SEO: Como conseguir links de qualidade para o seu site
Quem trabalha com marketing digital sabe da importância do SEO para garantir uma presença online relevante nos primeiros lugares das ferramentas de busca. Existem diversas ações que podem ser adotadas para um bom posicionamento, e uma delas é o link building – ou seja, conseguir links de qualidade apontando para o seu site ou blog.
Durante muito tempo se acreditou que o número de links para o site era importante no posicionamento alcançado, mas uma pesquisa recente realizada pela Moz (uma das maiores autoridades mundiais em SEO) revelou que é mais do que isso. Na verdade, a quantidade de links apontando para o site é determinante para o bom posicionamento no Google.
Por outro lado, o algoritmo Google fica de olho e leva em consideração a qualidade desses links na hora de determinar se um site é relevante ou não. Práticas como a troca de links entre blogueiros e postagem de artigos em fóruns e sites como o Yahoo Respostas são punidas. O Google quer links de verdade, postados de forma orgânica em blogs e sites relevantes.
E aí entra a grande questão: como conseguir esses links de qualidade? É sobre isso que vamos falar hoje!
O que são links de qualidade?
Como mencionamos anteriormente, o algoritmo Google leva em consideração a qualidade dos links na hora de determinar se um conteúdo é relevante ou não. Confira alguns dos critérios que o buscador utiliza:
Links de qualidade, segundo o Google:
– Estão inseridos em um site relevante;
– Estão inseridos em um site de confiança;
– Enviam tráfego para o seu site;
– Estão inseridos no conteúdo;
– Estão em uma página bem rankeada no próprio Google;
– Estão próximos a links para páginas de autoridade.
Não são links de qualidade, segundo o Google:
– Links conquistados através de trocas;
– Incluídos no meio de dezenas de outros links;
– Adquiridos facilmente;
– São pagos.
Como conseguir links de qualidade
Agora que você já sabe diferenciar um link de qualidade de outros que não são relevantes na construção da sua reputação, vamos aprender como conquistá-los.
O grande segredo é fazer por merecer esses links. Dessa maneira o seu conteúdo sobreviverá às constantes mudanças do algoritmo do Google e se manterá nos primeiros lugares da busca durante um bom tempo. Conforme apontado por especialistas em SEO, tentar driblar os algoritmos do Google é um jogo onde você sempre irá perder. Então é melhor jogar conforme as regras.
Por isso, confira as dicas para conseguir links de qualidade:
Crie o melhor conteúdo na sua área
A melhor maneira de ranquear o seu conteúdo no topo das buscas do Google e conseguir links de qualidade é criar os melhores artigos dentro da sua área de atuação.
Mas como criar um conteúdo que se destaque dos demais, a ponto de receber links de qualidade?
A melhor maneira é fazer uma pesquisa pelo termo com que você quer conquistar o primeiro lugar no Google. Observe os artigos que ocupam as 10 primeiras posições no buscador: você terá que ser melhor do que eles, e com sorte poderá até emplacar uma caixa de respostas nos resultados.
Eis os passos que você deve percorrer para criar o seu conteúdo:
– Abra cada um desses sites que aparecem na primeira página para identificar o tipo de conteúdo que ela oferece. Dessa maneira você será capaz de visualizar o que o Google considera relevante na construção desse conteúdo.
– Identifique o que você pode acrescentar a esse conteúdo. Você pode incluir imagens, gráficos, vídeos ou outros elementos para tornar esse conteúdo ainda mais atraente?
– Faça um planejamento detalhado de como esse conteúdo será desenvolvido. Assim ficará mais fácil para criar os materiais necessários para ocupar o primeiro lugar na busca.
– Depois é só colocar as suas ideias no papel! Tenha em mente que você provavelmente terá que desenvolver um conteúdo extenso, com muitas informações, para ocupar o primeiro lugar na pesquisa desejada.
Essa estratégia está se tornando cada vez mais comum, já que é altamente eficaz e costuma trazer um retorno interessante de links de qualidade para os sites que a adotam.
Entrevistar autoridades e influenciadores no seu segmento pode ser uma maneira eficaz de fazer com que outras pessoas falem sobre a sua empresa e compartilhem o link da sua publicação. E o melhor: isso nem precisa ser publicado como um artigo. Você pode publicar essa entrevista no formato de podcast ou vídeo, por exemplo, e também terá um excelente retorno.
Porém, para que o público realmente se interesse pela sua entrevista, é fundamental que o personagem seja realmente relevante dentro do seu segmento. Destaque as falas mais polêmicas ou essenciais para que a sua publicação atraia os leitores e/ou ouvintes.
A essa altura do campeonato você já sabe da importância dos elementos visuais na atração do público em geral, mas talvez não saiba do poder dos infográficos na hora de conseguir links de qualidade para o seu site.
Um infográfico com informações novas e de interesse do seu público-alvo pode ser compartilhado exaustivamente e trazer uma quantidade interessante de links para a sua página. Por exemplo, essa tabela periódica do SEO já conquistou mais de 4.000 links (mais um agora) e 30.000 compartilhamentos nas rede sociais. Naturalmente, está no primeiro lugar das buscas do Google para “SEO success”.
Porém, o recurso dos infográficos está meio manjado no mercado. Por isso, é fundamental que você pense em formatos e conteúdos realmente interessantes, ou terá trabalho à toa.
Não poupe esforços para participar de conteúdos colaborativos pertinentes ao seu segmento de atuação. Entrevistas e guest posts, entre outros, são uma excelente maneira de conseguir links de qualidade para o seu site, já que o seu nome estará ao lado de outras autoridades.
Por isso, invista em relacionamento com outros criadores de conteúdo, faça parcerias e se esforce para aceitar os convites!
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