15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300
10 Dicas começando a empreender

10 dicas para quem está começando a empreender

Empreender é o sonho de muitos, mas é também um desafio diário, principalmente para aqueles que estão começando agora. Quem está dando os primeiros passos no mundo dos negócios pode esbarrar na falta de experiência.

Você sabia, por exemplo, que, de acordo com o Sebrae, pouco mais de 75 empresas sobrevivem a cada 100 que são criadas no Brasil? O índice de empresas que fracassam é preocupante, mas existem algumas dicas que ajudam empreendedores novatos a ter uma ideia do que é preciso para fazer com que um negócio seja bem-sucedido.

Se você está começando a empreender, confira nossas dicas para ir mais longe:

 

1. Identifique seu perfil

Identifique seu perfil

Antes de mais nada, você precisa entender qual é o seu perfil como empreendedor. Será que você se encaixa melhor em uma empresa própria ou sendo um franqueado? Analise as características de cada modelo para definir qual deles atende melhor às suas expectativas profissionais e também pessoais.

No caso das franquias, o empreendedor conta com um negócio estruturado e recebe orientações sobre um modelo que já deu certo, o que garante mais segurança. Por outro lado, embora um negócio próprio seja mais arriscado, ele também dá mais liberdade ao empreendedor.

Leve em consideração ainda os seus valores e objetivos, para trabalhar com algo em que você acredita e que vai fazer você se sentir motivado mesmo nos dias difíceis.

2. Não idealize

Não idealize

É comum as pessoas idealizarem a vida de um empreendedor, principalmente jovens que buscam empreender. Acreditar que será possível levar uma vida sem horários de trabalho ou trabalhando bem menos, não ter chefe, ter dinheiro de sobra e viver com glamour é um grande equívoco. Na prática, até é possível atingir alguns desses objetivos, entretanto, é quase impossível ter todos ao mesmo tempo. Além disso, toda empresa iniciante sofre limitações e cabe ao empresário se desdobrar para fazer com que ela continue na ativa e a pleno vapor.

3. Conheça o mercado e a concorrência

Conheça o mercado e a concorrência

Antes de começar a colocar sua ideia em prática entenda como funciona o mercado em que você pretende entrar, se o segmento está em alta, se há espaço para uma nova empresa do ramo, quais são as particularidades e os problemas a serem enfrentados.

Estudar a concorrência é uma boa forma de conhecer o mercado e avaliar o que funcionou na prática e que pode servir como inspiração, além do que não deu certo e você deve evitar.

4. Não tenha medo de mudar seu negócio

Não tenha medo de mudar seu negócio

Levar em consideração aquilo que você acredita e gosta é essencial para trabalhar com paixão e dedicação, mas esteja aberto a fazer modificações quando necessário. Nem sempre o que o mercado precisa é exatamente o que você gosta, portanto, faça adaptações sempre que preciso. Não tenha medo de mudar, as mudanças muitas vezes impulsionam as vendas do seu negócio e podem ser definidoras no sucesso da empresa.

5. Aprenda constantemente

Aprenda constantemente

Veja tudo como uma oportunidade de aprendizado. Com especialistas, clientes, até críticos e concorrência, sempre há espaço para aprender. O mercado e a tecnologia estão em constante modificação, quem fica parado no tempo fica para trás, nunca se agarre à ideia de que você já sabe tudo o que precisa.

Analise seus concorrentes, faça cursos, leia livros, acompanhe blogs e canais sobre o assunto, busque o auxílio de especialistas. É preciso de muito conhecimento e trabalho para ter um negócio de sucesso.

6. Esteja preparado para fazer todo tipo de tarefa

Esteja preparado para fazer todo tipo de tarefa

Sabe aquela ideia que falamos no começo do texto sobre trabalhar menos? Pois é, isso é meio impossível em uma empresa nova. É que começar um negócio do zero exige muito tempo e trabalho. E quando dizemos trabalho pode ser todo tipo de trabalho, mesmo coisas que você não esperava. Além das tarefas diárias de gestão, você precisará vender ideias, contatar fornecedores, atender cliente, fechar caixa, entre outros. Um empreendedor iniciante precisa estar preparado para fazer o que for necessário para a empresa prosperar.

7. Cuide das finanças

Cuide das finanças

A rotina de um empresário é agitada, cheia de responsabilidades e compromissos, negociações e decisões a serem tomadas. Muitas vezes ele pode ser pego pelas tarefas que parecem mais urgentes e acabar por deixar de lado a gestão financeira. É aí que a empresa corre sério risco de passar por apertos e até precisar fechar.

É fundamental estar atento às finanças do seu negócio, acompanhando frequentemente o fluxo de caixa e fazendo planejamento financeiro. Separar finanças pessoais das finanças da empresa é requisito básico para que a saúde financeira do seu negócio não seja abalada.

8. Use a tecnologia

Use a tecnologia

Existem diversos programas que ajudam a facilitar os processos da empresa, inclusive na área financeira. Esses softwares automatizam processos e otimizam tempo, além de ajudar a economizar. Além disso, existem muitos apps que podem facilitar a vida de um gestor, auxiliando a organizar compromissos diários, contatos, andamento de vendas, fazer reuniões, se comunicar com clientes e funcionários, entre outros.

9. Adote estratégias de marketing

Adote estratégias de marketing

Hoje em dia marketing é tudo, sem ele o seu negócio não ganha visibilidade. É preciso definir aspectos como identidade visual do negócio e posicionamento da marca, por exemplo. Ter boas estratégias de Marketing Digital é regra básica para qualquer negócio que queira crescer no mercado atual, pois ele é o responsável por atrair novos clientes e fidelizar seu público, criando um relacionamento sólido entre consumidor e marca através de ferramentas como redes sociais, E-mail Marketing e blogs. Certifique-se de ter um planejamento de marketing específico para o seu negócio.

10. Não desista

Não desista

O sucesso a médio e longo prazo é recompensador, mas empreender não é fácil. Vão existir dias em que nada dá certo, dias em que você se sente sem energia e desmotivado. E isso é normal, assim como é comum não ter retorno financeiro imediato. Isso não quer dizer que o empreendedor não é competente ou que a ideia não seja boa. Empreender é um misto de boas ideias, experiência, hora certa, estratégias corretas, dedicação e empenho. Empreender é, acima de tudo, ser resiliente.

Post anterior
Como se inspirar para criar o conteúdo da sua marca
google keyword planner
Próximo post
Como usar o Google Keyword Planner para planejar seu conteúdo

0 Comentário

    Deixe uma resposta

    Aprenda sobre marketing digital!

    Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

    Email cadastrado com sucesso!