User Experience: descubra a importância desse conceito para as suas estratégias
User Experience é uma estratégia que tem gerado impacto significativo nos ambientes empresariais. Compreender a sua importância no mercado globalizado é essencial para melhorar o posicionamento do seu negócio e estabelecer um relacionamento mais intensificado com os seus clientes consumidores.
Nesse artigo, saiba tudo sobre User Experience e descubra a importância desse conceito para suas estratégias.
O que é User Experience?
O termo também mencionado como UX Design significa “experiência do usuário” e é comum sua utilização em empresas que atuam com projetos na área da tecnologia e em organizações que atuam no setor.
Embora seja um termo utilizado por desenvolvedores de softwares, sites, aplicativos, entre outros, é um conceito que pode ser aplicado em empresas de qualquer segmento e que tenham por finalidade o desenvolvimento de produtos ou prestação de serviços.
Nessa perspectiva, User Experience é um conceito utilizado para adaptar determinados produtos ou serviços promovendo uma experiência agradável para os seus usuários a partir da análise de dados de determinado público-alvo.
A aplicação do UX não é importante somente para as transformações digitais em uma empresa, mas também para os departamentos físicos de uma organização, de forma que os clientes possam frequentar esse ambiente de forma acessível e sem complicações para a solução de seus problemas.
A importância do User Experience
O User Experience é uma aplicação de extrema importância para os segmentos que desejam otimizar seus serviços, produtos e ambiente profissional para melhorar a qualidade de atendimento do seu cliente. A partir desse conceito, é possível que se estabeleçam estratégias eficientes para a promoção de uma boa experiência dos clientes em relação a sua empresa, atraindo um maior fluxo de pessoas para o negócio, aumentando as oportunidades para fidelização de novos clientes na empresa.
Assim, aplicar a User Experience na sua empresa é importante para:
– Desenvolver uma identidade visual moderna e inovadora para o seu negócio;
– Utilizar dos meios digitais como uma forma de tornar seus produtos e serviços acessíveis ao seu público-alvo;
– Utilizar da tecnologia como uma proposta de acesso otimizado aos produtos de forma a promover um atendimento prontificado e mais prático, permitindo que seu cliente tenha contato com suas ofertas em tempo real e de forma remota;
– Desenvolver a otimização de ambientes empresariais, permitindo acessibilidade para seus clientes e promovendo uma boa experiência de compra na estrutura física da empresa.
A importância da experiência de usuário está em um sistema visionário, onde o empreendimento passa por um processo de renovação com a implementação de um sistema inclusivo e mais satisfatório para as relações comerciais.
Como desenvolver o UX na sua empresa
É necessário ter habilidades específicas para o desenvolvimento das estratégias de User Experience dentro do seu empreendimento.
Isso significa que é necessário considerar alguns fatores como meios efetivos para a sua aplicabilidade no ambiente profissional. Assim, determinamos como fatores relevantes para o desenvolvimento e aplicação da UX em empresas:
– Pesquisa avançada: os profissionais que desejam aplicar estratégias capazes de desenvolver uma experiência agradável aos seus usuários devem ter habilidade para a realização de pesquisas.
Nessa perspectiva, ele deve pesquisar coletar e analisar dados e informações de forma detalhada e objetiva, sendo capaz de identificar o comportamento do usuário em plataformas ou na estrutura física da empresa.
Nesse sentido, as pesquisas realizadas podem ser aplicadas através dos meios tecnológicos, via online, ou de forma presencial, diretamente no estabelecimento comercial.
– Compreendendo os sistemas: que a tecnologia está presente no desenvolvimento de todos os segmentos no mercado competitivo, isso não é nenhuma novidade.
No entanto, é imprescindível que os profissionais conheçam com profundidade seus sistemas de atendimento para perceber se seu cliente está sendo receptivo, ou não, com os produtos, serviços e atendimento que sua empresa está oferecendo.
Assim, é necessário compreender se os sistemas digitais e o espaço físico da sua empresa são acessíveis para clientes com diferentes limitações e se seu negócio está preparado para atender a todas as necessidades desse público.
Arquitetura da informação: É uma estratégia importante e que se desenvolve a partir das pesquisas realizadas.
A partir dela é que serão definidas todas as transformações necessárias para que a UX seja aplicada com maior efetividade no empreendimento permitindo ampla acessibilidade e maior funcionalidade nos sistemas de gestão e atendimento.
– Identificar um design visual: o design visual de sua empresa, marca e produtos são muito importantes para que o seu cliente tenha uma boa experiência nos processos de compra.
Nos ambientes virtuais as cores, disposição de imagens e gráficos, informações de produtos, dentre outros elementos, são agentes capazes de atrair clientes quando bem trabalhos em sua apresentação.
Nesse sentido, apostar na composição visual do seu negócio é pensar de forma progressiva e ampla visibilidade para as suas ofertas no mercado em que atende.
Elementos Essenciais do User Experience
Ao criar um projeto para a aplicação do User Experience, é necessário que sejam utilizados alguns elementos, os quais serão necessários para a obtenção de resultados positivos para o projeto.
– Elemento Useful: significa que qualquer produto e/ou serviço ao ser desenvolvido ou apresentado precisa ter uma utilidade para o cliente consumidor ou servir para alguma finalidade. Ele deve ser útil para quem o adquirir.
– Elemento Usable: além de ser útil, esse produto deve ser utilizável. Ou seja, o cliente ao adquirir esse produto, deve saber como usá-lo. Assim, o ideal é que o produto tenha seja útil e prático de usar.
Nos sistemas virtuais, por exemplo, podemos citar os sites com plataformas intuitivas e que promovem, pela sua acessibilidade, uma boa experiência ao usuário, que por sua vez consegue trafegar nesse ambiente sem maiores complicações.
– Elemento Desirable: ao desenvolver um projeto no conceito UX Design é necessário se considerar a necessidade das pessoas que consumirão esse produto ou serviço.
Nesse sentido, é essencial que sejam desenvolvidos produtos que o público-alvo deseje comprar ou que sintam a necessidade de ter.
– Elemento Accessível: o produto desenvolvido deve apresentar acessibilidade para os diferentes tipos de usuários. Isso significa que é necessário conhecer o seu público para desenvolver produtos ou oferecer serviços em ambientes (virtuais ou físicos) promovendo um atendimento acessível e inclusivo a todos os perfis de clientes.
– Elemento Credibilidade: com o desenvolvimento de produtos que sejam relevantes e acessíveis para os seus clientes, o reconhecimento é algo inevitável em qualquer segmento.
A credibilidade é requisito importante para o conceito de marca e para a promoção da satisfação do cliente. É uma conquista que os empreendimentos adquirem com o tempo e a partir de um trabalho bem desenvolvido.
– Elemento Findable: esse elemento se refere a localização, ou melhor, promove ao usuário as condições adequadas para que ele encontre todas as funcionalidades. Assim, o usuário consegue acessar a sites, aplicativos, plataformas ou manipular produtos sem dificuldades nenhuma.
– Elemento Valuable: esse elemento determina o valor do seu produto. Ou seja, o quão importante esse produto é para os seus clientes, para a sua empresa e se realmente ele é lucrativo para o seu negócio. É um elemento que considera o custo-benefício dos produtos e determina o impacto dele para os seus clientes e dentro do seu empreendimento.
Vantagens do User Experience para a sua empresa
Colocar em prática o User Experience é uma maneira de promover o seu negócio de forma positiva e com a satisfação que seu cliente merece. A partir do desenvolvimento de estratégias eficientes para a criação de seus projetos, é possível adaptar os departamentos da sua empresa com processos tecnológicos avançados e com um espaço físico de fácil acesso para os seus clientes.
Essas transformações são importantes para que sua empresa se adapte às necessidades do seu público e para que sua cartela de clientes tenha maior fidelização. Assim, podemos citar algumas vantagens do sistema User Experience para o desenvolvimento de empresas na sua área de atuação:
– Aumenta o fluxo de vendas: ao promover uma boa experiência aos usuários, seja nos seus canais digitais de atendimento ou no seu espaço físico de trabalho, é perceptível o aumento das vendas nesses ambientes.
Essa conversão de vendas acontece devido à satisfação do cliente que se sente cada vez mais à vontade e seguro em adquirir os seus produtos e trafegar nas suas plataformas de atendimento virtuais.
– Diminui custos de produção: como a aplicação do User Experience acontece a partir de muita pesquisa, todos os produtos são desenvolvidos com os recursos necessários para as suas aplicações. Isso significa que não há prejuízos de produtividade, o que contribui de forma positiva para os rendimentos do negócio.
Permanência de clientes: Plataformas, produtos ou serviços desenvolvidos de forma a promover maior satisfação do usuário, faz que sua permanência nesses espaços seja continuada.
Ele se familiariza com o ambiente e considera um lugar agradável para realizar suas compras, executar atividades, acessos, buscas etc. Ou seja, aplicar o User Experience como estratégia para a sua empresa, retém maior número de clientes dentro do seu negócio.
Melhor relacionamento com clientes: outra vantagem observada com a prática do User Experience no seu negócio é a proximidade de seus clientes com a empresa, marca, produtos e serviços.
O usuário percebe, pela facilidade e acessibilidade de seus produtos, que sua empresa se preocupa com o seu bem-estar e com a sua satisfação. Por esse motivo, as chances de que ele realize novas compras é maior, pois ele percebe o valor e a qualidade dos seus produtos, assim como a eficiência do seu atendimento.
Ao aplicar as práticas UX Design na sua empresa, o impacto dessas ações passa a ser observado no decorrer tempo, conforme o seu produto ganha credibilidade e sua empresa se posiciona com autoridade no mercado competitivo.
Como aplicar o User Experience no seu negócio
Não basta conhecer o conceito de UX Design e saber o quão importante ele é para a sua empresa se não colocar em prática e efetivar as melhorias necessárias para o seu negócio.
Assim, dentre as formas utilizadas para as adaptações do seu ambiente profissional, temos a tecnologia nos sistemas de negócio.
O avanço tecnológico se apresenta com ferramentas eficientes para os processos de gestão de empresas, para os processos de produção e para o setor comercial dos mais variados segmentos.
O User Experience nesses sistemas funciona a partir de plataformas automatizadas e de fácil acesso, que podem ser manipuladas de forma intuitiva e que são capazes de conduzir o usuário em sua interface de forma prática e sem complicações.
Nos ambientes físicos a acessibilidade acontece através de um atendimento prontificado, com profissionais qualificados e que sabem oferecer aos seus clientes os produtos que eles procuram de forma agradável e com agilidade.
Além disso, a exposição dos produtos e suas especificações devem estar ao alcance desses clientes, assim como as condições de atendimento devem ser adaptadas para todos os tipos de limitações do seu perfil de público.
Aplicações do User Experience na tecnologia
A prática do UX nos sistemas tecnológicos de uma empresa tem promovido boas experiências aos seus usuários com a apresentação de produtos e serviços em plataformas virtuais como sites, blogs, sistemas e-commerce, dentre outros e que podem ser acessados de qualquer dispositivo por apresentar funcionalidades responsivas.
Assim, não é necessário que o cliente ou usuário dessas plataformas se locomova até o estabelecimento comercial para realizar suas negociações. Ele tem a possibilidade de adquirir os seus produtos ou contratar os seus serviços sem precisar sair de casa ou do trabalho e ainda consegue realizar o pagamento nessas mesmas plataformas em que realizou suas compras sem precisar enfrentar filas de bancos
A aplicação do UX nos sistemas digitais da sua empresa é expressa no layout de suas plataformas digitais, na forma como seus produtos ou serviços são expostos nesse ambiente virtual, através de apresentações claras e objetivas de suas ofertas e pelo engajamento que esse ambiente digital promove entre a empresa e seus usuários.
O seu cliente precisa sentir que sua empresa tem conceito e autoridade no seu segmento e essas qualidades se adquirem com foco, dedicação e experiência. Faça da sua empresa um ambiente cada vez mais agradável para os seus clientes e promova as estratégias adequadas para a solução dos seus problemas.
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