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Chatbots: como usar a Inteligência Artificial a favor do seu e-commerce

Inteligência Artificial é um termo cada vez mais em voga no universo do Marketing Digital. Aquele futuro previsto por filmes de ficção científica, onde robôs efetuam tarefas simples e substituem os humanos, está cada vez mais próximo da realidade. Mas não precisa se preocupar: você não vai perder o emprego. Os chatbots são ferramentas que irão ajudá-lo a efetuar mais vendas e prestar um melhor serviço para o seu cliente.

E não são só os chatbots: as próprias redes sociais já apresentam algoritmos para mostrar seu conteúdo para os usuários com maior probabilidade de interesse pelo seu produto ou serviço. Claro que é possível segmentar os anúncios no Facebook, Twitter ou Instagram, mas a Inteligência Artificial por trás desses sites ajuda você a alcançar resultados ainda melhores.

Talvez você já tenha passado por isso: depois de fazer uma pesquisa no Google ou até falar sobre um produto você passou a ser impactado por publicidade sobre o mesmo. Não é magia, é tecnologia: a Inteligência Artificial está de olho em todos os nossos passos na internet, e pronta para nos mostrar os resultados mais contextualizados possíveis. E a sua empresa pode se beneficiar muito dela.

Mas hoje vamos falar dos chatbots e das suas possibilidades. Fique ligado!

Como usar os chatbots na estratégia de marketing do seu e-commerce

Estamos vivendo um momento de virada, em que os chatbots estão se tornando cada vez mais populares – e mais abrangentes. Você pode pensar em diversos usos para os chatbots, mas hoje vamos abordar os mais comuns, e que você pode aplicar facilmente na estratégia de marketing do seu e-commerce. Fique de olho e inspire-se para usar os chatbots para divulgar ainda mais os seus produtos e serviços:

Tirando dúvidas

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Os chatbots são uma excelente opção para o SAC da sua empresa, tanto nas redes sociais quanto no seu site. Você poderá configurar o robô da maneira mais conveniente, com o tom de conversa mais apropriado e com acesso a todo o seu banco de dados.

Dessa maneira, além de diminuir os custos com uma equipe de SAC, você terá um atendimento muito mais ágil e mais completo para os seus clientes. Os usuários interessados na sua empresa não precisarão esperar em fila para tirar as dúvidas, e suas chances de conversão aumentam consideravelmente.

Nesses tempos de imediatismo, nenhum usuário está disposto a esperar para receber uma resposta. Ele simplesmente vai entrar em contato com o seu concorrente, e é por isso que a agilidade no atendimento é fundamental.

Fazendo sugestões

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Além do atendimento de SAC ágil e qualificado, os chatbots também podem ser uma opção interessante para encantar o seu cliente. Uma boa ideia é usar os chatbots, tanto nas redes sociais como no seu site ou em aplicativos de mensagens instantâneas como o Telegram, para sugerir os melhores produtos ou serviços para os seus clientes.

Você pode fazer isso em um formato de quis ou como uma conversa mesmo. O importante é que, baseado nas informações que você receber, o chatbot possa indicar qual é o produto mais adequado para o seu cliente.

Uma empresa que usou o recurso com maestria foi a sueca H&M, que ofereceu um chatbot para sugerir roupas e looks para os seus clientes. Hospedado na plataforma Kik (https://bots.kik.com/#/hm), o chatbot da H&M faz algumas perguntas sobre o estilo dos usuários e sugere peças da marca para combinar com aquelas que o usuário já possui.

É uma excelente maneira de promover a marca e ser útil para os consumidores ao mesmo tempo, não acha?

Fortalecendo o relacionamento com os consumidores

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Além de fazer sugestões, existem outras maneiras de usar um chatbot para fortalecer o seu relacionamento com os consumidores. Já foram lançadas algumas iniciativas nesse sentido, que podem servir de inspiração para os profissionais de marketing interessados em adotar os chatbots na sua estratégia.

A Intel, por exemplo, lançou um chatbot no Telegram dedicado aos jogadores de Pokémon Go. O robô avisava sempre que novos bichinhos apareciam na cidade escolhida, informando a localização dos Pokémon. Veja bem, a Intel não tem relação nenhuma com o jogo, mas mesmo assim usou a ferramenta para estreitar seu relacionamento com um público composto, em sua maioria, por nerds e geeks.

Durante as festas de fim de ano também é comum vermos chatbots com temas natalinos, como aqueles em que o usuário pede seu presente para o Papai Noel, espalhados pelas redes sociais. Esses chats nem sempre oferecem os produtos das empresas, mas são uma excelente maneira de reforçar a marca através de relacionamento com os usuários.

Os benefícios de usar chatbots na sua estratégia de marketing

Além de promover um atendimento ágil para os clientes, os chatbots também oferecem benefícios bastante claros para as empresas. Confira alguns:

Economia

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O mais evidente dos benefícios dos chatbots é, sem dúvida, a economia. Digamos que você tem uma grande demanda de usuários no seu SAC: é possível enxugar consideravelmente a estrutura de funcionários ao adotar os robôs no atendimento.

Isso não significa que você não precisará de humanos trabalhando na sua equipe. Falta o toque humano nos chatbots, que não entendem ironias e outras nuances da comunicação, mas eles podem fazer o primeiro atendimento antes de passar o usuário para uma pessoa real.

Personalização

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Não pense que o atendimento através de chatbots precisa ser robótico. Você pode definir o tom da conversa na hora de programar o atendimento, e inserir expressões e outros detalhes que “humanizem” o robô.

Dessa maneira é possível manter o tom da comunicação da sua empresa mesmo durante o atendimento com chatbots. E isso só reforça os valores da sua marca, o que é muito apreciado pelos consumidores.

Agilidade

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E sim, como falamos antes, com os chatbots você proporcionará um atendimento muito mais rápido e completo para os seus clientes. Configurando um banco de dados completo, o chatbot será capaz de enviar a melhor resposta em questão de segundos.

Por isso, pense em adotar essa solução para encantar o seu cliente em todos os sentidos possíveis!

 

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