Como se inspirar para criar o conteúdo da sua marca
Hoje em dia boa parte do marketing digital se resume à criação de conteúdo. Os consumidores não têm mais interesse em receber propagandas tradicionais e, sempre que podem, fogem dos anúncios – seja na televisão, na internet ou em qualquer outro veículo.
Por outro lado, os internautas buscam cada vez mais conteúdo e informação na rede. As pessoas buscam sugestões de produtos, vídeos divertidos, receitas culinárias, artigos interessantes e notícias dos amigos e familiares em blogs e redes sociais, entre muitos outros conteúdos possíveis. A internet é praticamente infinita, e oferece audiência para tudo e todos.
Por isso é tão importante que as empresas apostem na criação de conteúdo para divulgar seus produtos ou serviços. Os usuários não querem publicidade, mas querem informação. E por que não oferecer essa informação e ao mesmo tempo conectá-la ao seu produto?
Existem diversos formatos de conteúdo que você pode oferecer para a sua audiência: textos, vídeos, posts em redes sociais e podcasts são só algumas das possibilidades. Mas aí entra outra questão: como definir quais conteúdos oferecer e montar uma pauta de qualidade para os seus clientes em potencial?
E é sobre isso que vamos falar hoje: sobre buscar inspiração para criar o conteúdo da sua marca. Pode parecer complicado a princípio, mas depois que você pegar o jeito a inspiração virá naturalmente.
Confira as nossas dicas para se inspirar na hora da criação de conteúdo para sua marca:
Determine quem é o seu público-alvo
Antes de qualquer coisa, você precisa saber com quem deseja falar. Entender o público da sua marca é fundamental para criar conteúdo relevante e inspirador.
Ao ter um público-alvo bem delimitado, você será capaz de entender as necessidades e questionamentos da sua audiência. E somente assim será capaz de elaborar uma pauta que vá de encontro com essas necessidades.
A segmentação é cada vez mais valorizada no marketing digital, e criar conteúdo genérico pode até atrair audiência, mas não irá gerar leads para a sua empresa.
Mas como determinar quem é esse público?
O melhor que você pode fazer é determinar uma persona. A persona é a representação, em um único perfil, de todo o seu público-alvo.
Por isso é importante que você saiba o gênero, idade, profissão, escolaridade, classe social e outros detalhes sobre a sua audiência. Dessa maneira você saberá exatamente o que escrever e qual tom adotar em sua comunicação.
Faça um levantamento dos assuntos que poderão ser abordados no seu conteúdo
Agora que você conhece o seu público-alvo, é hora de entender qual é o melhor conteúdo para a sua audiência. Quais são as necessidades dessas pessoas? Como você pode ajudá-las?
A melhor maneira para determinar quais são os melhores conteúdos é, sem dúvidas, realizando pesquisas diretamente com os maiores interessados – seus leitores / espectadores / ouvintes.
Você pode pedir feedback a cada nova publicação, ou então enviar questionários periódicos para entender quais são os interesses. Se você puder bancar uma pesquisa presencial, seria ainda melhor.
Mas existem outras maneiras de descobrir quais são as maiores dúvidas do seu público: acompanhe os comentários e perguntas que você recebe nas redes sociais. Participe de grupos em redes sociais como o Facebook e o LinkedIn, visualize comentários em vídeos no YouTube.
Ao identificar as dúvidas dos seus usuários, você poderá criar conteúdo que responde essas perguntas.
Determine quais são as melhores palavras-chave para o seu negócio
Não importa o tipo de conteúdo que você vai criar para divulgar o seu negócio, é muito importante determinar quais são as palavras-chave que melhor o representam.
As palavras-chave são os termos que as pessoas digitam no Google quando vão procurar por algum conteúdo no buscador. E você precisa saber em quais você deseja aparecer: se você tem uma ferragem, não faz sentido aparecer em uma busca por comida japonesa, certo?
Por outro lado, faz muito sentido que o seu negócio apareça em buscas sobre ferramentas, tintas para paredes, material de construção e parafusos, por exemplo. Por isso, faz muito mais sentido você criar conteúdo que ensina a fazer pequenas reformas em casa do que ensinando a fazer sushi.
Outra dica para encontrar as melhores palavras-chave para o seu negócio é usar o Google Keyword Planner, uma ferramenta que mostra quais são os termos mais buscados.
Depois de saber quais são as melhores palavras-chave, será muito mais fácil elaborar a sua pauta.
Acompanhe os assuntos do momento
Outra dica para elaborar conteúdo interessante e que atrai a atenção dos leitores é ficar sempre de olho nos assuntos do momento.
Se você cria conteúdo para adolescentes, por exemplo, faz sentido acompanhar páginas e publicações focadas nesse público.
Dessa maneira você saberá quem são os ídolos, quais são os filmes, músicas e livros preferidos, e poderá usar elementos dessas obras nas suas comunicações para acertar em cheio com o seu conteúdo.
Também é fundamental manter-se atento aos noticiários: os fatos muitas vezes podem influenciar na sua comunicação. Digamos que você tenha uma agência de viagens: não é recomendado recomendar um destino onde recentemente ocorreu um incidente de grandes proporções.
E, claro, não deixe de ficar de olho nos memes e piadas da internet. Mesmo que você não os utilize na comunicação, é fundamental conhecê-los para ler corretamente alguns comentários nas suas redes sociais.
Escolha o melhor formato – e o tom certo – para o seu conteúdo
Por último, mas não menos importante, é hora de escolher o melhor formato para a disseminação do seu conteúdo. Você vai colocar um blog no ar? Vai fazer vídeos para o YouTube? A partir do momento em que você determina o formato, fica mais fácil se inspirar.
Não se esqueça de adotar um tom correto para o seu conteúdo. Leve em consideração a sua persona e o momento em que você está elaborando os seus textos ou vídeos.
Acompanhe sites e canais de empresas semelhantes e concorrentes, para ver como o mercado reage ao conteúdo produzido por eles. Tenha objetivos ambiciosos: crie conteúdo melhor e para uma audiência maior do que as outras empresas!
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