Fique atento: 5 motivos de reclamações por SPAM
1 – Não é dito de forma clara aos assinantes os motivos pelos quais eles devem se inscrever para receber e-mails e quando começarão a recebê-los.
Solução: Fornecer dados no formulário web, mensagem de confirmação e mensagem de boas vindas que permitem aos assinantes saber o que está acontecendo e o que precisa fazer (se confirmar, verificar e-mail, etc.).
2 – Conteúdo não solicitado.
Se os assinantes recebem uma informação que não lhe foi solicitada, isso é SPAM. Deve-se ter cuidado ao enviar informações sobre produtos ou conteúdos que se enquadram em determinada categoria. Por exemplo: se alguém se inscrever para receber receitas de cozinha, não se deve enviar ofertas para fornecimento de cozinha.
Solução: se você não tiver certeza sobre o conteúdo que está para enviar em seu email marketing, não envie! Se você executar várias listas, certifique-se de que apenas a lista que você solicitou irá receber a informação.
3 – Endereço inválido.
Os assinantes nunca serão capazes de responder com alguma dúvida ou preocupação se eles receberem mensagens de um endereço pelo qual não será possível contato – e-mail inválido. Isso pode ser frustrante e levar a queixas.
Solução: Convide a comunicação. Chame seus assinantes para lhe dar feedback das ações e diálogos nas redes sociais. As pessoas gostam de falar com outras pessoas, não com empresas. Isso é uma lição valiosa de marketing digital.
4 – Falta de marca na empresa.
Se o nome e o endereço estão na mensagem, mas ela não é relacionada com o domínio pelo qual foi enviada ao assinante, ele pode não reconhecer a mensagem e concluir que é SPAM.
Solução: Sempre mantenha sua marca consistente. Verifique se o nome de seu site corresponde ao nome enviado nas mensagens. Inclua o mesmo logotipo em todas suas campanhas e use a mesma assinatura.
5 – Esconder o link de cancelamento de assinatura.
Se houver um grande espaço entre o final do conteúdo e o link para cancelar a assinatura, torna-se mais difícil anular o recebimento de mensagens pelos assinantes que desejam cancelar. Isso pode gerar queixas, reclamações e até ações contra sua empresa.
Solução: inclua um link de cancelamento extra em seu cabeçalho. Isso facilita ao assinante, caso ele queira cancelar o recebimento das mensagens de e-mail.
0 Comentário