Como tirar o máximo das suas campanhas de email marketing no Natal
Planejar uma ótima campanha de email marketing no Natal é crucial para o sucesso das suas vendas durante esse que é um dos principais feriados do país – e certamente um dos períodos de compras mais intenso. Embora o marketing nas mídias sociais possa parecer o que há de mais efetivo no momento (e vale a pena investir se você fizer certo), as campanhas de email marketing são baratas e podem ser muito eficazes apesar de parecerem “antiquadas”.
O email marketing é uma excelente maneira de compartilhar promoções e garantir que a audiência certa seja impactada pelas suas ofertas. Mas não basta enviar o email: existe uma série de cuidados que você deve adotar para ter uma campanha de email marketing de sucesso.
Por isso, hoje vamos analisar algumas estratégias e exemplos para executar uma campanha de email marketing bem-sucedida no Natal. Confira:
Tenha um timing perfeito
O tempo é sempre uma coisa complicada, não é? E o email marketing definitivamente não é exceção, especialmente quando se trata de vendas de Natal. Com as empresas tentando ficar um passo à frente da concorrência durante as festas de fim de ano, parece que a Black Friday será uma coisa do passado em breve (ou pelo menos não tão relevante quanto nos anos anteriores). À medida que as vendas da Black Friday se transformam na “temporada de vendas de novembro”, essas campanhas de marketing das festas de fim de ano começam naturalmente mais cedo e mais cedo a cada ano que passa.
É aqui que você precisa ser cuidadoso. Se você é um negócio B2B, pode muito bem fazer sentido começar suas campanhas de marketing no início de outubro, já que seus consumidores precisarão preparar suas próprias campanhas para os usuários finais. No entanto, se você é uma empresa B2C e começa a enviar seus emails de Natal muito cedo, você pode colocar suas vendas em risco. Suas mensagens podem ser ignoradas ou, pior ainda, você pode irritar seus clientes.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte em 2017, 54% das compras de fim de ano são concluídas em dezembro ou mais tarde. 26% das compras de Natal são concluídas no final de novembro. Em outras palavras, apenas 20% das compras de Natal são realizadas antes da Black Friday / Thanksgiving.
Portanto, planeje o envio de seus primeiros emails para algumas semanas antes do Natal – o que provavelmente significará enviar os emails na primeira ou segunda semana de novembro. Como alguns especialistas preveem que as vendas de Natal começarão ainda mais cedo no futuro, convém considerar isso em seu planejamento. Mas se você ainda não começou, não tem problema. O importante é começar.
E já que estamos falando em planejar uma programação, também é recomendável preparar a sequência de emails que você envia. Seu fluxo de envios pode ser o seguinte:
Aquecimento: informe a sua audiência sobre a próxima liquidação e o que eles podem esperar
Lembrete: avise-os que a liquidação está começando muito em breve
Acorde: lembre-os de que a liquidação já começou
Acompanhamento: compartilhe qualquer informação relevante no pós-venda
Claro, isso não é definitivo e tudo depende das suas ofertas e da sua estratégia. Por exemplo, você pode ter um email de vendas “de última hora” neste fluxo de trabalho para anunciar seus cartões-presente, por exemplo.
No geral, lembre-se de que nunca é cedo demais para começar a planejar suas campanhas de Natal, mas pode ser muito cedo para começar a enviá-las.
Destaque as informações relevantes
Naturalmente, muitas empresas estarão realizando as promoções de Natal, então você terá que dar o melhor para diferenciar sua oferta. A última coisa que você quer é que seus clientes percam os benefícios de comprar de você, certo?
Se você tem uma seção de guia de presentes em seu site, certifique-se de que eles saibam. Se você tiver várias promoções de um dia, deixe essa urgência clara em suas mensagens. Se eles receberem descontos adicionais por gastar certa quantia em seu site, certifique-se de que eles não perderão esse benefício. Qualquer que seja a sua oferta única, certifique-se de que ela brilha como o nariz do Rudolph no seu email marketing!
Além de criar textos que inspiram os clientes a efetuarem compras na sua loja, não esqueça de destacar suas ofertas na linha de assunto e também com um CTA bem claro e chamativo.
Capriche no design
Com todas as promoções que você oferece, você pode esquecer que é Natal – e o que seria do Natal sem enfeites? Seus emails devem refletir isso também. Você tem muitas rotas diferentes para escolher aqui: o visual limpo e branco do Natal ou as luzes coloridas. De qualquer maneira, não se esqueça de que uma das melhores partes das festas de fim de ano é a atmosfera!
Se você é atua no setor varejista, seu email marketing pode ser o mais festivo possível. Para empresas B2B, talvez o visual branco e limpo de Natal funcione melhor. O importante é ter equilíbrio para que o usuário do outro lado da tela possa visualizar o que há de mais relevante em seus emails: as super ofertas de Natal!
Escreva textos divertidos
Mais uma vez, não se esqueça de que é época de Natal! Claro, essa época pode ser um pouco estressante às vezes em casa e no trabalho (que pode ser o eufemismo do ano), mas deve ser divertida também! “Diversão” é a sensação que o email deve dar aos seus leitores. Então, resgate o tiozão que existe dentro de você para fazer seus melhores trocadilhos de Natal. Não tenha medo de brincar com algum jogo de palavras extravagante.
Se a sua cópia faz você rir, provavelmente você está no caminho certo.
Lembre-se de que isso também se aplica a linhas de assunto. Tente torná-las impactantes e envolventes o suficiente para que as pessoas queiram abrir o email em primeiro lugar. Você pode até querer realizar um teste o A / B para ver qual versão da sua linha de assunto obtém as melhores taxas de abertura.
Conheça a cultura local
Você vende internacionalmente? Além de traduzir textos para os idiomas apropriados, há mais alguns detalhes que você deve considerar para estes diferentes mercados.
Diferentes países têm diferentes tradições: Na Alemanha, o Natal é comemorado nos dias 25 e 26. Na Holanda, Sinterklaas é o dia da doação e cai no dia 5 de dezembro, o que significa que o planejamento de vendas no mercado holandês deve começar um pouco mais cedo do que em outros países. O Natal armênio cai em 6 de janeiro e Natal ortodoxo é em 7 de janeiro.
Certifique-se de verificar se os países em que você vende têm tradições diferentes quando se trata das festas de fim de ano – isso deve afetar seu timing e talvez até mesmo sua oferta.
Alcance o público certo com segmentação
Dependendo da sua linha de produtos e da sua oferta de Natal, há uma boa chance de que um único email não fale com todo o seu público. Assim como você pode criar algumas personas ou segmentar usuários diferentes em suas campanhas de mídias sociais, você deve seguir a mesma abordagem com suas campanhas de email marketing.
Na prática, isso pode significar que você terá diferentes emails para diferentes informações demográficas. Mães e adolescentes obviamente querem coisas diferentes, então não faz sentido promover os mesmos produtos para cada grupo.
Um exemplo perfeito para isso é se sua loja tem um guia de presente de Natal para homens e mulheres. Supondo que os maridos estejam comprando presentes para suas esposas e vice-versa, faria sentido enviar aos seus assinantes do sexo masculino o guia de presentes das mulheres.
Quando se trata de empresas B2B, a mesma ideia é verdadeira. Sua oferta para agências pode ser diferente da de varejistas. Naturalmente, você vai querer enviar emails diferentes para cada grupo.
Tenha uma boa landing page
Já é difícil conseguir que as pessoas abram o seu email. O próximo objetivo é que elas cliquem no botão de call-to-action (CTA). Hoje em dia, os dois cliques realmente são demais para a maioria das pessoas. No entanto, se você conseguiu chamar a atenção delas com seu email, isso significa que você está fazendo algo certo! E a última coisa que você quer fazer é levá-las para uma página que não mostra as informações que elas querem ver.
Se esses clientes em potencial tiverem lhe dado atenção, certifique-se de prender a atenção deles, orientando-os para uma landing page que corresponda ao seu email em estilo e conteúdo. A jornada que esse cliente leva depois desse primeiro clique deve ser completamente suave. Por exemplo, se você chamou a atenção deles mostrando seu guia de presentes, a página de destino deve levá-los diretamente para lá, não para a página inicial.
Além do fato de que isso proporcionará uma melhor jornada ao cliente e, assim, aumentará suas conversões, também lhe dará a oportunidade de acompanhar melhor o sucesso de sua campanha de email. Saber em quais emails e em quais landing page eles chegaram pode contar uma história do que funciona e do que não funciona, para que você possa otimizar seus esforços em campanhas futuras.
Eu sei o que você está pensando, o Natal ainda está longe. Mas se você pretende enviar algumas campanhas festivas de marketing por email este ano, definitivamente vai querer começar a pensar nisso agora. Aqui estão algumas dicas para ajudar a tornar seu email marketing um sucesso neste Natal.
Analise as campanhas de email do ano passado
Para ter uma ideia de onde você deve começar com as campanhas de Natal deste ano, volte para os emails enviados no ano passado e veja como eles se saíram. Quais táticas geraram as melhores taxas de cliques e abertura? Quais produtos ou serviços foram mais populares entre seus inscritos?
Observe com cuidado os seus resultados para saber o que funciona ou não com a sua audiência. É claro que o seu mailing cresceu bastante no período de um ano, mas com essas informações em mãos você terá pelo menos uma noção do comportamento das pessoas mediante certas linhas de assunto, botões de call to action e diversas configurações de design no email marketing de Natal.
Os relatórios do Nitronews podem fornecer um histórico completo de suas campanhas, além de muitas estatísticas úteis sobre o desempenho delas. Aproveite esse recurso!
Fique de olho na concorrência
Se você está buscando inspiração, dê uma olhada no que seus concorrentes estão fazendo neste Natal. Inscreva-se em newsletters, visite sites, veja o que outras empresas do seu segmento estão fazendo. Como a abordagem delas se compara à sua?
A ideia não é copiar o que os outros estão fazendo, mas sim manter sempre em mente o desejo de superá-los. Se o seu concorrente está enviando um excelente email marketing no Natal, como você pode ir além e oferecer uma mensagem ainda melhor? Se o site dele é mais funcional e atraente, veja onde você pode melhorar o seu próprio.
A melhor maneira de garantir vendas espetaculares no final do ano (e em outras épocas também) é se tornando uma referência no seu segmento. Portanto, elabore uma estratégia de marketing digital que o coloque no topo do seu ramo de negócios.
Seja sucinto
Uma coisa importante a considerar ao montar uma campanha de email marketing de Natal é o seu tamanho. Não torne seu email muito longo ou prolixo, pois há uma forte possibilidade de que os destinatários simplesmente não leiam tudo! Se você tem muito a dizer sobre um assunto, forneça um resumo ou uma legenda atraente junto com um link para onde as pessoas possam ler mais, se quiserem.
Lembre-se de que as pessoas têm rotinas atribuladas, especialmente nessa época de fim de ano, e que procuram praticidade nas suas compras de Natal. Mostre que a sua empresa está do lado do consumidor e envie emails claros e diretos, sem fazer o consumidor perder seu precioso tempo com detalhes irrelevantes.
Não se esqueça de marcar presença nas redes sociais
Se a sua empresa não tiver uma página do Facebook ou uma conta do Twitter, ela estará perdendo uma exposição valiosa. A utilização de redes sociais está se tornando cada vez mais vital nesta era do marketing digital e você não pode ficar de fora!
Além da possibilidade de segmentar as suas ofertas para o público específico que você deseja, as redes sociais também oferecem a possibilidade de aumentar o seu mailing consideravelmente.
Convide os seus seguidores e fãs a assinarem sua newsletter para receber vantagens e descontos exclusivos, e eles com certeza seguirão a sua marca onde ela estiver – principalmente se você usa as redes sociais para humanizar a marca e estreitar o relacionamento com os seus clientes.
Lembre aos assinantes por que você está entrando em contato com eles
Se você não tem estado em contato com seus assinantes por um tempo, eles podem ter esquecido quem você é e que eles optaram por receber as suas novidades. Pode ser uma boa ideia incluir em sua campanha uma breve explicação de onde você obteve seus detalhes de contato ou um lembrete de quaisquer outras marcas com as quais você trabalha.
Dessa maneira, qualquer má impressão que o seu email marketing pode ter deixado junto aos clientes será dissipada. Saber que o seu email não é um SPAM (mensagens não solicitadas) fará com que a confiança na sua marca cresça instantaneamente.
Por isso, também considere a possibilidade de manter um registro de onde cada usuário fez o opt-in na sua lista de inscritos – fica muito mais fácil lembrá-los de onde vocês “se conhecem”.
Preste atenção aos detalhes
Não há nada pior do que receber um email com um erro de ortografia, palavra ausente, erro gramatical, link quebrado ou imagem ausente. Parece desleixado e não reflete bem a sua empresa.
Marcas de confiança são perfeccionistas e não compartilham conteúdos com erros. Por isso, é vital revisar todos os emails minuciosamente antes de enviar. É melhor perder uns minutos na revisão do que algumas horas para configurar um email de errata.
Reserve sempre um tempo para verificar sua campanha e peça a outra pessoa para verificar também. Às vezes passamos tanto tempo trabalhando em uma peça que ficamos “cegos” para perceber as falhas. Poucos minutos gastos antes do envio podem eliminar erros embaraçosos.
Ofereça versões em texto em seus emails
Para ajudar na capacidade de entrega, adquira o hábito de configurar versões em texto simples de suas campanhas. Aos olhos dos filtros de spam, isso tornará sua campanha uma perspectiva mais segura, e qualquer pessoa que não consiga visualizar emails em HTML receberá a versão em texto simples. Em uma época em que as pessoas geralmente visualizam emails em dispositivos móveis, definir uma versão em texto sem formatação de uma campanha é mais importante do que nunca.
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