É importante ter uma landing page para e-commerce?
Você sabe qual é o papel da landing page e sabe de sua importância para o e-commerce? De início, podemos dizer que se trata de uma ferramenta indispensável para quem deseja empreender no mercado digital. Continue a leitura deste texto e descubra o porquê! Mas antes, que tal sabermos o que é landing page?
Saiba o que é landing page
Landing page é uma página totalmente focada na conversão de potenciais clientes em leads e na conversão desses em clientes. É ela, portanto, que tem a tarefa fundamental de fazer com que o tráfego orgânico de um site se transforme em oportunidades de negócios.
Mas, afinal, qual é a origem da landing page ou, melhor, quando essa ferramenta passou a ser utilizada no âmbito do e-commerce? Não se sabe ao certo quando a landing page passou a ser utilizada no contexto do mercado digital, porém, sabe-se que o termo significa aterrissagem ou página de destino, quando traduzido para o português.
Além disso, faz referência ao “pouso” que uma determinada pessoa faz para entrar em um site. Abordando o conceito a partir de um exemplo prático, podemos imaginar o seguinte: quando se pesquisa por um determinado assunto em ferramentas como o Google, a página que encontramos pode ser a tal “página de destino”, ou seja, a página que pode nos levar a um site, blog etc.
Porém, vale fazer uma ressalva. Nem toda página que encontramos a partir da pesquisa no Google é, de fato, uma landing page. Se ela apresentar alguns elementos como uma oferta, um formulário e uma chamada para ação (CTA), por exemplo, aí sim estamos diante de uma landing page.
No contexto do marketing digital, a landing page é geralmente utilizada como uma ferramenta estratégica na jornada de compra do cliente. Imagina-se todo o percurso que ele faz antes de comprar um produto ou serviço.
Por exemplo, antes de tomar a sua decisão, ele procura informações nos mecanismos de pesquisas a respeito do produto ou do serviço, toma ciência das vantagens e dos benefícios que o produto ou serviço pode oferecer, etc.
É nesse percurso que a landing page pode ser aplicada, visando, ao mesmo tempo, fornecer as informações que as pessoas precisam e solicitar dados sobre elas, como nome, e-mail e telefone, para que a empresa possa futuramente entrar em contato com o objetivo de fechar negócios.
Por que é importante ter uma landing page para o seu negócio digital?
Talvez já tenha ficado implícito no tópico anterior o motivo pelo qual uma landing page é importante para o seu negócio digital. Mas, caso ainda não tenha entendido, então continue a ler este texto.
Nem precisamos recorrer a uma vasta literatura para reconhecer a importância desse instrumento. Basta pegarmos as pesquisas do mercado digital dos últimos anos para termos como base.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce não para de crescer e vem mostrando resultados incríveis mesmo em tempos de crise, como foi o ano de 2017. Neste ano, segundo a ABComm, o e-commerce cresceu 12% quando comparado ao ano anterior e acredita-se que o mercado eletrônico crescerá 15% até o final do ano de 2018.
Os especialistas apontam que quando comparado ao varejo físico, o e-commerce se apresenta como um mercado de grande crescimento. A título de ilustração, segundo uma pesquisa feita pelo SpendingPulse, indicador de mercado da Mastercard, as vendas totais do varejo físico no Brasil em 2014 caíram 2,3% contra um crescimento de 26,7% do e-commerce.
Outro fator que fez o e-commerce disparar, de acordo com a mesma pesquisa, foi a mudança de comportamento do consumidor, que se encontra cada vez mais imerso no contexto digital, fazendo uso desse meio para atender as suas necessidades com comodidade e diretamente do conforto de seu lar, sem que tenha que se deslocar até uma loja física.
Mas por que estamos dizendo tudo isso a você? O e-commerce é ao mesmo tempo um mercado competitivo e cheio de oportunidades, como podemos ver. O empresário que não se valer de uma landing page para potencializar o seu negócio digital poderá não só deixar de aproveitar as oportunidades, como também se tornar uma presa fácil nesse mercado voraz.
Conheça as vantagens de ter uma landing page para o seu negócio digital
Agora que você sabe o que é uma landing page e tem ciência de sua importância, nada mais oportuno do que falar sobre as vantagens que ela pode oferecer ao seu negócio digital. Confira!
a) Trata-se de uma ferramenta do marketing digital que tem um baixo custo de criação e operação quando comparado às mídias tradicionais;
b) Possibilita que você possa segmentar o seu público e manter uma interação direta com cada público, levando em consideração o conteúdo e o objetivo da landing page;
c) Permite que você crie mais de uma landing page com objetivos diversos, levando em consideração a sua estratégia de marketing digital;
d) A landing page é uma das formas mais promissoras em termos de conversão;
e) Pode ajudar a sua empresa a alavancar as vendas. Segundo recentes estudos, quando bem feita, uma landing page pode aumentar as vendas em até 150% pelo e-mail marketing;
f) Permite que você, antes de colocar a landing page no ar, faça um teste para verificar a eficiência, bem como detalhes básicos, como o título, a descrição da oferta e o botão de chamada para a ação;
g) Além de permitir um teste prévio, também possibilita que se faça mudanças após a publicação da landing page, visando corrigir falhas. O que seria diferente, portanto, nas mídias tradicionais. Uma vez veiculada na TV, por exemplo, a possibilidade de ajuste é quase zero;
h) Possibilita que a sua empresa constitua um banco de dados segmentados por públicos estratégicos.
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