6 dicas de email marketing para aumentar suas vendas B2B
Quando se trata de marketing, existem muitas estratégias diferentes para gerar leads, reforçar sua marca ou gerar conversões. Você provavelmente já sabe quais são seus objetivos, com quem está lidando e quem é seu cliente ideal. O que você talvez não saiba é quais canais de comunicação escolher para aproveitar ao máximo seus esforços de marketing.
O boca a boca funciona maravilhosamente bem para pequenas empresas, mas quando se trata de uma estratégia mais abrangente, você precisa alcançar pessoas que talvez nem saibam que sua empresa está no mercado.
E é aqui que entra uma informação que todo profissional de marketing deve saber: embora nem todos os clientes em potencial estejam nas redes sociais ou pesquisando em blogs, praticamente todo mundo usa o email regularmente. Além disso, quando se trata de B2B, o email ainda é o canal de comunicação mais rápido e eficaz para receber e transmitir dados. Portanto, o email marketing ainda pode ser rentável e eficaz – basta você saber o que está fazendo.
Mas o que é marketing B2B?
Marketing business to business ou, marketing B2B, como é comumente conhecido, envolve a venda de produtos (ou serviços) de uma empresa para outras. Digamos que você tenha uma empresa de tecelagem. Para alcançar seus clientes, você precisa entrar em contato com eles e comercializar seu produto.
Nesse caso, quem são seus clientes? Você pode vender matéria-prima diretamente, em sua loja ou em outras lojas. No entanto, você ganhará mais se vender seus tecidos para confecções que os utilizarão para criar peças de roupas.
Por que as empresas devem criar uma estratégia de email marketing B2B?
Quais são os benefícios de criar uma campanha de email marketing B2B e como essa estratégia pode ajudar minha empresa? Vamos dar uma olhada em alguns números compartilhados após um estudo realizado pela Vital Design:
1. Segundo o relatório, pelo menos 72% dos compradores B2B costumam compartilhar conteúdo útil por email. Isso significa que seus emails não acabam em uma pasta de spam. Se as pessoas do seu público-alvo os receberem, há uma boa chance de que eles também compartilhem seu conteúdo por email com outras pessoas do “cluster social”. Em outras palavras, seus emails serão encaminhados.
2. O ROI do email marketing costuma ficar entre 300% e 450%. Esse é um número enorme, considerando que outras plataformas de marketing tradicionais não têm o mesmo alcance. Por exemplo, o marketing de influenciadores tem uma taxa quase 7 vezes menor do que uma campanha de email marketing bem-sucedida. No entanto, isso não significa que você deve esquecer todos os outros tipos de marketing. Isso significa que o email marketing não deve ser negligenciado e a criação da lista de emails deve ser sua principal prioridade.
Que tipos de clientes devem ser abordados com o marketing B2B?
Existem diversos tipos de clientes B2B que você pode abordar: existem empresas que usam seus produtos para produzir outros produtos; existem empresas que usam seus produtos para automação de escritório ou outras tarefas secundárias; existem agências governamentais e as instituições como hospitais e escolas e, por fim, temos empresas de revenda que compram seus produtos apenas para redistribuí-los a outros clientes. Aqui você também pode considerar corretores e atacadistas.
Agora que você sabe o que são as vendas B2B e para quem está dirigindo sua oferta, é possível seguir em frente e criar sua primeira campanha de email marketing!
Dicas de email marketing B2B
Agora que sabemos que o email marketing é eficaz quando se trata de vendas B2B e geração de leads, vamos aprofundar um pouco mais e falar sobre algumas das coisas que você precisa saber antes de embarcar nessa jornada:
1. Pense em seus clientes e entenda as diferenças
O marketing B2B, embora parecido com o marketing direto, não é a mesma coisa. Os clientes estão se comportando de maneira diferente e fazem escolhas diferentes. No marketing B2B, você está abordando um público mais racional. Por quê? Às vezes, os clientes regulares são menos informados sobre o que estão comprando e são suscetíveis a caprichos e impulsos.
Por outro lado, os clientes empresariais sabem desde o início o que precisam. Eles não baseiam suas decisões de compra no seu humor ou estado de espírito. Eles estão tomando decisões racionais com base no que precisam e em uma boa relação custo-benefício. Quando você fala com clientes corporativos, é necessário levar em consideração o fato de que eles são diferentes e agem de maneira diferente dos clientes regulares.
2. Preste atenção ao cabeçalho do email
Este é o aspecto visual mais importante da sua campanha de email. Se você deseja fechar vendas B2B, precisa de um conteúdo adequado para o seu público – mas primeiro é preciso chamar a atenção deles de alguma forma. É isso que seu banner precisa fazer.
Considerando que o funcionário médio do escritório recebe um número de 121 emails diariamente, você tem apenas alguns segundos para chamar sua atenção. Isso significa que você precisa transmitir uma mensagem clara, diretamente da seção do cabeçalho – ou seja, a primeira coisa que seu público notará ao abrir o email.
3. O marketing de conteúdo começa com o título e a linha de assunto
Pense especialmente na sua linha de assunto, como se fosse a única linha de texto do seu email. Por quê? Quando o email enviado por você chega na caixa de entrada do seu cliente, a primeira coisa que ele nota é a linha de assunto.
Por outro lado, o título também é importante, caso você consiga que o cliente abra o email. A linha de assunto fará seu público clicar e abrir o email e, como conseqüência, o título deve convencê-lo a ler o restante do seu conteúdo. E não se esqueça dos pequenos truques na sua manga, como adicionar um emoji.
4. Não crie seu email marketing com o CEO da empresa na cabeça
Considerando que seu objetivo é gerar vendas e leads B2B, você precisa saber que nem todos os indivíduos que tomam decisões têm os mesmos papéis em suas empresas. É provável que, em um primeiro impulso, você tente escrever conteúdo direcionado aos CEOs das empresas que você segmentou em sua campanha, mas essa nem sempre é a melhor escolha. Por quê?
Digamos que você queira vender produtos de automação de escritório. Existem instituições que precisam desses produtos, mas também existem grandes empresas, lojas locais, empreendedores individuais e assim por diante. Existem diferentes tipos de pessoas encarregadas de fornecer esses produtos para suas empresas.
Todos eles têm diferentes formações educacionais, diferentes status sociais. Você falará com CEOs, proprietários de empresas e talvez até seus funcionários, e é por isso que você precisa criar uma mensagem que será facilmente compreendida por qualquer pessoa.
5. Crie seu conteúdo
Você tem um cabeçalho, um assunto e talvez um título para o seu email marketing. Agora, é hora de dar ao seu público algo de valor para ler: é hora de criar o conteúdo que irá gerar vendas e leads B2B.
Coisas a considerar neste momento:
– O conteúdo é importante mesmo se você estiver promovendo apenas produtos. Nesse caso, o conteúdo mais valioso será a descrição do produto que você escreverá.
– Escolha assuntos evergreen. Se você deseja adicionar mais ao seu email do que simples descrições de produtos, pense em criar um conteúdo evergreen e relevante para o seu público. As melhores partes do texto, nesse caso, são aquelas que conseguir responder a perguntas do seu público-alvo. Os artigos de dicas, truques e conselhos que seu público pode aplicar em suas próprias vidas ou negócios também são extremamente atrativos. É importante ter como objetivo não apenas conquistar novos clientes, mas também manter os já existentes interessados, considerando que custa cinco vezes mais atrair um novo cliente do que manter um já existente.
– Verifique se o conteúdo é exclusivo. As pessoas ouvem diferentes tipos de música porque a música as faz sentir de uma certa maneira. Eles compram marcas específicas de sapatos pelas mesmas razões. Eles escolhem as coisas com base em sua capacidade de desencadear algumas emoções ou, em qualquer caso, um pensamento racional de que precisam comprá-las. Nada difere quando se trata de conteúdo. Você precisa de algo único, algo para dizer ao seu público que você não apenas se esforçou para isso, mas também que tem algo de valor para dar a eles.
– Escolha qualidade em vez de quantidade. Você não precisa escrever um livro para enviar uma mensagem para seus clientes. O comprimento do seu email não deve ser uma preocupação, desde que você se lembre constantemente de que o que você entrega deve ser de ótima qualidade. Você pode criar boletins por email muito curtos e ainda obter um ROI melhor se sua mensagem for eficaz. Efetividade, nesse caso, significa que você deve expressar seu ponto de vista com o mínimo de palavras possível, que seus textos e imagens sejam compostos e processados profissionalmente, que seu estilo seja ajustado adequadamente ao tipo de público que você deseja convencer a comprar.
– Facilite a leitura do conteúdo. Existem algumas pessoas que gostam de ler artigos longos ou grandes blocos de textos, especialmente as que você está abordando aqui, pessoas que recebem muitos outros emails todos os dias e não têm tempo para prestar atenção a todos eles. É por isso que você deve garantir que sua mensagem seja legível e compreensível. Use títulos e subtítulos, marcadores e destaque as informações mais importantes. Use frases e parágrafos curtos e verifique se possui espaços em branco suficientes.
6. Selecione seu serviço de entrega
Existem muitos ESPs (Email Service Providers) por aí e, embora muitos ofereçam serviços profissionais, nem todos são bons. Nossa dica é usar o Nitronews, que é bastante simples de usar e muito confiável, além de oferecer diversos relatórios que são úteis para decidir os rumos das suas próximas campanhas de email marketing.
Com essas dicas de email marketing, você será capaz de ter mais retorno com suas campanhas B2B. Bons negócios!
O que você acha do marketing B2B por email? Você tentou alguma dessas estratégias? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!
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