Como usar o conteúdo gerado pelo usuário a seu favor
Quando utilizado corretamente, o conteúdo gerado pelo usuário é o melhor amigo do profissional de marketing. Compartilhar fotos e textos criados pelos clientes da sua empresa é uma excelente forma de promover os seus produtos de uma maneira simples e efetiva.
Em tempos onde as recomendações dos outros usuários são muito importantes, ter testemunhos de clientes satisfeitos é fundamental para transmitir a segurança que os seus clientes precisam na hora de fazer uma nova compra.
Pense conosco: quando você pretende adquirir um produto, você confia mais na empresa que obviamente quer vender ou nas pessoas comuns que elogiam sem ganhar nada em troca?
Mas como fazer com que os usuários falem da sua empresa? Como usar esse conteúdo gerado pelo usuário a seu favor? Continue lendo e descubra!
Elabore uma estratégia de compartilhamento de conteúdo gerado pelo usuário
Milhares de marcas compartilham o que seus seguidores publicam, mas nem todas têm uma estratégia clara que os ajuda a decidir quando, onde e como compartilhar esse conteúdo.
O engajamento é fundamental para uma estratégia de mídias sociais bem sucedida, mas o envolvimento por si só não é uma estratégia para incentivar o conteúdo gerado pelos usuários.
Em vez disso, pense em sua estratégia de UGC (user generated content) como qualquer outra campanha de marketing.
Para começar壯陽藥
, você precisa estabelecer um objetivo: quer que seu UGC informe, ou entretenha (ou, melhor ainda, faça as duas coisas)? Você quer promover a sua marca em geral ou ajudar a divulgar um produto ou serviço específico?
Depois decida onde você estará publicando a campanha. Onde seus usuários se encontram? No Facebook? Ou no Instagram? Analise seus números e seu público-alvo para decidir qual plataforma será capaz de lhe entregar os resultados mais bem sucedidos.
Por fim, você deve decidir que tipo de conteúdo os seus clientes estarão criando. Você vai lançar um concurso de vídeo? Vai solicitar selfies com a hashtag do seu produto? Vai pedir aos usuários que compartilhem os momentos favoritos com a mãe? O céu é o limite.
Crie uma pergunta concisa e específica para seus usuários
Se você quer gerar conteúdo de alta qualidade, é essencial fazer aos usuários uma pergunta clara e específica.
O concurso Red Cup, da Starbucks, é um exemplo perfeito. Todos os anos, quando as festas de fim de ano se aproximam e os copos vermelhos da Starbucks começam a surgir nas cafeterias, a empresa pede aos clientes que compartilhem imagens de seus copos vermelhos nas mídias sociais, com a tag #redcupcontest.
As instruções são fáceis de entender e seguir e, ainda melhor, há uma recompensa: um cartão de presente Starbucks de US$ 500. Este concurso anual obtém milhares de participações, gerando algumas UGC impressionantes para a empresa.
Use as hashtags com sabedoria
Quando você está criando uma estratégia de conteúdo gerado pelo usuário, a hashtag certa é muito importante. Você precisa ter um hashtag para que os usuários – e você também – possam encontrar o conteúdo incrível que as pessoas estão postando.
Como criar a hashtag certa então?
– Faça algo que seja fácil de lembrar;
– Confira se nenhuma outra empresa concorrente está usando a mesma hashtag, ou algo semelhante;
– Certifique-se de que todas as palavras, quando juntas, não significam algo ofensivo ou desagradável;
– Não use simplesmente o nome da sua marca. Faça algo simples, e que os usuários associem imediatamente à sua marca.
Revise seu UGC frequentemente
Enquanto os usuários podem ser os seus embaixadores da marca mais eficazes, não se esqueça de que existem os trolls da internet que podem causar estragos à sua reputação com um único comentário ofensivo.
Você deve revisar os comentários, interações e postagens que são marcados com sua marca em tempo hábil para garantir que nenhum comentário desagradável seja publicado por acidente na sua página.
Com o conteúdo gerado pelos usuários, você precisa ser muito vigilante – e não apenas aos trolls. O conteúdo gerado pelo usuário contribui para a imagem da sua marca, então se você está recebendo várias selfies borradas uma das suas hashtags, isso pode prejudicar a reputação da sua marca.
Você não pode controlar tudo o que os usuários postam sobre você, e você nem deve querer fazer isso – é por isso que as redes sociais podem ser uma ferramenta tão poderosa para as marcas. Mas há certas coisas que você pode fazer para melhorar a qualidade do seu UGC. Uma é oferecer recompensas ou brindes para a melhor imagem, vídeo ou comentário. As pessoas não irão publicar qualquer coisa se houver a chance de ganhar um prêmio.
Você também pode querer observar as instruções que deu aos usuários. Se elas não são específicas ou claras o suficiente, você pode se ver soterrado em envios que não fazem sentido ou que não são coesos com a sua campanha geral.
Por fim, quando você está procurando o conteúdo gerado pelo usuário para compartilhar em seus próprios canais de mídias sociais, mantenha seus padrões altos. Você não precisa compartilhar todas as postagens que mencionam sua marca de forma positiva. Seja seletivo – escolha as fotos mais bonitas, as histórias mais significativas e os comentários mais interessantes.
Na verdade, é importante notar que você pode compartilhar coisas que estão simplesmente de acordo com a sua marca. Eles não precisam ter algo a ver com seu produto.
A Patagônia, por exemplo, é uma marca de roupas ao ar livre com um forte conjunto de valores ambientais. No Instagram, eles compartilham belas imagens da natureza e atividades ao ar livre compartilhadas por seus fãs, e que não necessariamente mostram os seus produtos. Concentre-se em destacar as histórias e experiências de seus clientes, em vez de apenas suas interações com o seu produto.
Dessa maneira, além de fortalecer o relacionamento com os usuários (que ficam extremamente felizes em ver suas fotos compartilhadas), você também estará entregando valor aos seus seguidores.
Gostou das dicas? Como você compartilha o conteúdo gerado pelo usuário? Compartilhe conosco nos comentários!
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