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Feedback loop email marketing

Feedback Loop: o que é e qual sua importância para o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma solução adotada por um número muito grande de empresas de todos os portes e segmentos. Mas para que essa ferramenta realmente gere os resultados esperados, ou seja, atingir o público-alvo e manter um bom relacionamento com os clientes, algumas estratégias de aperfeiçoamento são indispensáveis e esse é o caso do Feedback Loop.

Trata-se de um recurso que oferece ao remetente um retorno sobre a reação do destinatário a respeito do e-mail enviado. A partir desse feedback, a empresa ou quem quer que tenha enviado a mensagem, pode classificar o destinatário como pessoa interessada ou não, e logo, saber se aquela ação tem chances de resultar em conversão.

Se você ainda não entendeu muito bem como o Feedback Loop funciona, fique tranquilo que iremos explicar de uma forma simples e detalhada e ainda, mostrar porque essa funcionalidade é tão importante dentro das estratégias de e-mail marketing.

Afinal, o que é Feedback Loop?

O que e feedback loop

Sabemos que a respeito das estratégias de marketing digital, é importante ter o máximo de dados de retorno possíveis para saber se as ferramentas utilizadas e cada campanha tem alcançado os resultados esperados.

A maioria dos recursos utilizados em favor das campanhas de publicidade na internet precisam de um acompanhamento efetivo e um sistema de monitoramento eficiente que seja capaz de indicar se os objetivos de cada estratégia estão verdadeiramente sendo alcançados.

Entendemos que essa análise é essencial porque investir em estratégias que não estão dando o devido retorno significa desperdício de tempo e de recursos, além de atrasar o desenvolvimento de uma empresa ou marca, uma vez que a mensagem não está surtindo efeito.

Nesse sentido, o Feedback Loop se destaca por ser uma forma de monitorar as ações de e-mail marketing e descobrir se essas mensagens estão provocando uma reação negativa. A partir disso, é possível adotar ações para excluir destinatários desinteressados da lista de envio e ainda, adotar medidas que garantam uma distribuição de material adequado.

Com o Feedback Loop, quando o seu destinatário optar por classificar o e-mail recebido como spam, você é notificado sobre essa reação. Essa é uma forma de ficar sabendo se sua audiência de e-mail marketing está reagindo bem aos seus disparos e caso parte dela não esteja, você pode eliminá-la da sua estratégia.

Tudo é feito de forma muito simples garantindo que você saiba quais são os usuários que estão insatisfeitos com o recebimento de suas mensagens ou de fato estão considerando o seu conteúdo como spam.

Como o Feedback Loop funciona?

Fluxo

A lógica de funcionamento do Feedback Loop é muito simples. Quando você envia seu e-mail para o seu público-alvo ou carteira de clientes, cada destinatário tem a opção de classificar seu e-mail como spam através do botão “reportar como spam”. Essa funcionalidade é disponibilizada pelos provedores de webmail, justamente para que os usuários não sejam incomodados com recebimentos inconvenientes ou inadequados.

Quando seu e-mail é classificado como spam, isso é considerado como um ”complaint” ou reclamação, em português. Se isso ocorrer com os seus disparos, é importante que você tenha conhecimento, porque dessa forma, você pode excluir esses usuários de sua lista, uma vez que eles definitivamente não têm interesse em sua mensagem e por essa razão, a ação não irá gerar a conversão que sua estratégia objetiva.

Para que tudo fique ainda mais claro e facilite sua compreensão, considere a seguinte estrutura sobre o Feedback Loop:

  • Você envia um e-mail marketing para um usuário;
  • O usuário recebe seu e-mail, mas, por alguma razão, clica em “marcar como spam”;
  • O servidor sinaliza a você que o e-mail enviado foi reportado como spam e dessa forma, você poderá excluir aquele destinatário da sua lista de envios.

Diante dessa trajetória, aquele usuário que marcou seu e-mail como spam, ou seja, mensagem indesejada, não irá mais receber seu material pelo simples fato de ter se mostrado desinteressado.

Vantagens do Feedback Loop

Agora que você já sabe o que é o Feedback Loop e como ele funciona, queremos apresentar as vantagens de ter esse sistema à disposição da sua estratégia de marketing digital baseada no envio de materiais por email. 

Identificar destinatários desinteressados

Dest Desinteressados

A principal razão para a utilização do Feedback Loop é poder identificar os usuários que estão “reclamando” dos seus e-mails e eliminá-los do seu banco de dados.

Essa medida é importante, primeiro porque faz você parar de investir tempo e recurso em usuários que não valorizam o seu conteúdo e ainda atrapalham seu processo de entregabilidade.

Além disso, as reclamações que o envio dos seus e-mails provocam podem fazer com que suas mensagens sejam direcionadas automaticamente para as caixas de spam, o que, entre outras coisas, pode atrapalhar seu e-mail marketing, assim como prejudicar a reputação da sua empresa ou marca. Sem contar nos riscos de ter o seu IP banido pelos servidores, o que seria um sério problema.

Oportunidade de alinhar o seu conteúdo com as necessidades da sua audiência

Alinhar conteudo

O Feedback Loop não é apenas uma ferramenta que ajuda você a perceber quais são os usuários que não se interessam pelo seu material, mas é também uma forma de adequar o seu conteúdo às necessidades do seu público.

Imagine a situação onde um número grande de usuários está classificando seus e-mails como spam. Ao invés de apenas excluir esses destinatários da sua lista, talvez seja necessário rever o teor do seu material e se ele realmente está adequado ao perfil da sua audiência.

Considere também que não apenas o conteúdo da sua campanha pode estar sendo problemático, mas pode ocorrer de a frequência de envio dos seus e-mails estar ultrapassando os limites que fazem uma campanha passar de relevante para inconveniente.

Muitas vezes, o problema não está no receptor, mas sim na mensagem e perceber essa possibilidade é importante para realizar as devidas correções e passar a distribuir conteúdo que seja realmente relevante para as pessoas que você deseja alcançar.

Ter um termômetro de como o público está reagindo aos seus disparos ajuda você a perceber se eles estão de acordo com a proposta da sua campanha e as demandas dos seus leads. Esse é um dos principais fundamentos da monitoria que essa e outras ferramentas de marketing digital permite e é o princípio fundamental que norteia todas as campanhas digitais.

Identificar problemas de rede

Com o Feedback Loop você é capaz de identificar a existência de problemas na rede. Isso significa que, se o seu IP estiver comprometido, você terá conhecimento disso e poderá adotar as medidas necessárias para a solução do quadro.

Analisar as campanhas de forma assertiva

Analisar campanhas

Através dos FBLs é possível não apenas verificar a fragilidade dos seus conteúdos, mas também confirmar os impactos das suas campanhas. Isso quer dizer que, diante de um retorno negativo com pouca expressão e uma grande aceitação por parte da concorrência, você terá confirmações de que suas estratégias estão no caminho certo e a partir disso, poderá focar em objetivos mais específicos para não somente ter uma boa aceitação dos seus materiais, mas também efetivamente alcançar conversão.

Como se cadastrar?

Para começar a usar o Feedback Loop você deve fazer um cadastro específico no provedor do seu e-mail. Existem diversos deles que oferecem esse recurso, dentre os quais, Yahoo, AOL, Hotmail e Zoho.

Alguns provedores não utilizam o Feedback Loop como recurso oferecido aos usuários e você pode verificar essa disponibilidade junto ao provedor que você utiliza.

Você deverá configurar uma conta de email através do qual irá receber as mensagens de retorno originadas do provedor. Esse endereço deve ter um script de análise para monitorar todas as mensagens recebidas e remover a informação necessária.

As informações solicitadas pelos provedores no momento do cadastro variam de acordo com cada um, mas normalmente são contatos, endereço de IP dos envios, domínio e o email cadastrado para o recebimento das mensagens.

Vale destacar que, apesar do Gmail não constar na lista dos provedores que contam com o recurso do Feedback Loop, o servidor trabalha com um mecanismo automático para cancelamento de cadastro. Dessa forma, mesmo que aquele remetente esteja na lista de remetentes confiáveis do usuário, o Google oferece a ele a possibilidade de cancelar o cadastro para recebimento quando uma mensagem é indicada como spam.

Após a confirmação, o Gmail envia um e-mail para o remetente solicitando que o cadastro do usuário seja cancelado.

Apesar de ser um esquema parecido com o Feedback Loop, ele só é possível se o remetente estiver na lista de endereços confiáveis do usuário, algo que não é necessário com os FBLs.

Convença o usuário a abrir o seu e-mail

Muitos usuários identificam os e-mails que recebem como spam antes mesmo de abri-los e esse é um dos grandes problemas do e-mail marketing. E um desafio para as empresas que trabalham com essa ferramenta é reverter esse quadro.

Nesse caso, não adianta caprichar no conteúdo e nem adequar a mensagem às necessidades da sua audiência se na prática, o seu e-mail será desqualificado antes mesmo de ser aberto.

A boa notícia é que para esse problema também há solução e é possível convencer o seu destinatário a abrir o seu e-mail ao invés de querer descartá-lo logo de cara.

O princípio fundamental para evitar que seus e-mails sejam classificados dentro da categoria de spam é torná-los atraentes à primeira vista.

A dica aqui é convencer o usuário a abrir o seu e-mail para que posteriormente, ele possa apreciar o conteúdo, utilizando uma linha de assunto interessante e atraente. Ou seja, ao invés de focar seus esforços apenas em um conteúdo relevante acreditando que isso é o suficiente para conquistar o usuário, trabalhe bem o elemento que será o primeiro a ser visto por ele.

A linha de assunto de um e-mail marketing deve ser forte o bastante para atrair o interesse do usuário, mas não apelativo a ponto de instantaneamente ser considerado um spam ou algo descartável. E diga-se de passagem, é justamente o assunto mal construído um dos principais responsáveis pela desqualificação do e-mail.

Para evitar esse tipo de problema, use adjetivos e imperativos que causem impacto e construa uma oração que funcione como uma prévia do valor que aquele conteúdo irá agregar.

Utilize termos que instigue a curiosidade do destinatário e leve-o a querer clicar para conhecer o conteúdo que está sendo apresentado.

Lembre-se sempre que, ainda que seu conteúdo seja poderoso, se ele obtiver uma taxa de leitura baixa, não adiantará muita coisa, então, o melhor é garantir que ele realmente será visualizado através da força da linha de assunto.

É importante frisar ainda que uma frequência exagerada de envios pode contar pontos contra a aceitação dos seus e-mails e gerar a rejeição que os fará ser classificados como spam pelo usuário.

O ideal é saber dosar a quantidade de disparos para não deixar seus destinatários saturados do seu conteúdo.

Uma última dica é evitar algumas palavras que podem encaminhar seu e-mail automaticamente para a caixa de spam.

Os provedores de webmail trabalham com filtros que fazem uma varredura no assunto e no corpo da mensagem para identificar palavras que indicam a chance de o e-mail ser um spam.

As palavras e expressões relacionadas a vendas são os maiores alvos dos filtros anti-spam, mas existem outras de categorias diversas que devem ser evitadas para que seu material não seja desperdiçado por ser considerado um spam.

O ideal é realizar um trabalho de pesquisa bem aprofundado para evitar esse e outros tipos de erro na sua ação de e-mail marketing ou melhor ainda, contar com os serviços de uma empresa de marketing digital que auxilie em todas as questões pertinentes a esse tipo de solução e estruture suas campanhas da melhor forma possível.

Como você acompanhou, o Feedback Loop é uma alternativa muito positiva para enriquecer as suas ações de email marketing e fazer com que elas sejam sólidas o suficiente para gerar engajamento e alcançar todos os objetivos pertinentes ao marketing digital.

Devemos destacar também que saber como os seus clientes estão recebendo seu conteúdo e de que forma reagem a ele é importante para criar uma relação produtiva, de confiança e boa para ambos os lados.

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