Como fazer email marketing? 5 cinco passos
Você tem uma empresa, quer divulgá-la através do email marketing e não sabe por onde começar? Pode se acomodar na cadeira, pois esse post é pra você! Aprenda como fazer email marketing em 5 passos.
Criar um email marketing não é uma tarefa difícil, especialmente para quem já está acostumado. Mas se você está iniciando agora, algumas dúvidas podem surgir ao longo do caminho. Esperamos tornar tudo mais claro e simples, através dessas dicas para criar o seu email marketing.
Está pronto? Então confira como fazer email marketing em cinco passos:
1° passo: Crie uma lista de contatos
O primeiro passo para iniciar seu trabalho em email marketing é criar uma lista com os contatos que irão receber a sua mensagem. A coisa mais importante que você deve saber sobre a lista de contatos é que ela deve ser composta somente por pessoas realmente interessadas no que você tem a dizer. Nem pense em comprar listas prontas, pois muitos contatos são inválidos e sua mensagem rapidamente será classificada como SPAM (mensagem não solicitada), o que irá prejudicar os seus envios posteriores, já que os leitores de email costumam esconder as mensagens enviadas por remetentes suspeitos.
O ideal é formar a sua lista com contatos de clientes que deixaram seus emails durante uma visita à loja e / ou clientes que autorizaram o envio de mensagens durante uma compra. É importante também que você segmente esses contatos para que possa enviar mensagens realmente relevantes. Dessa maneira você mantém o bom relacionamento com seus clientes, e de quebra tem muito mais chances de efetuar uma venda!
2° passo: Escolha um serviço de email marketing
Depois de construir sua lista de contatos, é hora de escolher um serviço para fazer o envio do seu email marketing. É fundamental que você utilize um serviço específico para isso, já que mensagens enviadas por ferramentas como o Gmail são consideradas SPAM (e o próprio serviço impede o envio de mensagens em massa). Com uma ferramenta específica, você tem acesso a uma série de funcionalidades que serão muito úteis para que você possa divulgar a sua empresa da melhor maneira possível.
Nossa sugestão, claro, é o Nitronews. Para quem está iniciando temos o nosso plano gratuito, em que você pode enviar até 5.000 emails por mês para até 1.000 contatos. Você pode agendar seus envios, dividir seus contatos em listas e ver as estatísticas de cada envio. Para abrir sua conta gratuita, clique aqui: https://www.nitronews.com.br/
3º passo: Defina seus objetivos e crie sua mensagem
Agora que você já tem a sua lista de contatos e já abriu sua conta gratuita no Nitronews, é hora de parar e pensar com calma nos objetivos da sua mensagem. Você pode enviar um email marketing por muitos motivos: para fechar vendas, para se relacionar com os seus clientes, para convidá-los a visitar seu blog, ou muitos outros. É imprescindível que você saiba o que deseja e crie a sua mensagem com cuidado para que seus clientes façam exatamente o que você quer.
Após definir o seu objetivo, é hora de planejar e elaborar a mensagem. Selecione boas fotos e escreva um texto impecável, voltado para o seu público-alvo. Não esqueça de inserir um botão de call to action bem chamativo, para que o seu cliente não perca a oportunidade de clicar e efetuar a ação que você deseja. Caso você não tenha experiência em design e programação, com o editor do Nitronews você pode criar sua mensagem facilmente através dos modelos pré-estabelecidos onde você só arrasta e solta os elementos que deseja inserir na sua mensagem.
Aqui no blog você encontrará dicas incríveis para criar a sua mensagem, não deixe de navegar por todo o conteúdo e aprender ao máximo!
4º passo: Defina o melhor dia, horário e assunto antes de enviar
Depois da criação da sua mensagem, você tem que definir qual será o dia e horário do envio para seus contatos. Não existe uma fórmula pronta para isso: algumas mensagens têm uma performance melhor durante a semana, no meio do expediente, enquanto outras funcionam melhor durante o final de semana. A nossa dica é que você analise o seu público-alvo e tente prever o seu comportamento. Se você quer falar com um público que passa boa parte do dia offline, tente enviar à noite ou nos finais de semana. Mas se você quer falar com pessoas hiperconectadas, qualquer hora é hora.
Outro fator muito importante na elaboração da sua mensagem é a linha de assunto. A linha de assunto é a primeira informação que o seu cliente vê na caixa de entrada, portanto é fundamental que chame a atenção à primeira vista. Reserve um bom tempo para criar uma linha de assunto irresistível, que estimule a abertura do email.
5º passo: Analise os resultados
Após o envio do seu email marketing, é hora de analisar os resultados. O Nitronews oferece uma série de relatórios, e a nossa recomendação é que você preste muita atenção a cada um deles. Os relatórios disponíveis são:
Relatórios Gráficos; Relatório Geral – total de visualizações, cliques, descadastros e rejeições; Relatórios de Rejeições Detalhados; Relatórios de Descadastros Detalhados; Relatórios de Motivo de Descadastros; Relatórios de Visualizações Detalhados; Relatórios de Cliques Detalhados; Relatórios de Geolocalização (cidade, estado, região, país); Relatórios Detalhados (leitor de email, plataforma); Relatórios por Períodos do Dia; Histórico de Interações de cada contato; Relatórios completos de mensagens; Relatórios completos de listas; Exportação de Relatórios e Relatórios de Dispositivos (webmail, mobile ou Desktop).
Através dos relatórios você poderá determinar se enviou o email no horário certo, se o botão de call to action realmente recebeu muitos cliques, se a sua linha de assunto funcionou, entre outras coisas. Com essas informações, você será capaz de fazer as alterações necessárias em seus próximos envios, e ter sempre os melhores resultados possíveis com o email marketing.
Gostou das dicas? Agora você é capaz de criar a sua própria mensagem de email marketing com o Nitronews e aumentar o alcance da divulgação da sua empresa!
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