Ferramentas essenciais para aumentar as vendas em 2018
Não importa qual é o seu segmento de atuação. Aumentar as vendas, e consequentemente o faturamento, deve ser uma preocupação constante. Quanto mais você vende, mais tem dinheiro em caixa. E esse dinheiro pode ser investido em melhorias na empresa, o que significa estar sempre à frente da concorrência.
Mas para aumentar as vendas não basta querer. Você tem que investir em uma boa equipe e mantê-la motivada. E, além disso, é importante também ter as ferramentas certas para que os profissionais de venda tenham uma rotina produtiva e eficiente – tempo, como você deve saber, é dinheiro.
Existem diversas ferramentas no mercado que fazem a diferença na produtividade de uma equipe de vendas. Por isso, hoje trouxemos algumas sugestões que podem aumentar consideravelmente as suas vendas no ano que está iniciando. Confira as nossas dicas, e veja seu faturamento crescer nesse ano novo:
Pipedrive (CRM)
Uma ferramenta de CRM (Costumer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) é indispensável para que você possa armazenar todas as informações sobre os seus clientes. Dessa maneira, você terá comunicações muito mais assertivas, já sabendo dos seus hábitos de compra e outros detalhes importantes na hora da abordagem. Uma boa ferramenta de CRM, como o Pipedrive é fundamental para que a sua equipe possa determinar em que estágio do funil de vendas cada cliente se encontra, e também para administrar todos os seus contatos com ele. A ferramenta possui duas versões: o Enterprise CRM, mais robusto e indicado para grandes empresas, e o Small Business CRM, indicado para pequenas empresas que não podem investir muito na aquisição do sistema.
SEMRush
Apesar de ser conhecida como uma ferramenta bastante utilizada por profissionais de marketing e SEO, o SEMRush pode fazer a diferença na rotina dos vendedores. Isso porque a ferramenta permite uma análise detalhada do desempenho do seu site (e dos concorrentes), o que permite que você entenda mais sobre as tendências do mercado e preferências dos consumidores. Por exemplo, é possível identificar quais são as palavras-chave que estão gerando mais tráfego nos sites que você monitora. Com essa informação, você poderá saber quais são os produtos e serviços que mais interessam aos clientes, o que permite uma abordagem mais direta e assertiva na hora da venda.
Hunter
Uma das grandes dificuldades de muitos vendedores é encontrar os contatos para enviar uma mensagem para os leads. Muitas vezes você conhece alguém em um evento, lê o perfil em um site ou vê uma postagem nas redes sociais, e gostaria de enviar um email, mas não tem o endereço. Com o Hunter, uma extensão do Google Chrome, os seus problemas acabaram! A ferramenta, que permite 100 consultas gratuitas por mês, localiza os endereços de emails em um site que você está navegando e até mesmo em redes sociais como o Linkedin. Empresas como a IBM e Google já utilizam a tecnologia, que pode ser integrada com ferramentas de CRM como o Pipedrive.
Trello
O sucesso de uma equipe de vendas também depende da sua gestão. É muito importante gerenciar todas as atividades diárias de maneira simples e assertiva, e é aí que o Trello entra. A ferramenta gratuita permite organizar todas as atividades da equipe em uma só interface: você pode criar tarefas, inserir notas e lembretes, se comunicar com a equipe e compartilhar arquivos do Google Drive e DropBox em um só lugar. Dessa maneira você se livra dos quadros brancos, post-its, planilhas e trocas de emails de um jeito eficiente, enquanto toda a equipe fica a par do andamento dos projetos vigentes.
Skype
O Skype é bastante popular e já está presente em boa parte das empresas. Mas como ele pode ajudar o seu time de vendas a ser mais eficiente? Reduzindo o tempo de deslocamento para visitas a clientes, e até mesmo os custos com viagens para reuniões com leads que se encontram em outras cidades ou estados. O software de comunicação permite que você faça chamadas por voz e vídeo, e o melhor: permite também que você compartilhe a tela do seu computador. Ou seja, o vendedor é capaz de mostrar uma apresentação para o cliente sem precisar sair do escritório.
Slack
Como a equipe de vendas provavelmente passa o dia na rua, sem muito acesso aos emails, o Slack é uma boa ferramenta para as comunicações mais urgentes. Ele permite a criação de grupos de trabalho, onde informações urgentes podem ser compartilhadas e recebidas no celular dos funcionários. É quase como um Whatsapp corporativo, com a diferença que permite também o compartilhamento de arquivos e uma visão mais geral do funcionamento da empresa – mesmo para quem passa boa parte do dia fora. Utilizado por empresas como o AirBnb e Ticketmaster, o Slack tem uma versão gratuita bastante simples, mas que pode ser uma boa introdução para a ferramenta.
Mais do que uma rede social dedicada a quem busca oportunidades profissionais, o LinkedIn pode ser um excelente local para buscar novos leads. Com as informações sobre o trabalho exercido, você pode encontrar clientes em potencial e entrar em contato com eles facilmente. Mas atenção: não faça SPAM. Utilize a sua pesquisa para determinar quem realmente pode ter interesse nas soluções que você oferece. Também faça uso de ferramentas como o LinkedIn Sales Navigator, uma solução criada especialmente para vendedores e que coloca você diretamente em contato com potenciais clientes.
Datanyze Insider
É muito importante que o vendedor tenha informações sobre os leads antes mesmo de entrar em contato ou participar de uma reunião. É aí que entra o Datanyze Insider, uma extensão para o Google Chrome que permite que você tenha informações sobre uma empresa de maneira fácil e rápida. Com a extensão, você tem acesso a dados como receita média, número de funcionários, endereço e telefone. Usado por mais de 42 mil profissionais de venda, o recurso tem uma versão gratuita que permite a pesquisa de 50 empresas por mês.
Gostou das sugestões de ferramentas? Já utiliza alguma? Conta pra gente nos comentários!
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