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tendências do email marketing

As tendências do email marketing para 2019

Se você é um profissional de marketing, sabe que todo o universo digital está em constante mutação – sempre atualizando e mudando. À medida que coletamos mais dados, tecnologia e insights sobre como as diferentes nuances afetam nossas estratégias, desde as ferramentas que usamos para conduzir os negócios até as formas como comunicamos informações aos nossos públicos-alvo, nosso plano evolui.

Uma das plataformas de comunicação que vem crescendo em popularidade ao longo das décadas é o email. Aproximadamente 2,8 bilhões de pessoas em todo o mundo usam o email como uma ferramenta de comunicação digital atualmente. E como tudo está sempre mudando, é importante ficar por dentro das últimas tendências de marketing. Com a popularidade do email, não é surpresa ver que hoje ele é a ferramentas de marketing com o ROI mais lucrativo para pequenas e grandes empresas.

Segundo pesquisa realizada pelo MailChimp no mercado americano, o email marketing  tem um potencial de ROI de 4400%, com cada dólar investido gerando um retorno médio de US$ 44. Esse é um número impressionante!

Com todo esse potencial para aumentar os lucros da sua empresa, é imperativo garantir que você esteja maximizando as melhores práticas de email marketing disponíveis, inclusive seguir tendências baseadas em pesquisas empíricas. Como o email marketing é o canal preferido dos profissionais de marketing que buscam aumentar o ROI, aqui estão algumas das mais proeminentes tendências de email marketing para os profissionais de marketing e especialistas em engajamento de clientes, que devem ser adotadas em 2019:

Mais segmentação / segmentação na automação

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Como o email marketing se torna uma força crescente usada por comerciantes e donos de empresas para aumentar o ROI, o processo de segmentação de contatos está se tornando mais complexo, com mais dados e estratégias mais inteligentes sendo usadas para maximizar os lucros.

De acordo com a HubSpot, os emails segmentados representam 58% de todos os ganhos com email marketing. Além disso, ao segmentar de maneira relevante, esses emails aumentam os lucros em até 18 vezes mais. Tais estatísticas significam que, como profissionais de marketing e empreendedores, provavelmente dependeremos mais dessas práticas ao criar nossas estratégias de email marketing em 2019.

O email marketing está se tornando mais inteligente, e as tendências estão apontando para a entrega de conteúdo para o público que se envolve e encontra valor nele. Por exemplo, se um contato não tiver aberto um email por um longo período, ele não deverá mais receber suas mensagens. Por outro lado, se um lead tiver visitado um site em várias ocasiões ou tiver aberto um email mais de uma vez, a segmentação inteligente fará o acompanhamento dessa pessoa e promoverá mais engajamento por meio de emails relevantes.

Mais emails interativos e somente de texto

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Segmentar contatos de email é apenas uma tendência significativa que afetará o ROI do email marketing em 2019. A forma como os profissionais de marketing formatam e projetam emails também experimentará uma mudança geral em relação à estratégia neste ano. Onde as tendências do passado incluíam o envio de promoções e mensagens orientadas para vendas cheias de gráficos, este ano os profissionais de marketing estarão optando por emails interativos e de texto simples. A popularidade do email marketing e caixas de entrada preenchendo com uma infinidade de anúncios são provavelmente a causa de tal mudança.

Os dias em que as audiências querem abrir emails contendo gráficos detalhados se foram. Embora isso possa parecer divertido, a maioria dos usuários de email evita ler ou interagir com esses emails, pois os anúncios são muitos e isso pode gerar pressão ou ser visto como spam.

Como o spam é a última coisa que os profissionais de marketing querem que seu público pense ao ler seus emails, as mensagens só de texto estão se tornando mais populares. Especialistas descobriram que usuários de email preferem texto simples do que emails em HTML  com gráficos pesados porque os emails em texto simples lembram uma mensagem pessoal, com maior probabilidade de ser enviada por um membro da família ou amigo. Quando as empresas enviam emails de texto simples, os usuários tendem a achar as mensagens mais sinceras e menos voltadas para vendas.

Outra forte tendência é enviar emails que sejam interativos. Para promover o engajamento, manter o público entretido e antecipar mais conteúdo, muitos profissionais de marketing optam por emails interativos que atraem os espectadores e incentivam o envolvimento por meio de questionários, pesquisas, jogos, concursos, GIFs etc. A mensagem de call to action também é essencial nas mensagens interativas, pois os espectadores podem interagir com o email para fazer compras, editar um pedido, atualizar uma lista de desejos, enviar uma confirmação de envio, etc.

Mais storytelling no conteúdo

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Embora o conteúdo interativo e o texto simples forneçam valor e aumentem o engajamento do público, o uso de narração de histórias também é considerado eficaz para atrair a atenção dos espectadores e influenciar seus comportamentos.

As mensagens de email marketing que incluem uma história no início do email acabam “disfarçando” o teor comercial da mensagem e podem ser altamente influentes quando entregues adequadamente ao público certo. As histórias podem maximizar significativamente o potencial de ROI do email marketing. Os profissionais de marketing sabem o poder de uma boa história há anos, e essa tendência só aumenta à medida que as melhores estratégias de email marketing se desenvolvem com o tempo.

Se você tem alguma dúvida sobre o poder do storytelling, observe o quanto as pessoas ficam ansiosas para ver os comerciais de Natal de marcas como Zaffari, Panvel, Renner e O Boticário. Essas propagandas não só conquistam os consumidores como também têm alto poder de viralização. E qual empresa não quer viralizar positivamente, influenciando no impacto da sua marca? Todas querem tornar sua marca mais conhecida, com certeza.

Mais mobile

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As melhores estratégias de email marketing incluem a otimização do email para dispositivos móveis. As estatísticas relacionadas a email em dispositivos móveis sugerem que um email geralmente é visualizado pela primeira vez em um dispositivo móvel, com 53% dos emails abertos. Destes emails, 23% serão abertos novamente mais tarde. Além disso, dos 900 milhões de usuários do Gmail, 75% deles usam suas contas em dispositivos móveis. As estatísticas tornam essencial a otimização de dispositivos móveis para emails, já que mais visualizações de email ocorrem em dispositivos móveis do que em telas de computador.

Mais respeito pela privacidade pessoal

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Embora a privacidade pessoal possa parecer uma construção hipotética para muitos, há regulamentações no mundo todo que estão mudando em favor de políticas de privacidade mais estritas de informações pessoais. Essa alteração na política é algo que afetará a coleta e o compartilhamento de informações de terceiros para qualquer pessoa cujo conteúdo de email chegue a um membro da União Europeia (UE), onde o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) entrou em vigor a partir de maio de 2018.

Embora isso possa não ter impacto na estratégia de marketing de todos, é importante considerar se há alguma chance de se comunicar com alguém na União Europeia. Também é importante se manter atualizado sobre as legislações ao redor do mundo, já que a tendência é que mais países passem a se preocupar com a questão da privacidade pessoal com o passar do tempo.

Com as devidas informações, você ainda será capaz de enviar mensagens de email marketing eficazes para os seus contatos no futuro!

Mais Personalização

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Embora a proteção de dados esteja se tornando mais rígida na União Europeia, a personalização de conteúdo de email está se tornando popular em todos os lugares. À medida que as estratégias se tornam mais inteligentes, os profissionais de marketing estão descobrindo valor em emails automatizados. Esses emails incluem o primeiro nome do leitor no segundo ou terceiro parágrafo de um email ou informações exclusivas da conta do leitor. Algumas empresas agrupam contatos por personalidade, enquanto outras agrupam contatos por comportamento. São estratégias como essas que fazem o material parecer mais pessoal e mais personalizado para cada experiência.

Mais Inteligência Artificial

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As empresas estão usando a inteligência artificial (AI) para tornar suas estratégias de email marketing um pouco mais fortes e mais personalizadas. Agora, a AI está sendo usada para ajudar os profissionais de marketing  em diversas coisas, desde a criação das linhas de assunto e imagens mais eficazes até a previsão de como um cliente em potencial interage com um email, como torná-lo mais pessoal e a estimativa de quando o usuário pode cancelar a inscrição. A inteligência artificial para automação de marketing é uma demanda crescente, ao ponto de se esperar que o email marketing automatizado responda por US $ 2,7 bilhões no mundo até 2025.

A Adobe desenvolveu recentemente uma tecnologia de AI com uma série de algoritmos sofisticados baseados em dados e pesquisas de campanhas de email, e comportamentos de audiência que eles gostariam de apresentar aos profissionais de email marketing. Estudos realizados pela empresa descobriram que os usuários de email abriram quase 80% de todos os emails de trabalho e 60% de todos os emails pessoais, e também que os consumidores preferem ser contatados pelas marcas dessa forma. À medida que o tempo passa, a AI só cresce em inteligência e torna o email marketing mais eficaz e mais fácil de executar para todas as empresas.

As tendências de automação de email marketing para 2019

Um estudo da DMA Insights revela que 53% dos consumidores dizem que recebem muitos emails irrelevantes de empresas. Como você garante que o seu email marketing seja visto e ouvido pelo seu público ao invés de ser ignorado na pasta de spam? A chave é automação.

As campanhas automatizadas estão ajudando os profissionais de marketing a criar mensagens personalizadas e segmentadas com conteúdo que seus usuários realmente desejam ler. O marketing automatizado por email inclui a criação de fluxos de trabalho direcionados que são acionados pelo envolvimento do usuário.

A automação aproveita os momentos em que os usuários estão mais ativos e envolvidos. Esses fluxos de trabalho não dependem de profissionais de marketing e proprietários de empresas que escolham um horário para se comunicar com suas listas, como uma promoção ou uma nova postagem no blog. Em vez disso, os inscritos podem receber mensagens relevantes e personalizadas exatamente no momento certo.

Agora vamos falar especificamente das últimas tendências em email marketing automatizado. Essas tendências são respaldadas por estudos que estão ocorrendo no momento, e esperamos que esses conceitos se tornem ainda mais necessários em 2019. Antecipar essas tendências proporcionará mais flexibilidade na sua estratégia de marketing.

Automação Direcionada

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Muitos profissionais de marketing cometem o erro de assumir que automação significa falta de personalização. Isso não é verdade. Uma campanha de automação de qualidade é altamente segmentada e oferece resultados reais. De acordo com a pesquisa State of Email da Litmus, os emails direcionados têm 108,5% mais chances de gerar pelo menos metade da receita de email marketing de uma empresa a partir de emails automáticos em comparação a outros tipos de emails.

Além de automatizar os sistemas, precisamos criar testes que garantam seu desempenho no mais alto nível. É assim que criamos taxas de conversão poderosas. A automação pode acontecer em vários canais, desde as páginas de destino até as mídias sociais, e mostram aos clientes a opção correta no momento certo.

Listas de email de qualidade

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Quantos dos seus emails nunca são abertos? Quantos vão para endereços de email inexistentes? É melhor reunir uma lista menor cheia de leads de qualidade do que uma lista enorme com muitos emails inválidos. A higienização da lista de emails já existe há algum tempo, mas agora a automação está entrando em ação para facilitar as coisas.

Você precisa segmentar seus inscritos mais ativos. Não perca tempo e espaço de armazenamento em emails que não mostrem resultados. Em vez disso, ter uma lista de email enxuta que produz resultados vale muito mais do que uma lista desatualizada e com baixo desempenho.

O Nitronews avalia a qualidade dos seus contatos, facilitando a higienização da sua lista. Use esse recurso a seu favor!

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Toque pessoal

Nos últimos anos, todos nós sentimos uma queda na humanidade nas comunicações das empresas. Nossas caixas de entrada estão cheias de spam, e os textos parecem ter sido escritos para robôs por robôs. Hoje em dia os clientes são muito espertos para cair de amores por essas mensagens sem emoção. As pessoas querem conexões autênticas.

Embora não haja como impedir o aumento da automação, estamos vendo isso de maneiras diferentes. A automação está sendo usada para tarefas menores, enquanto os profissionais de marketing estão entrando para criar conexões de novas maneiras. Adicionando um toque pessoal você já estará muito à frente de muitas outras empresas. Podemos ver como isso funciona com grandes marcas, como a plataforma de música Spotify – que envia aos usuários uma playlist semanal personalizada ao seu gosto.

Assim como você deseja oferecer opções de serviço aos clientes tecnologicamente mais experientes, como bate-papo ao vivo, você quer ter certeza de que seus clientes sintam que você os conhece pessoalmente. Afinal, essa é uma das maneiras mais eficazes para fidelizar os seus consumidores.

Você também pode usar esse toque pessoal de outras maneiras. Por exemplo, se você tem  uma empresa de contabilidade ou um site de finanças pessoais, você pode oferecer modelos de planilhas de Excel personalizadas. Esses relacionamentos levam tempo, mas valem o esforço.

No final das contas, tudo se resume à análise preditiva. Ao saber o que seus clientes vão fazer ou querer antes deles mesmos, você pode estar à frente da concorrência. Sua automação se torna o vendedor do passado. Esses indivíduos costumavam ser uma grande parte da experiência de compra e conheciam os clientes em um nível pessoal. Hoje, a análise automatizada melhora esse sistema ao continuar a aprender sobre seus clientes e ao fazer as sugestões certas.

Como com qualquer coisa que você produz para sua empresa, pergunte a si mesmo que valor você está oferecendo. Os emails não são apenas uma chance de compartilhar sua última promoção. É outra forma de dar valor aos seus usuários, e por isso é mais provável que eles confiem em você como um especialista. Cultive essas conexões genuínas com seus inscritos e eles começarão a esperar pelos seus emails.

Conclusão

Desde a utilização de ferramentas e estratégias mais inteligentes para atingir o público através de mensagens e narração de histórias personalizadas e sinceras, os profissionais de email marketing aprimoram seus esforços, que estão se tornando mais poderosos e eficazes.

Como sua estratégia de marketing por email está em comparação com as tendências emergentes deste ano? Existem maneiras de usar essas informações para melhorar suas campanhas de email marketing?

Ao desenvolver uma estratégia mais eficaz para seus esforços de email marketing, recomendamos analisar em detalhes o que está funcionando e o que não está funcionando para suas campanhas em relação ao ROI, taxas de cliques, taxas de abertura e engajamento,  para maximizar o que está funcionando e modificar o que não está.

Gostou das dicas para levar seu email marketing para outro nível em 2019? Não se esqueça de deixar suas observações e sugestões na caixa de comentários!

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1 Comentário

  • 5 de dezembro de 2018 em 16:47
    Cezar Castro Rosa

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