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Fique atento: 5 motivos de reclamações por SPAM

1 – Não é dito de forma clara aos assinantes os motivos pelos quais eles devem se inscrever para receber e-mails e quando começarão a recebê-los.

Solução: Fornecer dados no formulário web, mensagem de confirmação e mensagem de boas vindas que permitem aos assinantes saber o que está acontecendo e o que precisa fazer (se confirmar, verificar e-mail, etc.).

2 – Conteúdo não solicitado.

Se os assinantes recebem uma informação que não lhe foi solicitada, isso é SPAM. Deve-se ter cuidado ao enviar informações sobre produtos ou conteúdos que se enquadram em determinada categoria. Por exemplo: se alguém se inscrever para receber receitas de cozinha, não se deve enviar ofertas para fornecimento de cozinha.

Solução: se você não tiver certeza sobre o conteúdo que está para enviar em seu email marketing, não envie! Se você executar várias listas, certifique-se de que apenas a lista que você solicitou irá receber a informação.

3 – Endereço inválido.

Os assinantes nunca serão capazes de responder com alguma dúvida ou preocupação se eles receberem mensagens de um endereço pelo qual não será possível contato – e-mail inválido. Isso pode ser frustrante e levar a queixas.

Solução: Convide a comunicação. Chame seus assinantes para lhe dar feedback das ações e diálogos nas redes sociais. As pessoas gostam de falar com outras pessoas, não com empresas. Isso é uma lição valiosa de marketing digital.

4 – Falta de marca na empresa.

Se o nome e o endereço estão na mensagem, mas ela não é relacionada com o domínio pelo qual foi enviada ao assinante, ele pode não reconhecer a mensagem e concluir que é SPAM.

Solução: Sempre mantenha sua marca consistente. Verifique se o nome de seu site corresponde ao nome enviado nas mensagens. Inclua o mesmo logotipo em todas suas campanhas e use a mesma assinatura.

5 – Esconder o link de cancelamento de assinatura.

Se houver um grande espaço entre o final do conteúdo e o link para cancelar a assinatura, torna-se mais difícil anular o recebimento de mensagens pelos assinantes que desejam cancelar. Isso pode gerar queixas, reclamações e até ações contra sua empresa.

Solução: inclua um link de cancelamento extra em seu cabeçalho. Isso facilita ao assinante, caso ele queira cancelar o recebimento das mensagens de e-mail.

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