Marketing Digital: como aplicar na sua empresa
O marketing mudou radicalmente nos últimos anos. Se antes o marketing se confundia com a propaganda e marcava presença através de banners, malas diretas e telefonemas chatos e invasivos, hoje grande parte desse esforço se voltou para a internet. E não é por acaso: com a ajuda da rede mundial de computadores o marketing se tornou mais acessível, e ao mesmo tempo mais preciso. Agora é possível saber dados dos seus potenciais clientes e criar conteúdo segmentado para aumentar as chances de conversão.
Mas o marketing digital não se resume ao email marketing. O marketing digital é composto por uma série de ações, que juntas permitem que a sua empresa seja encontrada facilmente pelo seu público-alvo na rede. Dessa maneira você não estará apenas impactando os seus consumidores como também pode relaxar sabendo que novos clientes estarão sempre chegando, se você jogar as suas cartas corretamente.
Portanto, se você está buscando o crescimento da sua empresa através do marketing digital, fique de olho nessas ações que você deve buscar aplicar na sua estratégia. Confira:
Construa sua audiência com um blog e/ou site
Hoje em dia o grande segredo do marketing digital é o conteúdo de qualidade. Trabalhe para criar artigos interessantes para o seu público-alvo e publique em seu blog ou site. Pense em matérias que podem ser interessantes para clientes em todas as etapas do processo de compra, e contemple-as em sua estratégia através do Funil de Vendas (80% do conteúdo para atrair pessoas até seu site e 20% para aqueles que só precisam de um empurrãozinho para efetuar a compra). Permita que os leitores do seu blog assinem a sua newsletter e possam acompanhar as novidades da sua empresa facilmente.
Alimente o relacionamento com a sua audiência através do Email Marketing
O email marketing, por sua vez, possui um papel muito importante na estratégia de marketing digital da sua empresa. É através do email que você chega no cliente onde quer que ele esteja e tem a oportunidade para apresentar os seus produtos e serviços com total liberdade criativa. Aproveite essa liberdade para explorar as melhores cores, textos e fotos para mostrar seus produtos da maneira mais atrativa possível.
Com o email marketing você tem outras vantagens, como poder segmentar o seu envio e disparar emails com precisão. Ou seja, você manda o email com os interesses do seu cliente, aumentando consideravelmente suas chances de conversão. O email marketing também permite que você explore datas comemorativas, e dá a oportunidade de testar os melhores dias e horários para os envios. E o mais importante: ferramentas de disparo de email marketing como o Nitronews possuem ferramentas de relatórios bem completas, para que você possa analisar os resultados de cada envio. Dessa maneira você pode manter o que deu certo e descartar o que não funcionou, alcançando resultados cada vez melhores!
Aumente o alcance da sua empresa usando SEO (Search Engine Optimization)
Outro detalhe muito importante na sua estratégia de marketing digital: não descuide do SEO. Porque não adianta criar o conteúdo mais interessante do mundo se os clientes não serão capazes de encontrá-lo, não é mesmo? Por isso, é muito importante determinar quais são as palavras-chave relevantes para o seu negócio e trabalhá-las diligentemente dentro do seu conteúdo para que ele apareça nas primeiras páginas das ferramentas de busca.
É importante lembrar que os consumidores não costumam passar da primeira página quando fazem uma busca no Google, então é fundamental que o seu negócio esteja bem colocado nas palavras que você selecionar. Temos outros artigos sobre SEO no blog, mas deixamos aqui algumas dicas rápidas: insira a palavra-chave algumas vezes no seu texto; use e abuse dos intertítulos; não se esqueça de usar as palavras-chave também nas imagens; e insira links internos dentro dos seus textos.
Estimule o diálogo através da Gestão de Mídias Sociais
Claro que não poderíamos esquecer delas, tão presentes em nosso cotidiano: as redes sociais. O marketing digital nas redes sociais pode não parecer tão efetivo à primeira vista, mas é fundamental. Isso porque as redes sociais não servem para vender o seu produto, mas sim para fortalecer a sua marca junto aos consumidores.
Você até pode realizar algumas conversões com a ajuda de posts no Facebook, Twitter ou Instagram, mas saiba que isso exige um grande investimento em patrocínio do seu post (ou atuação em um nicho muito específico, vide as marcas de moda que fazem sucesso vendendo só pelo Instagram). O ideal é que você use as redes sociais como um canal de diálogo com o seu público-alvo, apresentando informações úteis e que despertem o interesse dos seus consumidores.
Nas redes sociais é muito importante ter cuidado com o tom do discurso, que não pode ser muito duro e nem muito descontraído – afinal, você está falando em nome de uma empresa e não de uma página boba de humor. Tenha cuidado com a qualidade das imagens que compartilha, e se possível contrate mão de obra especializada para criar o conteúdo e responder as mensagens com dúvidas, elogios e reclamações. É sempre melhor adotar um tom neutro, pois respostas muito apaixonadas podem causar uma má impressão e viralizar negativamente.
Produza vídeos, infográficos e outros materiais visuais para atrair uma maior audiência
Por fim, pense também em diversificar o seu conteúdo para ter uma estratégia de marketing digital bem sucedida. Além dos textos em blog e redes sociais, também pense em produzir conteúdo multimídia para atrair um público ainda mais extenso para a sua empresa.
O grande destaque hoje em dia é o YouTube, com milhões de usuários que transformam simples vloggers em celebridades. Com uma estratégia correta, esses milhões de usuários também poderão estar conferindo os seus vídeos e alçando a sua empresa para voos maiores.
Outro tipo de material que tem atraído cada vez mais atenção dos usuários são os infográficos, com informações úteis desenhadas de maneira mais simples e atrativa. Pense em diferentes formatos para compartilhar o seu conteúdo, mas mantenha em mente sempre a necessidade da qualidade da execução desses materiais. Faça bem feito, e o retorno é garantido!
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