Realidade Virtual: como inseri-la na sua estratégia de marketing?
Um termo que tem se tornado cada vez mais comum nas conversas sobre marketing e comunicação é Realidade Virtual (ou simplesmente VR, a abreviação de virtual reality). Se antes a realidade virtual parecia coisa de filme de ficção científica, hoje em dia é comum encontrar óculos de VR no mercado por preços cada vez mais convidativos. Ou seja, é uma tendência que chegou para ficar.
A realidade virtual começou a ser desenhada nos anos 1950, quando a Força Aérea americana construiu os seus primeiros simuladores de voo para testes. A tecnologia avançou lentamente com a criação de capacetes e monitores que permitiam que os pilotos experimentassem simulações cada vez mais próximas à realidade, mas só caiu no gosto do grande público em 2012. Foi nesse ano que Palmer Lucky, um universitário de apenas 21 anos, descobriu como fabricar óculos de realidade virtual por baixo custo.
Desde então, diversas empresas e veículos de comunicação passaram a usar a realidade virtual como um item adicional em suas estratégias de marketing. O NY Times, por exemplo, distribuiu Cardboards (o óculos de VR criado pelo Google) para seus assinantes, que agora podem “participar” das histórias relatadas pelo jornal através da realidade virtual.
E é essa a grande porta que a realidade virtual abre: através dela, você pode inserir o seu cliente dentro do universo da sua empresa. A Dior, por exemplo, distribuiu óculos durante um desfile, para que os clientes e influenciadores tivessem uma experiência mais completa.
Portanto, é tudo uma questão de pensar em como inserir os seus produtos dentro desse novo cenário da comunicação. Empresas de construção, por exemplo, podem usar a realidade virtual para promover visitações em seus imóveis sem que o potencial cliente precise sair de casa.
A questão é: o futuro já está aqui. A sua empresa está preparada para ele?
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