Use a gamificação na sua estratégia de marketing
Os jogos eletrônicos atraem cada vez mais usuários. Não importa a plataforma: pode ser em um console de videogame, pela internet ou até pelo celular. As pessoas usam esses jogos para se divertir, se distrair e até para aprender, já que muitos títulos são conhecidos por estimular o raciocínio.
O prazer proporcionado pelos jogos é facilmente explicado pelo sistema de recompensas. Ao finalizar uma fase, você ganha pontos, distintivos, ou sobe no ranking geral. A punição do jogo também é bastante motivadora: ninguém gosta de ver um “game over” na tela, não é mesmo?
E você pode usar esses mesmos princípios em sua estratégia de marketing. A gamificação é uma tendência cada vez mais adotada por diversas marcas para envolver os consumidores. Confira algumas maneiras que você pode usar a gamificação na sua estratégia de marketing:
Emblemas de conquistas
Os emblemas já são muito vistos nos fóruns da internet, como o Trip Advisor. Quanto mais um usuário colabora, maior o seu status dentro da comunidade. Aqui no Brasil, o Mercado Livre já adota um sistema semelhante e classifica os usuários de acordo com o número de compras realizadas dentro da plataforma. É uma maneira de reconhecer e recompensar os clientes mais fiéis.
Programas de fidelidade
Os programas de fidelidade se tornaram populares nas companhias aéreas, mas podem ser aplicados em qualquer tipo de negócio. O funcionamento é relativamente simples: a cada compra, o cliente ganha pontos ou créditos que podem ser revertidos em descontos em novas compras. Você pode determinar um prazo de validade para que o consumidor se motive a ganhar o benefício logo.
Pontuação
Também é possível implementar um sistema de pontuação que apele para o senso de competição dos usuários. As pessoas costumam responder bem e querem estar no topo do ranking. Determine pontos para cada ação e crie recompensas para os líderes do ranking.
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