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Por que acreditar no email marketing?

Um estudo promovido pelo canal norte-americano de televisão CNN, em outubro de 2010, indicou que, apesar do avanço das mídias sociais, o email é a segunda plataforma dominante no compartilhamento de informações. Isso significa que 30% das sugestões de links enviadas entre amigos acontece através de email, estando à frente dos instante messagers (tipo MSN, Gtalk) e do SMS (torpedo via celular).

Isto nos mostra a atenção que os usuários ainda dedicam à leitura de seus emails. Claro, a avalanche de informações que chega diariamente à nossa inbox é grande. Mas o espaço ainda tem privilégios e é preciso saber como se destacar em meio a tanta correspondência. Para isto, selecionamos algumas dicas que vão ajudá-lo a entender – e quem sabe, a convencer a sua empresa – de que email marketing é uma excelente ferramenta de divulgação e de negócio.

Custo baixo

Fazer publicidade através de correio convencional inclui, pelo menos, três custos: o da impressão do papel, o valor gasto com a distribuição ou o envio e – pior – o prejuízo que você traz ao meio ambiente com o material empregado nas peças e com o combustível gasto para fazer os folders chegarem até os clientes. O email marketing reduz expressivamente estes custos sem prejudicar a sua campanha. A mensagem chega ao seu público sem que uma árvore seja cortada nem que o seu bolso seja assustado. E melhor: o visual pode ser tão ou mais atraente do que uma peça em papel.

Comunicação otimizada

Hoje em dia já não é possível deixar o consumidor final de fora dos processos de uma empresa. Ao enviar um email marketing, você não apenas transmite uma mensagem relevante diretamente ao seu público como também abre um canal para que ele faça contato. Pense nas ideias que o consumidor poderá dar para melhorar seus produtos ou serviços, ou nas oportunidades que você terá de solucionar uma dúvida e fidelizar o seu cliente. Nem sempre os SACs ou 0800 conseguem resolver as questões trazidas pelo usuário. Nesta hora, o email é o canal mais eficiente para criar uma relação próxima, recíproca e de longo prazo entre a sua marca e o seu público.

Cartada final

Quando todas as outras alternativas de publicidade falharem, lembre-se de uma estratégia agressiva utilizando email marketing. Tenha cuidado para não exagerar na quantidade de emails para que sua ação não pareça sem controle ou inoportuna. Nas práticas de marketing digital, o email mantém seu sucesso há muito tempo. Tanto empresas tradicionais quanto startups têm apostado no email como estratégia para educar, conscientizar o público sobre a importância de suas marcas e, sobretudo, para gerar vendas, tanto online quanto no “mundo real”.

Experimente você mesmo

Para se ter uma ideia do diferencial trazido pelo email marketing, pergunte a você mesmo: “eu me sentiria estimulado a comprar através deste email?”. Se a resposta for positiva, então sua empresa está no caminho certo. Procure identificar o que o atrai, enquanto consumidor, a esta correspondência. Liste as razões que o sensibilizaram – pode ser o apelo visual, a personalização, a segmentação do conteúdo bem definida – e apresente aos seus gestores.

É mensurável

Com os serviços de email marketing disponíveis atualmente no mercado, é possível você saber se a sua campanha foi efetiva ou não. Por exemplo: os relatórios de campanhas de email marketing podem informar sobre quantas pessoas receberam a sua peça, quantas realmente abriram ou leram o email e quantas realmente clicaram nos links. A partir destes dados, você consegue saber se está no rumo certo ou quais ajustes precisa fazer para melhorar o desempenho da sua campanha.

Retorno imediato

Você pode obter um resultado realmente rápido com as ações geradas através de email marketing. Tudo vai depender da inclusão de links diretos na própria formatação da correspondência. Assim, o usuário que estiver atraído por comprar o produto ou serviço oferecido naquela peça o fará imediatamente, trazendo um retorno mais rápido do que outros veículos de marketing.

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