Dicas de email marketing para manter as vendas durante a quarentena
O mundo está enfrentando uma crise sem precedentes. O grande alcance e a velocidade do Covid19 fizeram com que uma pandemia se espalhasse pelo globo, e bilhões de pessoas se encontram em isolamento voluntário nesse momento. O afastamento social é uma das mais importantes medidas para evitar que o vírus continue se espalhando e a epidemia seja contida.
Mas a quarentena trouxe alguns efeitos colaterais: muitos estabelecimentos comerciais deixaram de abrir suas portas, enquanto as pessoas em casa continuam tendo necessidades – que vão desde o alimento de cada dia a jogos, filmes e livros para se entreter durante o período de confinamento.
Sabe o que isso significa? Grandes oportunidades de venda para o e-commerce e para os serviços de delivery.
Portanto, se o seu produto ou serviço pode ser útil para novos e antigos clientes nesse momento delicado, é hora de entrar em contato com eles para avisar que você segue trabalhando, pode ajudar e está à disposição.
Confira como o email marketing pode auxiliar a atravessar esse período de crise. E não esqueça de ficar em casa se possível, lavar as mãos com frequência e tomar outros cuidados para manter o coronavirus bem longe, ok? Faça a sua parte!
Continue lendo:
Como deve ser a comunicação durante a pandemia?
Muita gente está em casa nesse período. Alguns estão trabalhando em sistema de home office, outros ganharam férias coletivas, grande parte dos trabalhadores brasileiros foram dispensados de seus empregos, e profissionais autônomos estão em casa preocupados com suas rendas nos próximos meses.
É importante ter sensibilidade nesse momento e pensar que os seus contatos podem ter sofrido uma grande mudança em seus status profissionais nos últimos dias. Talvez alguns critérios de segmentação sofram alterações.
O atual momento é de muita sensibilidade. As pessoas estão assustadas, ansiosas e inseguras. Essa não é a hora para ser engraçado ou comercialmente agressivo em suas comunicações: é hora de ser útil, oferecer ajuda, e informar como a sua empresa está reagindo ao Covid19. A loja está oferecendo frete grátis? Os funcionários seguem trabalhando normalmente? Quais são as medidas que estão sendo tomadas para que seus clientes tenham a maior segurança possível?
Pense nos produtos que podem ser realmente úteis nesse momento, e seja mais informativo do que nunca. Compartilhe dicas de segurança e ajude na disseminação de informações confiáveis. Em hipótese alguma finja que não está nada acontecendo.
Quais segmentos podem se beneficiar nesse momento?
Alguns segmentos têm mais oportunidades de vendas do que outros na hora da crise.
É importante que você se coloque no lugar do cliente e pense em quais podem ser suas necessidades nesse momento. Grandes (e pequenos) varejistas podem oferecer alimentos e outros itens importantes. É fundamental ter um prazo de entrega razoável para que as pessoas evitem sair e comprem na sua loja.
Muitos pais estão com os filhos pequenos entediados em casa, então essa é uma grande oportunidade para os vendedores de brinquedos e outras atividades para crianças. Você também pode usar o email marketing com dicas para entretê-los durante a quarentena.
Mas adultos também precisam de distrações. Empresas que vendem livros e DVDs podem se beneficiar, assim como lojas que vendem material para artesanato e outros hobbies. Cursos online, dos mais diferentes segmentos, também devem ser bastante procurados nos próximos meses.
Ferragens e lojas de material de construção também podem se dar muito bem nesse momento de crise. Muita gente vai aproveitar os momentos de ócio para fazer pequenas obras e reformas em casa.
Os artigos para pets também são importantes. Gatos e cachorros seguem com as mesmas necessidades de ração, brinquedos e tapetes higiênicos, entre outros itens. Organize bem o seu sistema de entregas para suprir essa demanda.
Por outro lado, segmentos como o de viagem estão sofrendo com as baixas nas vendas. Nossa sugestão nesse caso é produzir bastante conteúdo, e também oferecer promoções para quem planejar as férias com bastante antecedência.
Para outros segmentos, vale o bom senso e a empatia. Mais uma vez: coloque-se no lugar do seu cliente e antecipe as suas necessidades para enfrentar esse período sem grandes variações no seu volume de vendas pela internet.
Como o Nitronews pode ajudar?
Nós sabemos o impacto que uma pandemia dessas pode causar no seu negócio, e estamos trabalhando duro para que o email marketing continue sendo uma fonte confiável de vendas e informação nesse período.
Lançamos alguns templates prontos (e gratuitos) para que as empresas informem seus clientes sobre o status da operação durante a crise, e também para que ofereçam produtos que são verdadeiramente relevantes nesse momento.
Você também pode aproveitar o aumento do número de potenciais clientes online para aumentar a sua base de contatos e capturar leads com ferramentas como os nossos formulários pop-up e as landing pages.
Por isso é fundamental produzir conteúdo de qualidade: é assim que sua empresa atrai usuários interessados no que você tem pra oferecer, e os transforma em leads.
E se eu optei por parar toda minha operação nesse momento?
Cada empresa tem as suas particularidades e foi afetada de maneira diferente. Se manter a sua operação funcionando se tornou inviável, é fundamental avisar aos clientes e impedi-los de dar de cara com sua porta fechada.
Também é fundamental falar sobre as medidas que foram tomadas em relação aos funcionários: em tempos de patrulha digital, não deixe de mencionar o que você está fazendo para que os colabores não sejam impactados negativamente pela pandemia.
O marketing social é muito forte nos dias atuais, portanto qualquer atitude que pode ser percebida positivamente pelo público pode (e deve) ser divulgada.
Não deixe de manter um canal aberto para conversar com os seus clientes durante esse período. Envie mensagens com frequência para que sua marca não seja esquecida, e cuide de seus consumidores enviando dicas de saúde e sugestões de atividades para desenvolver durante o isolamento.
E você, como está lidando com o coronavirus nas suas comunicações? Como estão sendo os resultados? Compartilhe nos comentários e vamos trocar ideias!
0 Comentário