do seu email pode ser útil especialmente para aqueles que usam leitores de tela, pois fornecem apenas o conteúdo principal.

Faça os links clicáveis ​​proeminentes

acessibilidade no email marketing

Mantenha os links clicáveis ​​grandes e visíveis, especialmente para aqueles que têm problemas na precisão do controle de mouse. Mantenha o link diferenciado das imagens e verifique se o texto descreve o que está no link. Diga a seus leitores o que esperar do link. Por exemplo, ao invés de apenas dizer “clique aqui”, deixe-o mais preciso dizendo “Clique aqui para ver os produtos”.

Tenha design responsivo no seu email

acessibilidade no email marketing

Mantenha o design responsivo para que seu email seja compatível com dispositivos móveis, leitores de tela e todos os outros dispositivos. Mantenha o equilíbrio de texto e imagem, e destaque a mensagem principal para que seja transmitida com clareza, independentemente do dispositivo e do serviço de email no qual os assinantes a vejam.

Escreva linhas de assunto precisas

acessibilidade no email marketing

A linha de assunto é o primeiro contato que o usuário tem com seu email. Mantenha as linhas de assunto resumidas e diretas. As linhas de assunto devem dar clareza aos assinantes para saber o que está dentro da sua mensagem. As linhas de assunto claras não só facilitam o acesso aos seus emails, mas também melhoram o envolvimento geral dos usuários.

Considerações sobre codificação

Usar a tipografia em HTML ao desenvolver emails ajudará a tornar os emails acessíveis. Aqui estão algumas maneiras de implementá-las em seu código:

Use tags semânticas

acessibilidade no email marketing

Os elementos de cabeçalho em emails, como <h>, <p> e <tab>, asseguram a hierarquia aos assinantes que usam leitores de tela, que talvez não consigam escanear seus emails de outra forma. Em vez de usar declarações como texto em negrito e cores, use tags semânticas, como <h1>, <h2> e <p> que identifiquem e diferenciem as seções importantes do seu conteúdo.

Use texto Alt apropriado para imagens

acessibilidade no email marketing

Inclua texto alternativo adequado para as imagens em seu email para descrever a imagem quando um assinante não pode visualizar suas imagens. Verifique se o texto descreve claramente a imagem.

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