6 estratégias de como gerar leads e aumentar suas vendas
Um lead é qualquer pessoa que demonstra interesse em algum produto ou serviço de uma companhia de alguma maneira.
Os leads, na maioria das vezes, ouvem falar de uma empresa nas mídias sociais, ou passam na frente delas na sua cidade para então ter algum interesse em visitá-la.
Imagine que você está com um problema na câmera do seu celular e encontra um ebook na web que tem o seguinte título: “10 problemas comuns em câmeras de celular e como consertar”.
Se você preencher um formulário para receber esse guia, será natural que receba um e-mail nos próximos dias com essa empresa oferecendo os seus serviços.
Certamente esse processo é bem menos intrusivo do que se uma empresa aleatória ligasse para o seu número pessoal para oferecer um conserto. Concorda?
Então, esse é um lead. Alguém que demonstrou interesse no produto ou serviço de alguma forma.
Do ponto de vista de um negócio, a informação que a empresa coleta ajuda a tornar a sua comunicação mais assertiva com base em quem é a sua audiência. Chega de perder tempo tentando entrar em contato com quem não tem interesse.
Um lead é o primeiro passo na jornada do cliente que irá transformar esse indivíduo em alguém que compra da sua marca.
Com isso em mente, criamos este conteúdo exclusivo com 6 estratégias de como gerar leads e aumentar suas vendas. Confira!
O que é geração de leads?
A geração de leads trata-se da disciplina que uma empresa possui para atrair a atenção dos usuários que visitam as suas páginas, para que eles se tornem interessados nas suas soluções e em seus conteúdos.
- Tudo começa com o visitante encontrando o seu site por meio das suas estratégias de marketing, como SEO, e-mail marketing ou redes sociais;
- Nesses canais, ele clica em um call-to-action que o levará para outro nível.
- Esse CTA o guiará para uma landing page que estará otimizada e esperando a chegada de novos leitores para serem convertidos;
- Se a página é persuasiva, o lead em potencial insere os seus dados de contato em um formulário e se torna um lead verdadeiro;
- A sua empresa envia o material que prometeu em troca do contato;
- A empresa terá o e-mail ou o telefone para entrar em contato com esse cliente para fazer uma oferta em um tempo oportuno.
Perceba como tudo é uma linha lógica de passos a serem seguidos.
#1 Comece gerando mais tráfego
O tráfego será a origem de todos os seus leads, portanto, é imprescindível separar um tempo para aprender o máximo que puder sobre essa área.
A otimização de serviços de busca, ou SEO, é a prática de ajustar e otimizar o seu site e os seus conteúdos para performar melhor nos rankings dos resultados das buscas realizadas por usuários.
Rankear nas posições mais altas é a chave para o seu crescimento orgânico na internet. De acordo com o próprio Google, cerca de 28,5% dos cliques ficam no primeiro resultado, 15,7% no segundo, e lá pelo décimo, apenas 2,5%.
Quanto mais alto você se posicionar, maior será a sua chance de gerar tráfego. E essa deve ser a sua preocupação inicial, afinal apenas 25% dos leads são leads qualificados.
#2 Gerar leads com o funil de vendas
Um funil de vendas, também chamado de funil de clientes é uma representação da jornada do consumidor ao longo de todo o processo de vendas, da descoberta do problema até a tomada de decisão.
Esse mesmo funil é usado pelo marketing na geração de leads para ilustrar o conceito de que toda venda começa com um número grande de interessados, mas um número vai caindo conforme crescem as possibilidades verdadeiras de fechar negócios.
Ele é fundamental para que você saiba qual é a hora certa para fazer uma oferta. Afinal, tentar vender antes da hora pode afastar todos os seus leads em potencial.
De fato, 46% dos seguidores de marcas em redes sociais abandonam elas justamente pelo excesso de mensagens de vendas.
O funil irá variar de empresa para empresa, mas geralmente é dividido da seguinte maneira:
- Conhecimento: O estágio com o maior número de leads em potencial. Eles descobriram que tem um problema e que precisam buscar uma solução;
- Interação: O número de leads em potencial começa a cair, mas as possibilidades de conversão aumentam. Isso acontece por conta de você começar a pedir coisas em troca de valor para o cliente, como seguir ou compartilhar um conteúdo.
- Interesse: O prospect demonstra interesse na empresa ao ter algumas das suas dúvidas respondidas;
- Ação: Uma relação foi construída, então agora o lead definitivamente irá entregar os seus dados de bom grado, ou até mesmo fechar um negócio.
#3 Use a geração em mídias sociais
É um grande erro subestimar o poder das mídias sociais. De acordo com o relatório Digital 2022: Global Overview Report, no mundo há cerca de 5 bilhões de usuários de redes sociais, que gastam aproximadamente duas horas e meia por dia na sua plataforma favorita.
Naturalmente, construir uma presença sólida nas redes sociais é uma maneira de gerar leads altamente qualificados.
Nelas, há duas maneiras de gerar leads. A primeira, é com a busca orgânica, na qual os usuários vão ativamente atrás do seu conteúdo publicado gratuitamente. Esse é o método mais difícil, afinal, exige engajamento da sua base de seguidores para compartilhar os materiais.
Na outra ponta, temos os anúncios pagos, que são extremamente eficientes quando você possui um produto para ser anunciado. Eles não são tão vantajosos quando o seu objetivo é construir uma reputação de marca.
O ideal é usar as duas abordagens simultaneamente. Poste conteúdos gratuitos para nutrir a sua base de leads gerados com um relacionamento autêntico. Porém, também utilize os dados gerados por anúncios pagos para conhecer melhor a sua audiência.
A gestão de mídias sociais costuma ser extremamente desafiadora, portanto, é fundamental contar com a ajuda de especialistas na área.
#4 Foque em landing pages de qualidade
Cerca de 68% dos negócios estão enfrentando problemas com a geração de leads (CSO Insights). Assim, saiba que você não está sozinho nessa jornada.
Pesquisas mostram que cerca de 96% dos novos visitantes de um site não estão prontos para fazer uma compra (CSO Insights). Assim, as landing pages são a primeira coisa que os usuários irão encontrar ao acessar um domínio, por isso, elas devem ser criadas para agregar valor e reter a atenção.
Criar landing pages apelativas e persuasivas pode ajudá-lo a capturar mais leads, assim como prender o seu interesse o suficiente para que surja uma oportunidade de venda.
Mas se a LP é a primeira página que o leitor acessa, então qualquer página no site pode ser uma LP, certo?
Errado!
Uma landing page é uma página que só possui uma ação possível, a de converter esse leitor.
Nela deverá haver um CTA poderoso para converter esse usuário ainda no primeiro contato. Sem muitas distrações, sem estar cheio de vídeos ou imagens. Apenas o suficiente para ser persuasivo e convencê-lo a tomar uma atitude.
Algumas dicas para otimização são:
- Usar o marketing visual como vídeos, imagens e infográficos para prender a atenção do usuário;
- Design simples com foco em elementos-chave;
- Avaliações de outros clientes;
- Um poderoso CTA do tipo “Compre agora”, “Baixe de graça”, ou algo do gênero.
Em alguns casos, até mesmo um campo de pagamento pode ser incluído, caso esse cliente já esteja no estágio de tomada de decisão no seu funil de vendas.
A Nitronews pode ajudá-lo a criar landing pages campeãs para a sua estratégia de geração de leads. Acesse a nossa página para compreender como podemos ajudá-lo!
#5 Ofereça valor em troca de dados
Todo mundo tem algum tipo de problema que poderia ser facilmente resolvido com uma videoaula, um ebook ou algum tipo de material exclusivo que não se encontra facilmente na internet de maneira sintetizada.
Essa é a sua oportunidade para gerar valor em troca dos dados de contato de um usuário.
Pense da seguinte maneira. Todos os conteúdos que você posta no seu blog e nas redes sociais devem agregar valor para alguém, certo?
E se tudo isso fosse compilado em um ebook ou uma vídeo aula para que o cliente compreenda tudo o que precisa sobre a área de maneira organizada e estruturada.
Percebe o grande valor que está sendo entregue?
Esse material, então, ficará hospedado na sua landing page que possui foco em conversão. Assim, o usuário entra na sua ferramenta de geração de leads, insere os dados para poder acessar esse material exclusivo, e você fica com essas informações para entrar em contato.
A partir desse ponto, cabe à sua empresa elaborar estratégias para nutrir esse lead em potencial para que ele se torne um cliente verdadeiro.
#6 Não ignore o e-mail marketing
Para ilustrar, vamos imaginar que você oferece serviços de limpeza de ar condicionado.
Você tem um excelente site com grandes landing pages que convertem o seu usuário em um lead.
Imagine que de 50 a 100 pessoas entram em contato por esses formulários toda semana. Os colaboradores da sua equipe de vendas respondem a cada um desses contatos com base nas informações enviadas.
Infelizmente, mais da metade desse tempo pode ser perdido. Afinal, lembre-se que apenas 25% dos usuários que acessam uma página pela primeira vez tendem a fechar uma compra.
Então, como o e-mail marketing pode te ajudar?
Você pode criar um workflow automatizado de e-mails para enviar um conteúdo específico com mensagens altamente personalizadas para cada um dos seus leads. Mantendo o contato com ele, você terá a chance de convencê-los a considerar as suas soluções, por fim, a sua marca.
O mais incrível de tudo isso, é que o e-mail marketing pode ser inteiramente automatizado. Enquanto você está ocupado gerando mais leads, essas mensagens podem trabalhar nos bastidores convertendo parte dos indivíduos que já deixaram os seus dados.
Nesse sentido, as questões técnicas estão resolvidas. Você precisa se preocupar apenas com a criação de conteúdo para a sua estratégia. Afinal, isso depende exclusivamente da sua estratégia e da realidade do seu negócio.
#7 Monitore todos os seus leads
Uma coisa que poucas pessoas compreendem é o quanto um cliente fidelizado é mais barato do que um cliente novo.
Toda vez que um cliente seu fechar uma negociação, saiba que ele volta para o estágio de lead. Afinal, em teoria, você já solucionou o seu problema, então ele só voltará em busca de uma solução quando houver real necessidade.
Infelizmente, a maioria das empresas usa a técnica de jogar para o ar e torcer quando falamos em geração de leads. Elas apostam que a mesma mensagem irá agradar a todas as pessoas dentro do seu público-alvo, esquecendo que um mesmo negócio pode ter diferentes personas.
É claro que essa técnica tem os seus méritos. Ela é muito mais simples, e certamente haverá alguma resposta. No entanto, com ela, estamos perdendo o barato que a transformação digital proporciona, a capacidade de segmentar campanhas de maneira efetiva.
Quando você implementa a geração de leads com base na segmentação, você pode identificar diferentes personas em cada um dos estágios do funil de vendas, de modo a planejar a comunicação e o acompanhamento com o máximo de cuidado.
O truque é que você precisa rastrear toda a jornada do cliente para compreender como ajudar cada lead. Por exemplo, um membro da equipe de vendas poderia registrar a conversa com um lead atual para compreender o que o fez escolher determinada empresa no lugar da outra. Esse conhecimento servirá para afinar a sua estratégia de marketing.
Você também pode usar esse tipo de abordagem nas vendas do tipo cross-sell e up-sell por meio da inclusão de produtos, ofertas especiais, promoções para produtos que acompanhar, ou até mesmo criando kits para venda.
Estratégias para Gerar Leads e aumentar suas vendas
A geração de leads é um desafio para todas as empresas. Afinal, é preciso chamar a atenção de muitas pessoas para que uma pequena fração delas efetivamente compre o seu produto.
Com essas dicas você já sairá na frente da concorrência, e pode contar com a ajuda da Nitro para potencializar os seus resultados!
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