Tecnologia Waze Carpool deve desembarcar no Brasil ainda em 2017
Operando em caráter experimental na Califórnia e em Israel, a ferramenta Carpool do Waze deverá ser disponibilizada no Brasil ainda esse ano. A nova funcionalidade do mais famoso aplicativo de navegação permitirá que usuários que vão para a mesma direção peçam e ofereçam carona, diminuindo assim os engarrafamentos nas grandes cidades.
O objetivo do aplicativo é tornar o trânsito ainda mais eficiente e econômico. No exterior as carpools são muito populares, e possuem até faixas exclusivas no trânsito das grandes cidades, como Los Angeles. O aplicativo não quer concorrer com outros aplicativos de locomoção, como o Uber e o Cabify, e por isso as caronas terão valor simbólico, para ajudar nos custos de combustível, e terão número limitado (os usuários poderão oferecer na ida e volta do trabalho, por exemplo, e não durante o dia todo).
Uma das preocupações dos desenvolvedores por trás do Waze Carpool especialmente no Brasil é em relação à segurança dos usuários. Por isso, os motoristas poderão escolher para quem vão dar carona. Por exemplo: as mulheres podem selecionar dar carona apenas para outras mulheres.
Nos primeiros testes do aplicativo, a funcionalidade Carpool está disponível apenas para usuários residentes do país, não sendo possível o uso por turistas. Os usuários também devem usar o nome real, ter foto e possuir mais de 18 anos (para ser passageiro) ou 21 anos (para ser motorista). Por enquanto, o aplicativo pode ser usado para dar carona a uma pessoa, mas esse número deverá ser ampliado no futuro.
Segundo o líder de crescimento do Waze na América Latina, Paulo Cabral, o impacto da ferramenta será muito positivo. “Baseado na experiência do resto do mundo, o Carpool pode tirar metade dos carros das ruas e aumentar a velocidade media em 15% na cidade. O impacto disso são minutos a menos em um trajeto diário”, afirmou.
Ainda não foi divulgada a data do lançamento e nem quais cidades receberão o Carpool neste ano.
0 Comentário