Soft Opt In: alternativa para aumentar o seu mailing
Você segue todas as recomendações para aumentar o seu mailing e não tem o retorno esperado? Talvez haja uma solução simples e eficaz ao seu alcance: o Soft Opt In. Antes de continuarmos, é importante ressaltar que o Soft Opt In é perfeitamente ético e é compreendido pelo CAPEM (Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing) como uma maneira válida de construir a sua base de contatos.
O opt in no seu mailing das tradicionalmente acontece das seguintes maneiras: ou o consumidor preenche os dados no site porque está interessado em receber promoções e novidades, ou ele fornece o email em troca de um benefício, como um e-book, ou então ele informa o email na sua loja, stand ou em outra ocasião.
Com o Soft Opt In, você em teoria não precisa aguardar a ação de seu cliente. Não é necessária uma autorização explícita. Você insere no seu mailing os emails daquelas pessoas com quem presumivelmente já mantém um relacionamento – quando tem a certeza de que ela não será incomodada pelas suas mensagens, obviamente.
Ou seja, você pode captar os emails daquele cliente que escreveu para você pedindo informações, ou daquele que entregou um cartão de visitas durante uma feira. Claro que para que o Soft Opt In seja eficaz, você precisa ter muito bom senso. Lembre-se que emails rejeitados ou marcados como SPAM prejudicam a sua reputação e a entregabilidade dos envios futuros. O ideal é que você sempre informe o seu cliente sobre a possibilidade de envio de email marketing, para que ele não seja pego de surpresa e não marque o seu email como SPAM. Um relacionamento claro e honesto é muito importante para que esse método seja eficaz.
E lembre-se de sempre oferecer um link visível para o opt out, claro.
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