Quais são os resultados que você deve mensurar na sua campanha de email marketing
19 de agosto de 2015.
Postado em:
Email Marketing
Quando você efetua uma campanha de email marketing, busca resultados para a sua empresa, certo? Para avaliar se os seus disparos estão alcançando os resultados esperados, é importante que você avalie sempre os relatórios após cada campanha.
Porém os números nos relatórios são muitos, e nem sempre é necessário avaliar absolutamente todos para saber se a sua campanha foi bem sucedida – e assim entender onde você pode melhorar nas próximas.
Aqui a gente indica quais são os índices que são de fundamental importância na mensuração de suas campanhas. Confira:
– CTR
O clickthrough rate mede a taxa de cliques em relação à quantidade de mensagens disparadas. Com esse cálculo você consegue medir o interesse do seu público pelo seu produto, e também pelo conteúdo de uma mensagem específica. Para calcular, basta dividir o número de cliques na sua mensagem pelo número de emails enviados. No Nitronews o CTR é contabilizado como “cliques únicos”. Na nossa ferramenta, a taxa de cliques únicos são contabilizados na razão “cliques únicos/visualizações únicas”.
– Conversão
Com o objetivo da sua campanha em mente, você deve observar quantas pessoas de fato não só abriram o seu email mas realmente compraram o produto que você pretendia vender. É importante observar essa métrica para saber se você está disparando suas mensagens para o público certo e se está sendo persuasivo em seus emails.
– Taxa de rejeição
Aqui você deve medir quantos emails não chegaram ao destinatário, e avaliar o motivo. Alguns podem não ter sido entregues por motivos de caixa de entrada lotada, por exemplo, enquanto outros podem ter sido enviados para emails inválidos ou com erros de digitação. É importante fazer esse controle e higienização do mailing para evitar emails devolvidos e manter a reputação dos seus disparos – e também para não pagar por mensagens não entregues.
– ROI
O famoso retorno sobre o investimento é a métrica usada para qualquer ação de marketing. É um cálculo bem simples: basta subtrair o valor dos investimentos do ganho e dividir pelo valor do investimento para chegar à porcentagem. Se o número é positivo, você está no caminho certo. Se é negativo, é hora de repensar suas estratégias.
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