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8 conteúdos que você pode criar para impulsionar o seu negócio

O Marketing de Conteúdo é um recurso fundamental para muitas estratégias do Marketing Digital, pois ajuda a atrair, educar e fidelizar o consumidor. Há uma grande variedade de conteúdos que você pode criar para ajudar a impulsionar o seu negócio e conquistar e converter leads.

É sempre importante lembrar que as ações de marketing devem ser coordenadas para atingir seus objetivos, por isso mesmo é fundamental ficar atento ao tipo de material que será produzido para direcioná-lo corretamente ao público-alvo, de acordo com o seu posicionamento no funil de vendas.

Veja a seguir alguns dos principais conteúdos que você pode produzir para aumentar as vendas e atrair clientes em potencial:

1. Publicações em blog

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O blog é o ponto central dos materiais que você produz, pois é ele que reúne todos os conteúdos. Ele também te ajuda a conseguir informações valiosas dos seus clientes em potencial através das Landing Pages (páginas de conversão em que a pessoa fornece algumas informações para ter acesso a uma oferta ou conteúdo exclusivo).

Os textos no blog precisam ser interessantes e ajudar o consumidor a ter um contato inicial com o assunto. É possível também produzir material para o fundo do funil, mas será necessário algo mais aprofundado. O blog permite ainda mesclar materiais como texto, fotos, galerias e áudio, tornando a experiência do leitor mais completa.

2. Email marketing

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Quem acha que o e-mail morreu e não pode auxiliar nas estratégias de marketing está bastante equivocado. O mailing list é um dos ativos mais valiosos de uma empresa. Só o fato de uma pessoa te dar o e-mail dela já diz muito, ela está te autorizando a entrar em contato diretamente com ela. Ao contrário do seu perfil nas redes sociais, que é público, e até do número de telefone, usado para trocar mensagens, o e-mail é algo mais pessoal.

É possível criar newsletters periódicas para usuários no topo de funil, fazendo com que conheçam de forma geral seus produtos/serviços e que tenham acesso a um conteúdo rico. É possível também direcionar para uma Landing Page com uma oferta exclusiva ou um material específico. O e-mail marketing permite direcionar o conteúdo enviado para estimular o engajamento e a fidelização.

3. E-books

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Material muito utilizado para conseguir dados do possível cliente, que demonstra um domínio do assunto, colocando seu negócio como referência. Para ter acesso ao e-book, que é um material mais aprofundado e denso sobre um segmento ou assunto específico, o usuário fornece algumas informações em uma Landing Page. Outra forma do usuário “pagar” por esse conteúdo é através de um compartilhamento nas suas redes sociais, ajudando seu negócio a atingir novas pessoas.

Como o material não é superficial e existe uma barreira para o acesso do consumidor, é mais interessante direcionar esse conteúdo para pessoas no meio ou no fundo do funil, pois elas já estarão interessadas no assunto e julgarão que vale a pena fornecer certas informações em troca de um conteúdo rico.

4. Vídeos

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Não há como negar que os vídeos são a sensação do momento, eles permitem uma grande variedade de formatos e, para muita gente, são mais atrativos do que textos. Você também pode assistir fazendo alguma outra tarefa e eles costumam ser mais curtos. Porém é necessário ficar atento à linguagem, ao roteiro e à qualidade do vídeo para direcionar corretamente o material.

Entre os formatos possíveis, depoimento, aulas, demonstrações de uso e entrevistas são muito comuns. Há ainda os Webinars, seminários online via streaming em que são oferecidas palestras, conferências, seminários e até bate-papo ao vivo com perguntas e respostas, tudo sem que a pessoa precise sair de casa.

5. Áudios

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Os podcasts também têm um público fiel, que gosta de se informar, mas que não dispõe de muito tempo e aproveita para ter acesso a conteúdo rico enquanto executa outras tarefas do dia a dia, como dirigir, se exercitar ou cuidar da casa

Outro recurso de áudio que pode ser utilizado no seu blog para atingir mais pessoas é disponibilizar uma versão em áudio dos seus artigos. Existem programas que transformam textos em áudio, é preciso ficar atento à entonação e ao ritmo de leitura para que o usuário tenha uma boa experiência e se mantenha interessado.

6. Imagens

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Já dizia o ditado: uma imagem vale mais do que mil palavras, e isso pode ser verdadeiro em alguns casos. Uma imagem impactante pode atrair um consumidor em potencial. Nas redes sociais, imagens engraçadas (memes e GIFs) ajudam a aproximar marca e consumidor, mas é preciso estar atento ao tipo de imagem que o seu negócio quer passar e trabalhar de forma equilibrada com esses recursos para não perder a credibilidade.

Os infográficos ajudam a passar informações detalhadas do seu negócio, produto ou serviço ou ainda de um tema relacionado, educando o visitante de forma atrativa e visual. É possível ainda montar galerias sobre um determinado assunto ou produto para que os usuários tenham um conhecimento mais aprofundado.

7. Demonstração ou degustação

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Ajudam o cliente em potencial a ter um gostinho do que o seu negócio está oferecendo, possibilitando que ele conheça de forma prática o seu produto ou serviço através de um acesso limitado. Essa estratégia faz com que o usuário sinta suas necessidades atendidas e se sinta compelido a querer manter o serviço que sua marca oferece. Um exemplo muito conhecido dessa estratégia é feito pela Netflix, que oferece um mês grátis de acesso a todo o seu catálogo para que o usuário conheça o serviço e decida se quer mesmo contratá-lo.

8. Guias

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Um guia é um material com informações completas sobre como utilizar ou fazer uma determinada coisa que tenha relação ao seu serviço, produto ou área de atuação. Esse tipo de conteúdo também pode conter um passo a passo e pode auxiliar o consumidor a fazer uma escolha ou se sentir seguro em relação ao que sua empresa oferece. O guia mais comum é produzido em texto, mas eles também podem ser feitos através de áudio, vídeo, infográfico e outros meios.

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