Os caminhos da fidelização na era digital
Já mencionamos aqui o quanto é vantajoso fidelizar um cliente em oposição a conquistar um novo. O cliente fiel é aquele que procura sempre a sua empresa na hora de fazer novas compras, seja por reconhecer a qualidade dos seus produtos e serviços ou por outros motivos. Já demos aqui algumas dicas sobre como fidelizar os seus clientes, mas também temos que considerar as novas gerações – habituadas com as compras online e relacionamentos virtuais.
Ou seja, é interessante oferecer cafezinho para os clientes que visitam a sua loja, mas você também tem que pensar naqueles que nem passam perto da sua porta – mas conferem o conteúdo do seu site ou redes sociais com frequência.
Com isso em mente, trazemos algumas dicas para a fidelização na era digital. Confira:
Crie programas de pontos ou milhagens
Os consumidores mais habituados com as compras online são muito bem informados, inclusive sobre programas de pontos e/ou milhagens. Por isso, essa é uma excelente ferramenta para fidelizar, já que o cliente sempre vai preferir comprar na loja que oferece as melhores vantagens para ele.
Distribua carinho
Em pesquisa divulgada pela Accenture Srategy no primeiro trimestre desse ano, 71% dos consumidores brasileiros revelaram que preferem fazer suas compras em lojas que mantém um relacionamento mais carinhoso com eles. Ou seja, eles escolhem sites que oferecem descontos personalizados, vale-compras e outros benefícios para os clientes fiéis.
Conheça o seu consumidor
Outra tecla que batemos com frequência: a segmentação dos seus contatos. A maioria dos consumidores prefere as marcas que oferecem experiências e produtos personalizados, alinhados com as suas preferências e desejos. Fazer o consumidor perder tempo com algo que não lhe interessa é a receita para perder a preferência.
Consiga boas recomendações
Os consumidores da geração X também dão preferência para lojas que contam com boas recomendações de blogueiros e influenciadores. O boca a boca também é uma ferramenta poderosa: incentive seus consumidores a criar resenhas e espalhar as boas impressões sobre a sua empresa!
1 Comentário
[…] não é um bicho de sete cabeças: basta ser cordial, solícito e atento aos detalhes para tornar a fidelização uma realidade. E é sobre isso que vamos falar […]