7 tendências do email marketing que aumentam suas vendas
Quando os primeiros emails foram enviados, ninguém poderia prever que a ferramenta se tornaria uma estratégia de marketing digital eficaz para interagir com clientes existentes e potenciais. Com 2,5 bilhões de usuários em todo o mundo, o email é uma ótima maneira para alcançar seu público-alvo, entregar uma mensagem de marca, manter contato com seus leitores, adquirir clientes e até mesmo fornecer suporte ao cliente, não importa em qual nicho de negócios você atua.
Mas tem uma pegadinha: o usuário médio envia e recebe em média 126 emails por dia. Com o grande número de emails em massa e spam que a maioria recebe, sua mensagem pode ficar escondida na caixa de entrada ou incomodar seus clientes em potencial. Em outras palavras, é preciso conhecimento e prática para executar uma campanha de emai marketing bem-sucedida.
Felizmente, o mercado acompanha atentamente as mudanças no comportamento dos usuários e fica de olho nas tendências que podem ajudar seu email marketing a não só impactar os usuários, mas também aumentar as vendas.
Continue lendo e confira como usar as novas tendências do email marketing para aumentar suas vendas:
Por que se preocupar com o email marketing em 2020?
Embora as redes sociais e os mensageiros instantâneos sejam cada vez mais populares, ainda é difícil ter os mesmos resultados do email marketing com essas ferramentas. Segundo uma pesquisa recente divulgada pelo MailChimp, 59% dos profissionais de marketing ainda têm maior ROI (retorno sobre investimento) através do email. Por quê?
Os números falam por si:
– 61% dos clientes desejam que as marcas forneçam informações por email
– 59% dos consumidores afirmam que os emails de marketing influenciam suas decisões de compra
– 49% dos usuários dizem que desejam receber emails promocionais de suas marcas favoritas semanalmente.
Ou seja, o email marketing ainda é a melhor maneira de falar diretamente com o seu consumidor e atrair sua atenção – o email não tem tantas distrações quanto as plataformas de mídias sociais, por exemplo. Vale a pena se manter atualizado e tirar o maior proveito possível do email marketing!
Sete tendências de email marketing que podem gerar mais vendas em 2020
1) Design minimalista
Como os usuários recebem um grande número de emails de marcas, é crucial que qualquer empresa se destaque da multidão. Quando se trata de criar emails atraentes, a maioria das pessoas acredita que imagens brilhantes e coloridas podem atrair atenção. No entanto, os emails em texto sem formatação são melhores, pois são mais autênticos e claros. Portanto, não é de admirar que o design minimalista de email ajude a vender mais.
Na era das postagens pagas e dos anúncios excessivamente polidos, os clientes desejam autenticidade. Portanto, o envio de emails simples ajuda a humanizar sua marca e a estabelecer uma conexão emocional com os clientes. Isso também significa que as empresas podem ficar um passo à frente de seus concorrentes que se concentram em seus produtos, não nos clientes e em suas necessidades.
Em resumo, o design minimalista do email ajuda a:
– Otimizar o tempo de carregamento do email
– Entregar uma mensagem de marca clara e direta
– Manter o foco na oferta, e não no design
Ao enviar emails de design minimalista, você ganha mais atenção dos clientes com a oferta, não com a imagem. Como resultado, você compartilha uma mensagem clara da marca com seu público-alvo, que ajuda a vender mais.
2) Campanhas automatizadas hiperpersonalizadas
Com foco na psicologia, as marcas podem aumentar a taxa de abertura se colocarem seus clientes em primeiro lugar e pensar em seus problemas individuais. É da nossa natureza falar muito sobre nós mesmos e nossos interesses, portanto, não é de admirar que lembrar o nome de alguém seja uma maneira comprovada de convencer as pessoas a comprar de você.
E quando se trata de email marketing, as campanhas automatizadas hiperpersonalizadas são o futuro da personalização que oferece ótimos resultados: os emails segmentados e direcionados geram 58% de toda a receita. Com a hiperpersonalização, as empresas podem considerar o comportamento de navegação e os dados em tempo real para enviar emails altamente relevantes.
Campanhas automatizadas hiperpersonalizadas ajudam a reduzir o abandono do carrinho e aumentar as vendas. Os visitantes deixam seu site por vários motivos, e o envio de uma oferta personalizada pode ajudar a lembrar os visitantes sobre suas intenções. Além disso, com campanhas automatizadas, é mais fácil coletar os dados certos e entregar a mensagem certa sem gastar muito esforço e tempo.
3) Otimização para dispositivos móveis
Prevê-se que o número de usuários de celulares atinja 7,26 bilhões até o fim de 2020. O uso de telefones celulares ajuda as pessoas a economizar tempo e resolver seus vários problemas enquanto estão em movimento: da leitura de emails à tomada de decisões de compra. Não apenas cerca de 61% de todos os emails são abertos e lidos em dispositivos móveis, mas também 79% dos usuários móveis fizeram uma compra online com o dispositivo nos últimos 6 meses, o que significa que os clientes estão prontos para aprender mais sobre o seu produto e comprá-lo com o celular.
Porém apenas 20% das campanhas de email são otimizadas para dispositivos móveis. Isso significa que os clientes não podem ler a mensagem, e o email acaba sendo enterrado – e esquecido – na caixa de entrada.
Um email bem otimizado é limpo e simples para ter manter uma ótima aparência em smartphones. Depois de otimizar seu email para celular, é mais provável que você aumente a taxa de cliques por email. O email marketing mobile está conquistando o mundo e, portanto, otimizar sua campanha de email para dispositivos móveis é essencial se você deseja enviar sua mensagem e aumentar as vendas.
4) Integração com as redes sociais
Nas inúmeras plataformas de mídia social, parece que todo usuário encontrou uma rede para chamar de sua. O número de usuários de redes sociais está em constante crescimento: de acordo com Emarsys, cerca de 42% da população (3,2 bilhões de usuários) estão nessas plataformas. Para as marcas, isso significa uma maneira alternativa de alcançar seus públicos-alvo, estabelecer uma conexão com eles e entregar a mensagem da marca – sem ser muito invasiva ou vendedora em excesso.
Para aproveitar ao máximo seu email marketing, é importante integrá-lo às mídias sociais, pois as pessoas usam as redes para descobrir produtos e ler as opiniões dos clientes. Além disso, os clientes modernos almejam recomendações de colegas antes de tomar a decisão de compra, portanto, trabalhar com nano e microinfluenciadores do Instagram é uma ótima maneira de aproveitar as avaliações de clientes e, portanto, começar a vender no Instagram.
Uma boa ideia é criar uma hashtag da marca, e também incluir botões de mídia social nos emails para permitir que seus assinantes saibam como encontrar a empresa nas redes sociais. Quando as marcas interagem com os compradores nas mídias sociais, essas pessoas gastam 20 a 40% a mais, o que significa mais vendas para as empresas. Assim, a combinação de marketing por email e mídias sociais é uma ótima maneira de promover seus produtos, ganhar confiança do cliente e obter melhores resultados.
5) Popularidade do conteúdo em vídeo
Nos últimos anos, o conteúdo em vídeo ganhou muita popularidade entre os usuários. Hoje, as pessoas passam muito tempo assistindo a vídeos online e esse se tornou um dos tipos de conteúdo favoritos para a maioria dos consumidores. 90% dos clientes consideram que os vídeos de produto são úteis no processo de decisão: com o conteúdo do vídeo, é mais fácil exibir seu produto, explicar como usá-lo e até criar autoridade de marca.
E se você deseja criar emails interativos que geram resultados comerciais, faça dos vídeos parte de sua estratégia de email marketing. Além disso, mais e mais marcas usam gráficos em movimento para exibir produtos, com ótimos resultados.
O conteúdo em vídeo pode ajudar seu público-alvo a viver uma vida melhor. Como resultado, a marca ganha credibilidade de maneira criativa e se torna a opção número um quando se trata de tomar decisões de compra.
Confira algumas ideias de conteúdo em vídeo para sua campanha de email marketing:
– Unboxing (vídeo onde usuários abrem a embalagem dos produtos e mostram todos os acessórios, além de falar sobre a apresentação do produto)
– Reviews e avaliações (para manter a credibilidade da empresa, o ideal é usar reviews e avaliações de usuários e influenciadores reais, sem relacionamento com a marca)
– Tutoriais
– Anúncios de lançamento de novo produto
– Resumo de especialistas
– Tendências e dicas de nicho
6) Histórias da marca
É a era da autenticidade da marca: com um grande número de anúncios excessivamente comerciais, os clientes modernos buscam uma marca genuína com pessoas reais por trás dela. Portanto, é hora de humanizar sua marca, se você quiser vender mais com o poder das histórias da marca para atrair seus assinantes e envolvê-los.
As histórias têm um grande impacto em nossa percepção, pois são 22 vezes mais memoráveis que os fatos. Além disso, a narrativa da marca ajuda a criar um vínculo emocional com seus assinantes, humanizar sua marca, criar autenticidade da marca, prender a atenção dos clientes e influenciar o comportamento do consumidor.
Com a ajuda do email marketing, as empresa levam os assinantes aos bastidores para mostrar as pessoas que estão por trás de sua marca. Embora o email convide os assinantes a dar uma olhada nas dicas dos especialistas, ele conta a história e, portanto, humaniza a marca e atrai o público – o que, consequentemente, aumenta as vendas.
7) Inteligência Artificial no email marketing
Inteligência artificial, ou IA, é um termo que parece assustar muitos profissionais de marketing, principalmente aqueles que passaram a maior parte da carreira em agências tradicionais de marketing e publicidade.
Na verdade, a maior parte da IA discutida no mundo do marketing diz respeito à automação de processos. A automação de marketing é centrada no fornecimento do conteúdo mais relevante no momento mais adequado para um indivíduo ou grupo específico, sejam eles clientes existentes ou potenciais. A parte inteligente vem de como os sistemas de IA aprendem com comportamentos passados para moldar ações futuras.
A IA deve ser vista como a solução para um grande número de processos, em vez de mais um avanço tecnológico aterrorizante para entender. Ela não apenas substitui os processos de segmentação tradicionais, mas transforma completamente os níveis de relevância que nós, como profissionais de marketing, somos capazes de fornecer aos consumidores.
O objetivo de fornecer a mensagem certa para cada pessoa nunca mudará; é o método para alcançá-lo que muda. Essa tendência é mais relevante para as marcas com públicos-alvo relativamente variados ou muitos e diversos produtos. O processo manual de segmentação de destinatários, usando dados que geralmente são coletados durante o processo de inscrição, já está sendo substituído por softwares mais eficientes e inteligentes que nós.
O big data sustenta o desenvolvimento da IA e continuará a ter um grande papel a desempenhar. É importante ressaltar que trará toda uma gama de aplicativos em termos dos níveis de personalização e segmentação que somos capazes de fornecer.
Não tema “os robôs” – a IA está aqui para forçar os limites do que nós podemos alcançar em termos de correspondência de usuários individuais com experiências digitais que foram perfeitamente adaptadas a eles.
Conclusão
O email marketing ainda é uma ferramenta poderosa para impulsionar as vendas, quando bem feito. Para estar um passo à frente dos seus concorrentes e garantir que seus assinantes vão ler e recordar de suas campanhas de email, pense nas necessidades deles e use as tendências de email marketing a seu favor. Afinal, conhecer as tendências é uma ótima maneira de transmitir sua mensagem da maneira que seus assinantes desejam. Seja através da segmentação, personalização ou frequência de envio de email, todos os aspectos do email marketing estão à sua disposição para fornecer as comunicações mais relevantes no momento ideal.
Gostou das dicas? Não esqueça de deixar seu comentário abaixo!
0 Comentário