Estar na internet é fundamental para negócios de todos os tamanhos que desejam atingir o seu público-alvo de maneira relevante e concreta. No entanto, não basta ter uma página bonita ou usar uma ferramenta de e-mail marketing se você não pensar com cuidado em como será encontrado por essas pessoas.
A geração de tráfego em qualquer estratégia de marketing é baseada em palavras-chave estratégicas que fazem sentido para o seu objetivo específico. De fato, cada página, cada postagem e cada publicação possui uma meta a ser atingida, e sempre esses termos devem ser considerados na produção de conteúdo.
O planejamento de palavras-chave é uma ação, realizada pela equipe de marketing, fundamental para o sucesso das suas campanhas. Dessa maneira, criamos este guia exclusivo para que você saiba como fazer e compreenda qual é a sua importância. Confira!
O que é Planejamento de Palavras-Chave?
O planejamento de palavras-chave é o processo de pesquisar, planejar e estruturar as palavras-chave que serão utilizadas em uma página, em uma rede social ou até mesmo em um blog ou conteúdo audiovisual.
É uma parte fundamental do processo de criação de conteúdo e torna mais simples criar materiais para posicionar esses termos que são importantes de alguma maneira para a sua audiência.
Por exemplo, se você atua no nicho de salão de beleza, é preciso compreender o que os seus clientes estão buscando. Se, na maioria das vezes, buscam por “alisamento”, não faz sentido inserir uma infinidade de palavras-chaves relacionadas à “permanente”, concorda?
Além disso, o planejamento de palavras-chave é uma maneira de ajudar o seu time a estruturar as páginas de maneira mais eficiente, inserindo links com conteúdos de apoio de modo prático e lógico.
De fato, você pode entender como um mapa para que a sua página conquiste um dos primeiros lugares nos resultados do Google ou de outros buscadores.
Essa técnica é tão importante que a própria ferramenta possui o “Google Keyword Planner” para ser uma linha auxiliar dos produtores de conteúdo.
Normalmente, quando começamos a criar páginas, temos uma palavra-chave em mente, que na maioria das vezes é o nicho da empresa. Porém, precisamos de palavras-chave auxiliares para afunilar as buscas e atingir um público mais qualificado.
Esses termos, então, são inseridos nos conteúdos, nome das imagens, URL, títulos de vídeos ou em lugares estratégicos para atrair a atenção do leitor.
Quando há um planejamento de palavras-chave eficiente, é possível criar um documento no qual a equipe de marketing saberá as diretrizes para produzir conteúdo, inclusive servindo como ferramenta para padronizar a comunicação e criar um branding mais efetivo.
Qual é a importância do planejamento de palavras-chave?
Se você já começou a desenvolver alguma campanha de marketing digital, o planejamento de palavras-chave não é um termo novo para você. De fato, é autoexplicativo. Mas quantos profissionais de fato realizam esse processo?
Quando você sabe o que a sua audiência está procurando, é mais fácil fornecer o conteúdo mais adequado. Basta criar um material exclusivo que esteja centrado nesses termos de busca mais importantes.
A chave para o sucesso, no entanto, é conduzir uma boa pesquisa. A maioria das pessoas toma uma decisão de produzir conteúdos com base em achismos e impressões sobre o mercado, sem compreender de verdade o que o cliente deseja.
Assim, listamos aqui a importância do planejamento de palavras-chave para uma estratégia de marketing bem executada.
Atrair uma audiência mais qualificada
Um dos maiores benefícios do planejamento de palavras-chave é a habilidade de atingir uma audiência que se importa de maneira verdadeira com o que a sua marca tem a dizer.
Quando você pesquisa palavras-chave, você está buscando por palavras e frases que os consumidores estão digitando nos buscadores diariamente. O que significa que a sua página pode aparecer no resultado de alguém que está ativamente atrás da informação que você está compartilhando.
Em outras palavras, você não precisa apelar para estratégias de manipulação como gatilhos mentais ou vieses comportamentais. O cliente já tem a tendência de ficar na sua página justamente porque ela fornece aquilo que ele mais precisa em um determinado momento.
É por isso que criar conteúdos com as palavras-chaves predefinidas é tão importante. Você dá à audiência algo com o qual ela se importa e se engaja, criando uma certa fidelização para que essas pessoas sempre voltem buscando por mais.
Pistas sobre as preferências do consumidor
A atração de leads qualificados é a vantagem mais óbvia de investir em planejamento de palavras-chave. No entanto, junto com ela, vem outro ponto muito importante: a capacidade de entender o que o seu consumidor precisa e quais serão as próximas tendências.
Quando você está tentando compreender o que é importante para o seu cliente ou no que ele tem maior probabilidade de clicar, torna-se mais simples compreender qual tipo de conteúdo ele gosta e quais são os materiais populares entre esse grupo.
De fato, com todas essas informações é possível até mesmo antecipar as necessidades do cliente. Parafraseando Freud, por meio do planejamento de palavras-chave é possível entender o que está no inconsciente coletivo da sua audiência.
Por exemplo, pense no seguinte termo de busca: “Como varrer a casa de maneira automatizada”. Parece algo futurista e sem nexo. Por outro lado, uma empresa pode ter o insight de criar um aspirador de pó robótico, algo que já existe. Compreende?
Maior retorno sobre o investimento
Se até agora você não se convenceu da importância de fazer um planejamento de palavras-chave, vamos falar dos aspectos econômicos. Em primeiro lugar, pense em quanto custa para você produzir um conteúdo. Quanto tempo a sua equipe leva para escrever, revisar, encontrar imagens e publicar? Tudo isso tem um custo. E esse dinheiro pode estar indo para o ralo se o material não for do interesse de ninguém.
Quando você compreende quais são as palavras-chave mais importantes, é possível direcionar o investimento aos conteúdos corretos, economizando e otimizando a sua estratégia pay-per-click, quando falamos em anúncios pagos.
Os anúncios pagos, de fato, podem ser uma grande ferramenta para a sua estratégia. Porém, precisam ser construídos com cuidado. Se você investir em palavras neutras, com um grande tráfego, por exemplo, “salão de beleza” ou “restaurante”, irá gastar uma fortuna para não produzir resultados. Agora, se for mais específico, como “restaurante indiano em São Paulo”, terá um tráfego menor, mas um retorno sobre o investimento significativamente maior.
Como fazer um planejamento de palavras-chave eficiente?
O planejamento de palavras-chave não é uma ciência exata. Tudo depende do seu nicho de atuação e até mesmo do momento da empresa. No entanto, existem algumas boas práticas que podem ajudá-lo nesse processo.
Lembre-se que o Google, sozinho, de acordo com a própria plataforma, processa cerca de 40 mil palavras-chave por segundo!
Isso significa que há muita competição nesse terreno, então, você precisa ser propositivo e assertivo para conquistar o seu espaço.
Conheça a sua audiência
Entenda que para criar qualquer tipo de conteúdo é fundamental conhecer o leitor. Afinal, mesmo que ele esteja superinteressado no conteúdo propriamente dito, a linguagem utilizada pode afastá-lo da sua página.
Aqui é um exercício de semiótica ou de entender exatamente o que cada palavra significa. Em uma determinada região uma planta pode ser chamada de aipim, em outra, macaxeira, mandioca, maniçoba ou uma infinidade de termos. Quais são as palavras que o seu público usa?
Vale a pena abrir as redes sociais dos seus clientes ou a caixa de comentários na página para ver como eles escrevem. Esse ainda não é o ponto de partida, mas é um passo fundamental para o sucesso da estratégia.
Escolha uma palavra-chave
Aqui é o começo do planejamento de palavras-chave de fato. Agora que você já conhece a sua audiência, escolha um termo que seja relevante. Por exemplo, o termo mais comentado e que faz sentido para o seu nicho. Normalmente, começamos com palavras bem genéricas e que não dizem muita coisa.
Aqui estão alguns exemplos para diversos nichos:
Culinária: Restaurante indiano, comida de verdade, lanchonete, hamburguer;
Salão de beleza: Coloração capilar, Tinta de cabelo, corte de cabelo.
Manutenção de ar condicionado: Manutenção de ar condicionado, ar condicionado, instalador de ar condicionado.
Com essa palavra inicial, vamos para a próxima etapa.
Acesse uma ferramenta de palavras-chave
O Google Keyword Planner é uma ferramenta sensacional para ajudá-lo nessa jornada. Arriscamos dizer que é a mais importante.
Basta criar um cadastro na plataforma, inserir a palavra-chave com a qual gostaria de começar e ele devolve todos os termos relacionados.
Há ainda a possibilidade de criar filtros, principalmente para anúncios pagos. O Google te dirá quais são as palavras relacionadas à primeira que fazem mais sentido para a segmentação configurada.
Entenda as diferentes palavras-chave
É um erro acreditar que toda palavra-chave tem o mesmo peso. Nesse sentido, podemos e precisamos dividi-las em duas categorias. As long-tail e as short-tail.
As short-tail são justamente essas mais genéricas. Elas não são tão efetivas para gerar conversões, mas são importantes para gerar tráfego. Se você está começando agora uma página na internet, precisará primeiro atrair uma audiência, para então fidelizá-la. Logo, esse deve ser o seu foco.
Já as long-tail são o que podemos chamar de “frases-chave”. São termos de busca mais longos, mas que são extremamente nichados. Por exemplo, “Onde comprar protetor solar fator 100 fps no centro do Rio de Janeiro”. Note que essa não é uma boa aposta para gerar tráfego, mas quem digitá-la no Google estará a um passo de efetivar a compra.
Então, pare por um minuto e pense quais são os seus objetivos. Diferentes palavras-chave irão gerar diferentes resultados de acordo com a sua estratégia.
Crie diferentes grupos de palavras-chave
O agrupamento de palavras-chave é um passo que está intimamente ligado com o anterior. Afinal, toda empresa precisa aumentar a sua base de clientes ao mesmo tempo que deve converter aqueles que já estão em contato.
Assim, elabore uma planilha com palavras-chave que devem ser usadas em cada uma das etapas do seu funil de vendas.
Dessa forma, o seu time de marketing estará apto a criar conteúdos de maneira automatizada, ou seja, sem precisar fazer uma nova pesquisa a cada vez que precisar publicar algo.
Padronizar o marketing também é um passo fundamental para que a sua estratégia tenha sucesso no longo prazo. Caso contrário, gera dissonância entre o que a marca precisa comunicar e o que os clientes querem consumir.
Não deixe a concorrência de lado
Outra dica muito importante que pode ajudá-lo nesse processo é se inspirar na concorrência. Os seus competidores não são seus inimigos, mas seus aliados para gerar resultados positivos.
Se a loja vizinha à sua está com uma fila quilométrica e com os pedidos se multiplicando exponencialmente, você certamente irá querer saber o que eles estão fazendo de diferente. Certo?
Com as palavras-chave é a mesma coisa. Acesse as páginas dos líderes no seu setor e tente compreender quais são as keywords mais importantes para eles. O SemRush é uma plataforma fenomenal para isso.
Inclusive a sua palavra-chave-base, que citamos como primeiro passo, pode vir dessa pesquisa!
Monitore as suas palavras-chave
Por fim, estamos apenas no começo!
É isso mesmo.
O planejamento de palavras-chave é um ciclo que se retroalimenta. Você precisa criar a sua estratégia, encontrar os termos mais importantes para a sua audiência, investigar a concorrência e encontrar as palavras que geram mais resultados.
No entanto, o ser humano muda diariamente. A cada momento estamos buscando por novidades, novas ideias e pensamentos, assim como outras necessidades que vão surgindo de acordo com a vida.
Assim, é fundamental fazer um trabalho de acompanhamento das palavras-chave. Pode ser que em um momento um determinado termo seja o seu coringa que traz a maior parte da audiência e que gera mais conversões, mas amanhã, pode cair em desuso.
Investir em uma estratégia de longo prazo é fundamental para o seu sucesso. Afinal, se você ficar mudando de direção o tempo todo, acaba andando em círculos. Porém, às vezes é preciso fazer uma curva para se ajustar à pista e seguir em frente.
Monitore seus clientes e seus conteúdos de modo a compreender o que realmente importa para a sua marca.
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