Acessibilidade no email marketing: como tornar sua mensagem clara para todos
Que o email marketing é uma poderosa ferramenta para divulgar produtos, serviços, promoções e conteúdo, todo mundo já sabe. Com o email marketing sua empresa é capaz de entregar a mensagem diretamente na caixa de entrada dos usuários, o que garante que você impactará os seus consumidores exatamente da maneira que planejou.
O problema é que nem todos os usuários têm a mesma capacidade de ver e interpretar a sua mensagem. Existem usuários com limitações na visão, por exemplo, que podem ter dificuldades para ler o texto no seu email. Por isso, é fundamental que você pense em maneiras de tornar o seu email acessível a todos os seus clientes, independentemente das suas limitações.
Confira alguns dados que comprovam a necessidade da criação de emails acessíveis:
– Cerca de 253 milhões de pessoas vivem com deficiência visual em todo o mundo, das quais 36 milhões são cegas e 217 milhões têm comprometimento moderado a grave da visão.
– Há cerca de 300 milhões de daltônicos no mundo.
– As pessoas com deficiência usam a internet e enviam emails normalmente, graças a tecnologias e ferramentas adaptativas.
A acessibilidade no email marketing é um fator importante, que você deve levar em consideração sempre na hora de elaborar uma nova mensagem. A acessibilidade nos emails é a prática de projetar seu conteúdo de tal forma que ele elimine barreiras para seus assinantes com deficiência e permite que eles acessem, percebam e interajam com o conteúdo.
Não pense apenas nas pessoas com deficiência: um email acessível é mais legível, lógico e mais utilizável por todos. Por isso, trazemos hoje algumas dicas para que o seu email seja bem recebido por toda a sua base de contatos. Continue lendo e confira as maneiras de tornar o seu email acessível:
Melhores práticas para criar emails acessíveis
O design e o conteúdo dos emails desempenham um papel importante para torná-lo acessível a todos. Para atender aos requisitos básicos de acessibilidade, seu email deve ter o seguinte:
Manter a ordem de leitura lógica
Estabeleça uma ordem lógica e mantenha uma hierarquia do seu conteúdo de email. Independentemente do tamanho da tela, seus assinantes devem poder visualizar o conteúdo do seu email em uma ordem de leitura lógica. Isso ajudará especialmente pessoas com deficiências cognitivas e assinantes usando leitores de tela. Além disso, uma ordem lógica ajudará os usuários a localizar as informações-chave mais rapidamente.
Use fontes grandes e legíveis
Mantenha os usuários com problemas de visão em mente ao definir o estilo de fonte e o tamanho do seu email. As fontes menores que 14pt são difíceis de ler em telas de computador ou notebook. Mantenha o texto uniformemente espaçado e use fonte de tamanho acima de 14pt para que seja facilmente legível. Minimize o uso de vários estilos de fonte e tipos de letra que podem tornar o conteúdo confuso.
Simplifique o conteúdo
Mantenha o seu conteúdo tão simples e curto quanto possível. Vá direto ao ponto e evite tanto layouts complicados quanto metáforas visuais. Evite justificar a sua cópia e destaque as áreas importantes da sua mensagem.
Insira espaços em branco no seu texto
Ler muitos parágrafos sem o espaçamento adequado requer muito esforço para quem tem deficiência visual. É importante criar espaço em branco suficiente em torno do texto para facilitar a leitura. Defina as alturas de linha apropriadas para o texto e adicione preenchimento às tabelas e imagens no seu conteúdo. As pessoas que leem seu email devem poder mapeá-lo rapidamente.
Use os esquemas de cores corretos
As cores podem ser confusas para aqueles com deficiências de visão de cor. Portanto, considere como os usuários percebem cores diferentes e escolha um esquema de cores de acordo. Mantenha o arranjo de cores básico: texto escuro em fundo claro e texto claro em fundo escuro para garantir que o conteúdo seja facilmente distinguível.
Inclua uma opção somente de texto
Os seus emails devem ter as opções de texto sem formatação e HTML quando os usuários se inscrevem. Enquanto os emails HTML carregarão as imagens, o email somente de texto irá permitir que os usuários leiam o email confortavelmente. Uma versão em texto simples do seu email pode ser útil especialmente para aqueles que usam leitores de tela, pois fornecem apenas o conteúdo principal.
Faça os links clicáveis proeminentes
Mantenha os links clicáveis grandes e visíveis, especialmente para aqueles que têm problemas na precisão do controle de mouse. Mantenha o link diferenciado das imagens e verifique se o texto descreve o que está no link. Diga a seus leitores o que esperar do link. Por exemplo, ao invés de apenas dizer “clique aqui”, deixe-o mais preciso dizendo “Clique aqui para ver os produtos”.
Tenha design responsivo no seu email
Mantenha o design responsivo para que seu email seja compatível com dispositivos móveis, leitores de tela e todos os outros dispositivos. Mantenha o equilíbrio de texto e imagem, e destaque a mensagem principal para que seja transmitida com clareza, independentemente do dispositivo e do serviço de email no qual os assinantes a vejam.
Escreva linhas de assunto precisas
A linha de assunto é o primeiro contato que o usuário tem com seu email. Mantenha as linhas de assunto resumidas e diretas. As linhas de assunto devem dar clareza aos assinantes para saber o que está dentro da sua mensagem. As linhas de assunto claras não só facilitam o acesso aos seus emails, mas também melhoram o envolvimento geral dos usuários.
Considerações sobre codificação
Usar a tipografia em HTML ao desenvolver emails ajudará a tornar os emails acessíveis. Aqui estão algumas maneiras de implementá-las em seu código:
Use tags semânticas
Os elementos de cabeçalho em emails, como <h>, <p> e <tab>, asseguram a hierarquia aos assinantes que usam leitores de tela, que talvez não consigam escanear seus emails de outra forma. Em vez de usar declarações como texto em negrito e cores, use tags semânticas, como <h1>, <h2> e <p> que identifiquem e diferenciem as seções importantes do seu conteúdo.
Use texto Alt apropriado para imagens
Inclua texto alternativo adequado para as imagens em seu email para descrever a imagem quando um assinante não pode visualizar suas imagens. Verifique se o texto descreve claramente a imagem.
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