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Regra #8: cuide da sua base de contatos

Se você chegou até aqui, já sabe da importância de cuidar da mensagem e visual do seu email marketing. Já sabe que é importante enviá-lo no dia e hora certos, com o auxílio de uma ferramenta confiável e de qualidade. Também já sabe que o seu email tem que ser responsivo e se adaptar bem a qualquer plataforma.

O que você talvez não saiba é da importância de ter uma base de dados de qualidade, com pessoas genuinamente interessadas no seu produto ou serviço, com informações sempre atualizadas. Isso não só permite que você envie mensagens segmentadas com muito mais eficiência, como também garante que os seus emails sejam entregues corretamente para todos os seus assinantes.

A manutenção constante da sua base de dados é fundamental. A cada ano, cerca de 25% dos emails na base de uma empresa se tornam inativos ou inválidos. Isso é natural, afinal as pessoas mudam de emprego, trocam de servidor de email, etc. Não se assuste com esse dado, apenas esteja preparado para agir. As melhores maneiras de manter a sua lista sempre operante são: construí-la organicamente, e fazer revisões periódicas.

Mas como construir uma lista de maneira orgânica?

A gente sabe que parece muito fácil comprar uma lista pronta. Elas são oferecidas aos montes pela internet, por preços acessíveis. Acontece que essas listas não têm qualidade nenhuma, e são formadas por emails inativos, ou por pessoas que não se interessam em absoluto pelo seu produto ou serviço – e que, consequentemente, irão classificar seu email como SPAM. E sabe o que acontece quando os servidores de email entendem que seus emails não são solicitados? Eles passam a classificar todas as suas mensagens como SPAM, mesmo aquelas enviadas para usuários cadastrados organicamente.

Portanto, prepare-se para trabalhar mais um pouco, e ter uma lista de emails de qualidade. Você pode solicitar que os clientes se cadastrem ao efetuar uma compra, pode inserir um botão de opt-in no seu site, promover concursos culturais, entre outras coisas.

Reconquiste os clientes inativos – ou elimine-os do seu cadastro!

Pelo menos uma vez por ano, olhe com atenção para a sua lista de emails e identifique quem são os consumidores que não se engajaram nas suas campanhas nos últimos 12 meses. Ou seja, identifique quem não abriu os seus emails e envie uma mensagem perguntando se ele ainda tem interesse em receber as suas novidades. Se ele responder, ótimo. Mas se não responder, elimine-o da sua lista de cadastros sem dó nem piedade. Usuários desengajados também prejudicam a reputação dos seus envios.

Mas porque fazer essa limpeza na base de contatos?

Muitos profissionais de marketing negligenciam os usuários inativos e pensam que eles não podem prejudicar os envios, e não poderiam estar mais enganados. Os emails inativos prejudicam as suas métricas e podem prejudicar a análise dos seus envios. Além disso, muitos emails inativos se tornam uma armadilha para SPAMS. Os servidores de email identificam quem envia emails com frequência para usuários inativos e assim são capazes de saber quem compra listas e envia emails não solicitados.

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