Saiba como fazer uma mídia paga para inbound marketing
No estágio atual do desenvolvimento das ferramentas digitais, com todas as suas variáveis e possibilidades, o crescimento orgânico de um negócio online está cada vez mais difícil. Isso se deve, é claro, a inúmeros fatores que torna quase impossível a sua síntese em poucas palavras.
No entanto, o crescimento de internautas, de criadores de conteúdo, de mídias digitais e, por suposto, de empresas que disputam o espaço e a vez de cada usuário, em cada ambiente das inúmeras redes sociais, é um fato que aumenta a dificuldade da competição igualitária entre os agentes do mercado.
Atualmente, a estratégia de marketing digital é quem dá a tônica de como estar presente e como deve se comportar uma empresa ou um negócio nas mídias digitais. No entanto, para que essas estratégias funcionem com o máximo de aproveitamento, é preciso que alcancem o máximo possível de pessoas.
Pelo que já foi mencionado, o volume do fluxo de informações está cada vez maior na internet. Está cada vez mais difícil fazer com que uma mensagem chegue a determinado alvo, tendo em vista o número infinito de outros dados com os quais esta mensagem terá que competir para encontrar seu destinatário.
E é aí que entra uma pré-estratégia que pode solucionar a questão de como se fazer ouvir em meio a tantas vozes: investir em distribuição de conteúdo pago.
Além de chegar a um público muito maior, o conteúdo pago pode chegar a um público de maior qualidade, um público que seja convertido em sua maioria em oportunidade de negócios, que é o que realmente importa para uma empresa.
Todavia, até mesmo para criar uma estratégia de marketing visando a distribuição de conteúdo pago, é preciso estar atento às melhores metodologias de investimento.
No artigo de hoje, iremos aprofundar as vantagens do conteúdo pago e como o sistema Inbound pode auxiliar esse conteúdo a ser mais eficaz e de maior alcance.
Desse modo, se você deseja aprender um pouco mais sobre o assunto e aumentar a visibilidade do seu negócio, continue com a gente e confira tudo isso e muito mais logo a seguir. Acompanhe!
Mas afinal, o que é metodologia Inbound marketing?
A metodologia Inbound marketing é oriunda de um conceito surgido nos Estados Unidos da América (EUA) e largamente difundido pelo mundo em meados de 2009 por meio do lançamento do livro intitulado “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, dos autores Brian Halligan e Dharmesh Shah.
Neste livro, é apresentado a história e os diversos conceitos por detrás dessa metodologia. No fim das contas, o Inbound Marketing, que em tradução para o português significa marketing de atração, se contrapõe ao marketing tradicional, também conhecido como Outbound marketing.
Nesse método, ao invés de a empresa ir atrás do cliente, é o cliente quem procura a empresa. Mas como isso é possível? Por meio de ações desempenhadas na fidelização do público, no estreitamento do relacionamento empresa-cliente.
Depois que a atenção do potencial cliente foi conquistada, realiza-se um trabalho criterioso de manutenção da relação, de produção de conteúdo personalizado e de concretização da confiança desse público na empresa e em tudo o mais que ela pode proporcionar para melhorar a vida dessas pessoas.
Além disso, a metodologia Inbound pode elevar o seu negócio a outro patamar. Muito mais do que fidelizar uma parcela do mercado, a produção de conteúdo personalizado pode transformar o seu site em uma verdadeira referência para a sua área.
Isso, além de proporcionar um tratamento diferenciado aos próprios clientes, também aumenta a credibilidade da empresa, o que a torna muito mais apta a receber ótimas avaliações dos diversos setores da sociedade.
De maneira geral, a metodologia Inbound marketing pode ser compreendida em três passos essenciais:
1. Atrair: atrair um público específico, com estratégias certeiras que evitem ao máximo o erro do alvo. É preciso o conteúdo certo e a alimentação constante desse conteúdo, de tal maneira que o seu site se torne uma fonte confiável de consulta, ou seja, uma referência.
2. Engajar: estar sempre pronto para a solução de problemas é uma ótima maneira de alimentar a sua presença no mundo digital e movimentar um público considerável nas redes.
3. Encantar: além de solucionar problemas, a prestação de ajuda e suporte transmite confiança para o seu público, bem como aproxima a sua empresa dos seus clientes, pois concretiza uma relação de companheirismo justamente em um momento importante da vida dessas pessoas.
Conheça mais sobre as etapas Inbound
Assim, entendendo essas três fases é possível deduzir ao menos 5 utilidades da estratégia Inbound marketing:
1. Diminuição de custos
Ao direcionar a informação para o público certo, evita-se o desperdício que muitas vezes ocorre em uma ação de marketing tradicional, onde o conteúdo é pulverizado nas redes, esperando-se que atinja ao menos algum alvo.
2. Atração de potenciais clientes
Além de atingir um público específico, de maior qualidade, as estratégias Inbound marketing também proporciona a criação de uma reserva de clientes em potencial que, embora com o perfil refletido na persona criada pela sua empresa, ainda não tem interesse em fechar negócios, no entanto, quando estiver apta, a primeira empresa que ela irá procurar será a sua.
3. Otimização de vendas
Por mais que passe despercebido, todas as consequências geradas pelas estratégias Inbound têm um efeito direto sobre um ativo valiosíssimo para os negócios: o tempo. Ou seja, ao encurtar distâncias e melhorar o tiro ao alvo, essas estratégias economizam tempo, o que ocasiona mais tempo livre para realizar cada vez mais vendas.
4. Aumento de visibilidade
O interessante de uma estratégia de marketing é, além da possibilidade de se obter e melhores resultados, a compreensão de sua lógica. Nesse sentido, a compreensão da lógica da estratégia Inbound passa pela resposta à pergunta: como obter visibilidade na internet?
As estratégias Inbound afirmam que isso só é possível se você souber utilizar o modus operandi das redes a favor do próprio negócio.
As redes sociais trabalham principalmente com bolhas. Para você se destacar na superfície da internet, primeiro você precisa se destacar na sua bolha. Por isso a informação precisa ser direcionada.
Desse modo, você aumenta a visibilidade no seu nicho, torna-se uma referência e em seguida extravasa o próprio meio no qual está inserido para alçar novos voos em novos ares.
5. Produção de conteúdo
Uma das jóias da coroa é a produção de um conteúdo de qualidade, honesto, que dialogue com humanidade com o público alvo. É esse conteúdo que vai gerar engajamento e proporcionar ao site um reconhecimento tão necessário para a conquista da confiança dos clientes.
Veja mais benefícios do Inbound Marketing.
O que é preciso para distribuir conteúdo pago usando a metodologia Inbound?
É preciso uma persona e uma campanha para atingir, conectar e aprofundar o conhecimento sobre esse público alvo. É preciso realizar campanhas e coletar resultados para melhorar o desempenho de campanhas futuras, até que se maximize a eficácia de cada uma dessas campanhas.
Quais são as opções de mídias pagas mais usadas na estratégia Inbound?
Inúmeras são as possibilidades de mídias pagas que podem auxiliar uma boa execução da metodologia Inbound. O melhor a se fazer em cada situação é realizar uma pesquisa criteriosa, que aponte os melhores caminhos para determinada empresa, tendo em vista que cada negócio possui as suas particularidades.
No entanto, existem algumas mídias que já são bem conhecidas e que geralmente se encaixam em uma variedade de estratégias. Confira algumas a seguir:
• Remarketing
Uma das estratégias mais inteligentes, o remarketing, consiste basicamente em alcançar possíveis clientes que já visitaram o site de sua empresa. Para isso, o anúncio é programado para aparecer em outros sites que esse cliente em potencial também navega, fazendo com que sua empresa seja relembrada constantemente por onde o cliente passar.
Geralmente se utiliza dessa estratégia por meio de tags que podem ser utilizadas tanto no Facebook Ads, quanto no Google AdWords. Esta tag é associada ao site da sua empresa que, previamente, já estabeleceu listas de possíveis páginas visitadas pelos clientes em potencial.
• Links patrocinados
Todo aquele conteúdo que aparece destacado em sua tela enquanto você navega é um link patrocinado. Este tipo de ação coloca a sua empresa à primeira vista de um potencial cliente, bem como em posições privilegiadas nos sistemas de busca dos navegadores.
A eficácia dos links patrocinados reside justamente em uma elaboração criteriosa do anúncio, sem deixar de lançar mão de palavras-chaves, horários e duração desses anúncios, início e fim da campanha, entre outros.
Além do mais, a apuração constante dos resultados é um ótimo termômetro para medir as quantas anda o progresso da campanha. Isso é possível de ser feito graças aos relatórios que são gerados pelas ferramentas de marketing digital.
O Google AdWords é um dos principais caminhos pelo qual é criado uma campanha de links patrocinados.
• Anúncio nas redes sociais
Quando falamos de internet e de clientes em potencial, as redes sociais são o que melhor apresentam essa possibilidade. É nelas onde se concentra o maior fluxo de pessoas online, são eles os canais mais acessados de toda a web.
No entanto, as redes sociais formam um mundo à parte na internet, e não deve ser encarada como uma massa homogênea de perfil e de usuários. É preciso estar atento a cada persona envolvida com cada rede social em particular e, assim, criar estratégias específicas que visem a maior eficácia em cada tipo de rede.
Geralmente, uma empresa escolhe uma rede na qual possui um público-alvo majoritariamente presente e atua com mais afinco. Todavia, nada impede que uma empresa adote diferentes estratégias para diferentes redes. Tudo vai depender do retorno obtido com as ações e com a viabilidade da estratégia.
No entanto, separamos a seguir as principais redes sociais que estão em evidência no mercado e que podem incluir o seu público.
1) YouTube
Nos dias de hoje, não há quem não procure um tutorial no YouTube para a resolução de algum problema . Desse modo, a vinculação de anúncios a canais relacionados com a sua empresa, ou mesmo a produção de conteúdo para essa rede social específica pode ser uma maneira eficaz de fazer com que sua mensagem chegue ao seu público alvo.
2) Facebook
Uma das redes sociais mais utilizadas, considerada a maior do mundo, o Facebook é uma ótima opção para investir algum tipo de anúncio. Além disso, nessa rede é possível segmentar os perfis desejados e assim alcançar um público de maior qualidade e com maior potencial de conversão em clientes.
3) Instagram
As últimas pesquisas mostram que o Instagram possui quase meio bilhão de usuários, evidenciando o quão profícua pode ser essa rede em se tratando de clientes em potencial.
Além de anúncios comuns, sua empresa pode criar um perfil no Instagram e produzir reels, vídeos curtos, stories, postagens para envolver todo um público em prol da construção de uma comunidade em torno da sua empresa.
A realização de anúncios nessa rede se faz por meio do Instagram Ads, ferramenta que pode ser acessada pelo próprio gerenciador de anúncios do Facebook.
4) Linkedln
Quando falamos de assuntos profissionais, o Linkedln é sem sombra de dúvidas a rede social que mais se destaca no tema. Além de ser uma rede totalmente envolvida por pessoas de negócios, também pode oferecer informações valiosas sobre cargos, formação, atuação, ocupação atual de diversos usuários ao redor do mundo.
Assim, é uma das redes que mais oferece a possibilidade de encontrar o alvo certo, sem muito esforço, e gerar cada vez mais leads.
5) Waze
Uma das melhores redes sociais para ampliar o leque de clientes locais, tendo em vista que o sistema de anúncios dessa rede utiliza-se de um raio de 5 km do local onde os motoristas cadastrados estão. Isso pode funcionar como conversão instantânea em alguns casos, principalmente em grandes centros urbanos, tecnológicos ou financeiros.
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