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Dicas para escrever para a web

Com a internet se tornando cada vez mais popular e parte indispensável de nossas vidas, surgiu também a necessidade de se criar mais e mais conteúdo para a web. Se antigamente somente escritores profissionais tinham a chance de serem publicados em livros, revistas e jornais, hoje em dia qualquer um pode criar textos para publicações em sites e blogs.

São milhares de novos textos na rede a cada dia, o que pode se tornar um problema. Como se destacar em meio a tanto conteúdo? Como criar textos que se adaptam às necessidades da nossa época? São essas as perguntas que a gente quer responder hoje.

Confira as nossas dicas para escrever para a web, e alcance melhores resultados com as suas publicações:

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Link: a diferença básica entre textos impressos e para a web

Os textos impressos a gente conhece desde sempre: podem ser ficcionais, informativos ou publicitários, entre diversas outras possibilidades. Mas o texto impresso tem uma característica em comum não importando o seu gênero: ele tem que entregar todas as informações de uma vez. Ele pode até contar com uma imagem ou gráfico, mas não conta com outros recursos para contar a história.

Já o texto para web é conhecido como hipertexto. Isso porque você pode usar links para conectá-lo a outro texto que explique melhor um conceito, sem a necessidade de entregar tudo de uma só vez. Por exemplo, se fizermos um texto sobre email marketing não é necessário explicar o que é email marketing ou dar dicas para email marketing, basta linkar para outros artigos que tratem sobre o mesmo assunto.

Ou seja, o texto para web tem que ser dinâmico e ao mesmo tempo completo. A atenção do leitor da internet é menor, então você não precisa “encher lingüiça”. Vá direto ao ponto.

O meio e a mensagem

Outra particularidade dos textos para a web é que eles diferem entre si de acordo com o veículo onde serão publicados. Escrever para a internet é um conceito muito amplo, portanto é necessário focar no seu público-alvo.

Se você vai escrever um texto para a sua página no Facebook, é necessário entender as especificidades do veículo e produzir um texto diferente do que será publicado no seu blog, por exemplo.

A mensagem que você quer transmitir também pede um formato específico de texto: se você pretende compartilhar conhecimento, pode optar por um e-book. Mas se o objetivo é divertir a sua audiência com um texto divertido, você pode redigir uma lista no estilo Buzzfeed.

Resumindo: é muito importante que haja pesquisa e planejamento para que você possa chegar no público certo com o texto certo.

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Escrever para a web é pensar sempre nos buscadores

Quem escreve para a web quer ser encontrado, certo? Não adianta criar conteúdo de qualidade se você não é lido. Por isso, é importante sempre pensar nos buscadores na hora de escrever seu conteúdo para internet.

O conjunto de técnicas que podem ajudar no ranqueamento do seu texto se chama SEO (Search Engine Optimization). O SEO é constituído de uma série de técnicas na redação, que partem de um mesmo princípio básico: escolher a palavra-chave certa para cada texto, e aplicá-la no título, intertítulos, conteúdo, descrição, fotos, etc.

Mas como descobrir a palavra-chave certa? É uma boa ideia verificar quais são os termos que são buscados no seu site, entender o seu público, e também usar ferramentas como o Google Keyword Planner (https://adwords.google.com/home/tools/keyword-planner/), que pode lhe dar uma boa noção do que está sendo buscado pelos usuários – e também da concorrência que você vai enfrentar na busca por cada palavra-chave.

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Entender HTML não é obrigatório para escrever para a web – mas vai facilitar a sua vida!

Não importa se você quer fazer da redação para a web sua profissão ou se só quer criar conteúdo de qualidade para divulgar a sua empresa: entender um pouco de HTML e da formatação dos textos é importante para organizar as suas ideias e facilitar o entendimento dos seus leitores.

Você não precisa mexer no código do blog inteiro, mas é importante saber inserir negritos, sublinhados e outros recursos para destacar as suas ideias. Os intertítulos, com os códigos h1, h2, e daí por diante, são bem importantes para o SEO dos seus artigos, por exemplo.

A maioria dos editores de texto hoje em dia, como o WordPress, conta com esses recursos de maneira bem simples e facilitada, bastando você selecionar a palavra ou frase que quer destacar e clicar em um botão. Mas às vezes pode ser necessário mexer direto no código, então é importante ter esse conhecimento. Uma boa maneira de aprender é fazer o curso online (gratuito) de HTML do Codeacademy. Acesse aqui pra fazer a sua inscrição: https://www.codecademy.com/

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Incorpore material multimídia para enriquecer seu conteúdo

A grande maioria dos serviços e redes sociais, como YouTube, Instagram, Twitter e Facebook, oferecem a possibilidade de incorporar o seu conteúdo em sites e blogs. Ou seja, você copia um código, cola no seu editor de texto, e o conteúdo aparece junto ao seu texto. Esse é um excelente recurso por dois motivos:

Conteúdo mais atraente
Com material multimídia, seu texto se torna mais completo e atraente. Os usuários gostam muito de assistir vídeos, por exemplo, e você estará entregando um conteúdo ainda mais interessante com vídeos embedados.

Você “segura” o usuário no seu site
Com o conteúdo embedado complementando o seu texto, você evita que o leitor saia do ambiente do seu blog ou site e “se perca” no conteúdo de terceiros. Os usuários da internet podem ser bem dispersivos, mas se for para navegar meio sem rumo, que seja no seu site, não é mesmo?

Seja original, sempre!

Não importa o formato dos seus textos, é importante que eles sejam sempre inéditos. O Google pune quem copia conteúdo alheio – além de ser moralmente errado, né? O mesmo vale para fotos: antes de usar uma imagem que você encontrou no Google, certifique-se de que a mesma pode ser compartilhada. E cite a fonte, sempre.

Gostou das informações? Compartilhe suas dicas para escrever para a web nos comentários!

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