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Como e quando usar influenciadores na sua estratégia de marketing

Um personagem que se tornou muito popular nos últimos tempos é o “influenciador digital”. Blogueiros, vlogueiros, jornalistas, usuários do Instagram: não importa qual é a origem, o fato é que o status de celebridade não é mais exclusividade de atores, cantores ou atletas. Muita gente comum está fazendo sucesso na internet, e influenciando as decisões de compra dos usuários do outro lado do monitor do computador (ou tela do celular).

E dezenas de empresas estão usando essa popularidade dos influenciadores para promover os seus produtos ou serviços. A estratégia pode ser muito acertada, se você souber como usar os influenciadores em sua campanha. Mas para dar certo, você precisa saber uma série de coisas antes de sair contratando influenciadores – o planejamento é indispensável nesse caso, já que os cachês podem custar alguns milhares de reais.

Por isso, antes de qualquer coisa, vamos conhecer os tipos de influenciadores que atuam no mercado ultimamente:

Os tipos de influenciadores digitais e quando usá-los em suas campanhas

– Influenciador celebridade

celebridade

O influenciador celebridade é aquele com milhões de seguidores, mas que não fala com nenhum segmento específico. É um bom influenciador para apresentar a sua marca a um grande número de pessoas, mas não é muito indicado para quem deseja aumentar o número de vendas, por exemplo. Alguns exemplos de influenciadores celebridade: atores, cantores e atletas em evidência e vloggers como Whindersson Nunes.

– Influenciador celebridade de nicho

São os influenciadores que também contam com milhões de seguidores, mas falam com um nicho específico do público. Um bom exemplo são as blogueiras com canais no YouTube, como Gabriela Pugliesi, Thássia Naves ou Camila Coelho, que contam com uma audiência gigantesca enquanto focam seu conteúdo em fitness, moda ou maquiagem. Se você deseja promover um produto em uma dessas categorias, elas com certeza são as pessoas mais indicadas. Mas prepare-se para gastar muito em sua campanha, afinal os cachês das influenciadoras é bastante alto.

– Influenciador autoridade

autoridade

Os influenciadores do tipo autoridade não têm milhões de seguidores, mas possuem uma base sólida de pessoas que os seguem devido à autoridade em determinado assunto. São especialistas em diversos assuntos, que souberam se colocar nas redes sociais para angariar um grande número de seguidores interessados nos assuntos que abordam. Existem diversos influenciadores que são autoridade em assuntos como mídias sociais, carreira, produtividade – e até em assuntos mais leves, como brinquedos, quadrinhos, seriados, etc. Se você quer promover e gerar vendas de um produto ou serviço, um influenciador autoridade pode ser a melhor opção.

– Criadores de tendências

Os influenciadores que criam tendências são aqueles que foram pioneiros nos seus trabalhos e que inspiram muitos outros – além de terem audiências gigantescas e uma enorme autoridade no assunto que abordam. Por exemplo, a vlogger Jout Jout foi pioneira em produzir vídeos falando sobre temas pertinentes ao feminismo, e conquistou uma grande audiência de mulheres jovens que se identificam com os temas abordados nos vídeos. Por isso, ela é a pessoa ideal para quem quer anunciar com esse público. Outros exemplos de criadores de tendências é o Porta dos Fundos, pioneiros no segmento humor, e Jovem Nerd, pioneiros na criação de podcasts com conteúdo para o público nerd.

– Influenciadores jornalistas

jornalista

Alguns jornalistas se tornaram grandes influenciadores dentro do seu segmento de atuação. Existem jornalistas que compartilham muitas notícias sobre música, outros sobre turismo, enquanto alguns falam sobre política e economia. Se você procura uma opinião muito respeitada sobre o seu produto ou serviço, pode tentar emplacar a divulgação da sua campanha junto a um desses profissionais. Porém, tenha muito cuidado ao fazer o seu casting, pois vários jornalistas não podem participar de campanhas patrocinadas por conta de seus contratos com os veículos em que atuam: nesse caso o melhor a ser feito é trabalhar em conjunto com uma assessoria de imprensa para tentar emplacar essa pauta de maneira espontânea.

– Influenciador do momento

Os influenciadores do momento são pessoas comuns, que ganham destaque momentâneo por conta de memes e conteúdo viral. O importante é ter timing e usar essa popularidade no momento certo, senão é dinheiro jogado fora. Por exemplo: uma campanha com a família do vídeo “Para sua alegria” teria funcionado muito bem há alguns anos, mas agora já não teria a mesma eficácia. Mantenha-se sempre informado sobre o que é tendência no mundo digital, e use essas informações a favor das suas campanhas.

– Influenciador interno

Quando criar a sua campanha, não menospreze também os influenciadores que estão dentro da sua empresa. Funcionários podem ser ótimos para compartilhar as novidades da empresa nas redes sociais, com uma paixão que só quem faz parte daquela história é capaz de transmitir. Não esqueça também dos embaixadores da sua marca, usuários que são apaixonados pelo seu serviço e que sempre compartilham os benefícios de ser seu cliente entre os seus contatos. Aliás, se você puder disseminar a campanha primeiro entre seu público interno, isso fará com que eles se sintam valorizados!

– Coletivos de influenciadores

grupo

Existem também os coletivos de influenciadores, grupos que se unem por conta dos interesses em comum e oferecem soluções de publicidade em conjunto. Existem coletivos de blogs de gastronomia, de viagem, de moda, de determinadas cidades, e daí por diante. Geralmente as audiências isoladas dos blogs ou canais do YouTube não são gigantescas, mas apostando no coletivo você garante um grande alcance para a sua campanha.

Conclusão

Como em qualquer ação de marketing digital, é fundamental conhecer o seu público-alvo e planejar de acordo com os seus objetivos de campanha. São diferentes tipos de influenciadores no mercado, e nem todos servem para anunciar todo e qualquer produto. É importante solicitar media kit para conhecer o perfil da audiência de cada influenciador, pois somente dessa maneira você será capaz de identificar quem se encaixa na sua campanha.

Trabalhar com influenciadores não é barato, mas pode trazer resultados sensacionais se você planejar bem os seus gastos e colocar uma campanha bem estruturada no ar. Pense em todos os detalhes: não adianta gastar milhares de reais para uma inserção em um blog famoso se você não tem um site capaz de absorver a procura, que deve aumentar consideravelmente com a campanha no ar.

 

 

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