Como usar o email marketing para gerar hype no lançamento de produtos
Aquele famoso ditado diz que “a curiosidade matou o gato”, mas quando o assunto é email marketing poderíamos mudá-lo para “a curiosidade prendeu a atenção do cliente e gerou engajamento”. Apesar de sermos todos muito diferentes, o comportamento humano é bastante previsível, e a vontade de ser o primeiro a conhecer as novidades pode ser usada a favor da sua campanha de lançamento de um novo produto.
Ao despertar a curiosidade acerca de um novo produto, as marcas podem criar suspense para gerar hype e impulsionar as vendas. E se você duvida do poder do hype, lembre-se da Apple. Existem muitos smartphones no mercado que são tão bons quanto ou até melhores do que o Iphone, mas nenhum chega perto da popularidade dele.
Graças ao alcance do email marketing, a curiosidade pode ser alimentada através de emails de lançamento de produtos. Enviando mensagens enigmáticas ou sneak peeks, os profissionais de marketing tendem a criar o hype em seus emails de lançamento de produtos.
Requisitos de um email marketing para gerar hype
Como mencionamos, um email de lançamento precisa criar um hype em torno do produto e, portanto, precisa levantar questões dentro das mentes dos usuários. O texto do email, ou seja, linha de assunto, pré-cabeçalho e o conteúdo, precisa trabalhar a seu favor para aumentar o interesse dos assinantes.
Por exemplo, é absolutamente necessário que você indique na linha de assunto que está trazendo novidades sobre novos produtos para despertar a atenção do seu público – talvez seja bacana segmentar as suas listas e personalizar a linha de assunto de acordo com cada uma para alcançar resultados ainda melhores.
Além disso, você precisa ter imagens de apoio em que trabalhem junto com o texto para aumentar o hype. Uma captura de tela do novo produto ou o próprio produto será a primeira coisa que seu assinante verá quando abrir o email. Só depois ele vai ler uma pequena descrição sobre o que esperar, então capriche na escolha da imagem.
Às vezes apenas insinuando a revelação com uma data você não estará mostrando nada, mas o assinante certamente ficará curioso.
Portanto, os requisitos para criar seus emails de lançamento de produto são:
– Data de lançamento
– Imagens do produto
– Descrição para o produto
– O que mostrar e o que manter em segredo
O objetivo de um email de lançamento de produto é que ele deve levantar as seguintes questões na mente do seu assinante:
– Qual é o produto?
– Como este produto pode me ajudar?
– Como este produto é diferente dos outros?
– Como compro esse produto?
As etapas para gerar hype com o email marketing
Revelar todas as informações no email de lançamento do seu produto é como colocar todos os ovos em uma única cesta. Não é necessário ter ansiedade, você pode enviar mais de uma mensagem para alimentar a curiosidade da sua audiência. Com a ajuda de um CTA relevante, os assinantes interessados podem ser direcionados para uma página de destino informativa, que responde às questões mais urgentes do público.
Para obter o máximo de conversões do seu email marketing de lançamento, você precisará gerar curiosidade em torno do seu produto. A Litmus, uma das maiores empresas de email marketing do hemisfério norte, fez isso criando uma série com três emails na qual eles envolviam seus assinantes para espalhar ainda mais a curiosidade através das mídias sociais. Dessa maneira a empresa duplicou seus resultados e gerou muito mais hype em torno do seu lançamento.
Confira qual foi a estratégia adotada pela Litmus e considere criar uma campanha semelhante no próximo lançamento da sua empresa:
Etapa 1: Desperte a curiosidade no pré-lançamento
Como dito anteriormente, seu texto precisa despertar a curiosidade e é exatamente isso que Litmus fez em seu primeiro email. Com a linha de assunto “A maneira como você cria seus emails está prestes a mudar”, eles fizeram com que os assinantes abrissem o email. Assim que eles abriram o email, uma mensagem enigmática (“algo grande está chegando”) os recebeu juntamente com um CTA convidando-os a começar um boato sobre o que eles esperam da empresa.
Desta forma, garantiram que a sua visibilidade aumentasse consideravelmente através das redes sociais e fizeram outros usuários participar, despertando seu instinto de curiosidade.
Etapa 2: Mantenha o suspense
No segundo email, eles mantiveram o suspense mesmo após anunciarem que estavam reformulando seus serviços. Eles mostraram o novo layout e explicaram os principais recursos sem realmente mostrar todas as novidades para seus contatos.
Além disso, eles publicaram alguns dos tweets dos participantes da Email Design Conference, que tiveram uma prévia do novo visual da ferramenta. Dessa maneira eles não apenas promoveram as novidades da Litmus como também o evento anual promovido pela empresa.
Etapa 3: A grande revelação
No último email da série, a empresa finalmente revelou o novo e melhorado Litmus aos seus assinantes. Um link para o tutorial em vídeo foi inserido na primeira dobra e direcionou os usuários que estavam prontos para a conversão, enquanto a segunda parte do email explicava os recursos para aqueles assinantes que ainda estavam em cima do muro.
A empresa ainda inseriu um easter egg no email de revelação. Ao clicar no botão “Visualizar como página da web”, os usuários podiam alternar entre diferentes planos de fundo. Dessa forma, a experiência do usuário foi aprimorada pela funcionalidade da web.
Planeje seus envios com antecedência para gerar hype no lançamento de produtos
Com essa estratégia, a empresa viu o número de clientes crescer consideravelmente, já que lançamentos de produtos bem executados no email marketing podem aumentar muito as conversões.
Não foi uma estratégia trabalhosa ou cara, apenas muito bem pensada. Por isso reforçamos a importância de um planejamento bem feito, com calma e precisão, para que você também tenha resultados satisfatórios em seus lançamentos de produtos.
Estude o seu público, faça estudos para determinar o que desperta a sua curiosidade, e mãos à obra!
E você, já teve experiência com o lançamento de produtos por email marketing? Compartilhe conosco nos comentários!
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