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O papel do email marketing em uma estratégia omnichannel

Sempre é hora de fortalecer a sua estratégia de marketing. Com vários novos canais e plataformas aparecendo e crescendo rapidamente no mercado digital, é imprescindível adotar uma abordagem omnichannel para gerar interações significativas com os clientes em potencial e, consequentemente, ter melhores conversões.

Mas como o email marketing desempenha seu papel em uma estratégia omnichannel? Será que o email marketing tem lugar nesse novo cenário repleto de opções e canais de comunicação com os clientes? É isso que vamos descobrir hoje. Continue lendo!

Mas o que é marketing omnichannel?

Mas o que é marketing omnichannel?

O marketing omnichannel é aquele que visualiza a experiência de compra através dos olhos do seu cliente, orquestrando essa experiência em todos os canais para que ela seja perfeita, integrada e consistente. A estratégia omnichannel prevê que os clientes possam iniciar sua compra em um canal e mudar para outro à medida que a transação progride. Fazer essas transferências entre canais deve ser fluido para o cliente. Ou seja, o omnichannel é o marketing multicanal feito da maneira correta: não basta estar presente em todos os lugares, você precisa oferecer integração para que o cliente feche a compra onde quer que ele esteja, ou onde quer que ele deseje.

Qual a importância de ter uma estratégia de marketing omnichannel coesa?

O marketing omnichannel implica que as marcas devem criar uma experiência personalizada e consistente para o cliente, independentemente da plataforma em que ele se envolveu com seu produto. E o email markting tem o maior peso em uma abordagem omnichannel, pois através dele você pode segmentar a comunicação com seu cliente e gerar o maior ROI entre outros canais de comunicação digital. Uma estratégia omnichannel coesa é um dos objetivos mais importantes para os profissionais de marketing e o email marketing é o passaporte para chegar lá.

Como começar a usar o email marketing na estratégia omnichannel?

Como começar a usar o email marketing na estratégia omnichannel?

Embora muitas empresas saibam que devem começar a criar estratégias de marketing omnichannel, começar é sempre desafiador. A chave para desbloquear o “omnichannel” é começar onde o cliente inicia a maioria de suas interações: no email marketing. O email ainda é o melhor lugar para começar ao criar uma estratégia de campanha omnichannel vencedora.

Os usuários continuam se inscrevendo em contas de email, e o ROI do email continua sendo superior a qualquer outra forma de marketing. O email é a melhor maneira de manter os clientes atualizados e é uma maneira rápida e econômica de entregar mensagens pessoais.

Outra vantagem do email marketing: os endereços de email agora servem como uma identidade online comumente usada. Muitas pessoas usam seu endereço de email para se inscrever em concursos, criar contas em sites de comércio eletrônico e até para continuar lendo determinados conteúdos que são restritos. Os profissionais de marketing digital podem usar os dados coletados nessas plataformas para criar perfis dos clientes que contêm uma infinidade de informações pessoais – tendências de compras online, itens visualizados com frequência e até listas de desejos.

Para dar um passo adiante com uma estratégia omnichannel, a dica é pegar as informações coletadas através do email marketing e aproveitar os dados em outros canais e plataformas.

Como o email marketing pode ajudar em uma abordagem omnichannel?

1) Comunicação individual

Comunicação individual

O email marketing reduz o ruído e possibilita que você converse diretamente com seus clientes e possíveis clientes. Depois que um usuário se inscreve na sua lista de emails, você tem permissão conversar com ele. Com base nas informações fornecidas por seus assinantes e nas interações anteriores com a sua marca, você pode criar listas segmentadas para enviar emails mais relevantes. Quando os emails são cuidadosamente adaptados para corresponder às preferências do seu assinante, é mais provável que você tenha um envolvimento maior e, portanto, mais conversões.

2) Comunicação controlada

O email é um canal de marketing com permissão. Embora você não tenha controle sobre as pessoas que seguiram ou gostaram da sua página de mídia social, você é o proprietário da sua lista de emails (organicamente construída, logicamente). Nos canais das mídias sociais, você deve seguir as regras e ficar atento às mudanças nos algoritmos. Já no email marketing não há alterações algorítmicas frequentes, o que permite que você tenha muito mais segurança na hora de planejar suas ações omnichannel.

3) Segmentação baseada em comportamento

Segmentação baseada em comportamento

Com o email marketing, você pode enviar mensagens baseadas em comportamento, que são acionadas após o assinante executar uma ação específica – seja comprando um produto ou baixando um recurso. O envolvimento com um cliente com base nas ações dele em seu site permite que você comunique que conhece e entende seus consumidores. Incutir confiança é uma parte vital da comunicação omnichannel.

4) Experiência aprimorada

As práticas recomendadas de email marketing estão sempre mudando e a tecnologia está sempre se adaptando às preferências do usuário para permanecer relevante. Considere como você pode tornar a experiência do usuário em seu email mais envolvente e divertida usando a tecnologia em suas mensagens. Os elementos visuais dão aos emails a sensação de microsites e garantem uma experiência agradável ao assinante. Lembre-se de criar coesão entre todos os seus canais para mostrar a seus clientes e possíveis clientes que, independentemente do canal, você está dando a mesma experiência.

5) Recompensas para o cliente

Recompensas para o cliente

Considere a possibilidade de criar um programa de fidelidade do cliente para clientes altamente engajados existentes. Esses programas também podem ajudar a atrair novos clientes e incentivá-los a comprar de você. Agradeça a seus clientes por serem propagadores da sua empresa e encante-os com uma oferta exclusiva.

Como melhorar uma estratégia omnichannel com o email marketing?

Aqui estão algumas práticas recomendadas de email marketing que podem ajudar a explorar todas as informações possíveis dos clientes na sua comunicação online. Aplique-as e leve sua estratégia omnichannel para o próximo nível.

1. Personalização

A personalização é essencial para todas as campanhas de marketing digital, especialmente quando se trata de email marketing. Hoje em dia o marketing tem que ir além do conteúdo tradicional e apresentar conteúdo personalizado e altamente direcionado aos clientes, tudo com base em personas ou segmentos determinados pelas interações anteriores.

Essa personalização de email pode incluir incentivos personalizados, projetados para maximizar a probabilidade de uma compra, ou recomendações de produtos explicitamente adaptadas às tendências de compra de um indivíduo.

2. Entregabilidade

Entregabilidade

Um email não entregue é uma oportunidade perdida de receita. Para profissionais de marketing que desejam estabelecer campanhas omnichannel bem-sucedidas, garantir que seus canais de email funcionem sem problemas é o primeiro passo.

Para garantir que os problemas de entrega estejam sob controle, verifique:

– Envie apenas para um segmento em vez de enviar para uma lista enorme;

– Invista tempo criando linhas de assunto personalizadas;

– Verifique todos os links internos para obter o máximo de envolvimento;

– Utilize um serviço confiável como o Nitronews para efetuar seus disparos e visualizar relatórios para entender o desempenho das suas mensagens.

3. Segmentação

Embora outros canais possam resultar em uma conversão do cliente, o email ainda é o primeiro ponto de contato, e é a melhor oportunidade para reunir o máximo de informações possível sobre um cliente específico. Emails segmentados são muito mais relevantes, e ajudam a fortalecer o relacionamento entre marca e cliente. Segmente sem moderação!

4. Integração

Integração

Ao usar o email marketing na estratégia omnichannel, você pode conduzir os seus clientes em potencial para outros canais. Os dados do email podem mostrar que um cliente abriu sua mensagem, clicou na sua oferta, mas não conseguiu converter. Você pode comercializar novamente para essa pessoa usando notificações por SMS ou anúncios display, aumentando a visibilidade do seu produto e dando a ela outra oportunidade de conversão. As marcas podem usar seu banco de dados de email para potencializar anúncios digitais, e usar linhas de assunto, frases de impacto e outros conteúdos para recuperar a atenção dos usuários desengajados. Ao mesmo tempo, é possível incluir análises de produtos e publicações nas redes sociais para aumentar a confiança, e você provavelmente terá a conversão desejada. Por isso, não esqueça de integrar o email marketing com os outros canais (e vice-versa).

ID Digital: como acompanhar todas as atividades de um cliente e conectá-las através da estratégia omnichannel?

O ID digital é extremamente valioso quando se trata de entender o comportamento online de seus clientes. O ID digital é, em resumo, o endereço de email de um cliente. Esse pequeno recurso pode ajudar os profissionais de marketing a entender tudo, desde onde os clientes passam seu tempo online até o que estão comprando e onde têm maior probabilidade de gastar dinheiro no futuro. No universo digital de hoje, a tecnologia do consumidor mudou o jogo para os profissionais de marketing digital, e o email é a constante em meio a um mar de comportamentos em movimento.

Hoje em dia lemos a crítica de um filme no iPhone e imediatamente vamos assisti-lo na Netflix através do nosso iPad. Lemos uma história no tablet, e em seguida corremos para ver quem está twittando ou comentando sobre ela no Facebook. Comparamos os preços de produtos usando dispositivos móveis e, em seguida, mudamos para pesquisa de itens específicos no aplicativo ou pulamos para um computador para uma experiência mais imersiva, e depois voltamos a usar dispositivos móveis novamente.

O email está longe de estar morto – é o nosso identificador online exclusivo. De acordo com o Pew Research Center, 92% dos adultos usam email. É, sem dúvida, a melhor maneira de permanecer relevante. Porém, os consumidores são mais sofisticados hoje. Eles não têm nenhum problema em cancelar a assinatura da sua newsletter, marcar algo como spam ou até mesmo criar um email falso. As empresas devem fornecer conteúdo de email altamente direcionado e relevante para obter e manter a atenção dos usuários.

A grande pergunta que você precisa fazer agora é: estou usando o email como base da minha estratégia omnichannel? O ID digital permite que os profissionais de marketing observem o comportamento online, os dispositivos que os consumidores preferem usar, os horários em que são mais receptivos aos emails e dezenas de outras métricas ligadas aos hábitos digitais dos usuários. Após interações suficientes, você pode começar a prever ações futuras, fazer inferências sobre as preferências do cliente e prever compras futuras.

Todos os dados coletados no ID digital de um indivíduo ajudam a criar seu perfil unificado, permitindo interações cada vez mais relevantes e eficazes ao longo do tempo e dos canais – em outras palavras, para uma experiência de marketing omnichannel.

Hoje em dia é essencial que os profissionais de marketing ofereçam conteúdo personalizado. Para isso, use o ID Digital como um indicador de onde os usuários foram para prever para onde vão, e em quê estão interessados.

Como se preparar para uma estratégia omnichannel no futuro?

Como se preparar para uma estratégia omnichannel no futuro?

O truque do omnichannel é usar o email como ponto de partida. A partir daí, você pode coletar e organizar dados sobre os clientes e expandir a construção de uma experiência personalizada. Porém, é crucial tornar o email o mais personalizado e otimizado possível antes de iniciar em outros canais. Como em qualquer novo relacionamento, não é bom ter pressa.

Devido ao status do email como o principal canal de ROI de marketing, configurar o email de maneira eficaz é o roteiro omnichannel mais potente para obter o máximo de retorno. Mas antes de qualquer decisão, recomendamos que você considere seu objetivo. O objetivo da maioria das empresas é alcançar uma verdadeira estratégia omnichannel para maximizar a receita.

A melhor prática é geralmente começar com um canal. E nós, obviamente, recomendamos o email. As marcas mais bem-sucedidas nas estratégias omnichannel começaram com uma estratégia de email primeiro, depois amplificaram e expandiram seus esforços quando estavam prontas.

Se o omnichannel é o teto sob o qual todas as experiências de compras do cliente são armazenadas, o email é a base sobre a qual essas experiências devem ser construídas. A excelência omnichannel é mais do que alcançável para todas as empresas, independentemente do tamanho ou recursos. O caminho para o omnichannel é ter uma estratégia clara, e isso começa com o email marketing.

E você, já está se preparando para uma estratégia omnichannel no futuro? Conte conosco para construir a base com o email marketing!

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