Os leitores de email mais usados no mundo
Quando estamos planejando nossa campanha de email marketing, é fácil esquecer que as pessoas utilizam diversos leitores de email diferentes. Se estamos acostumados com o Gmail, nos parece inconcebível que boa parcela dos nossos clientes utilizem o Yahoo, e vice-versa. Mas a verdade é que existem diferentes leitores, feitos para diferentes necessidades dos usuários – e nossa newsletter tem que estar pronta para todos eles.
Conhecer os mais usados no mundo inteiro (realidade que certamente se reflete no Brasil) é a maneira mais eficaz para garantir que sua campanha terá sucesso em todo e qualquer ambiente. Por isso, reproduzimos aqui o levantamento feito pelo Litmus com os 10 leitores de email mais usados. Esse estudo é realizado mensalmente, analisando os emails enviados pela ferramenta que foram abertos pelos usuários. O resultado divulgado em setembro foi calculado a partir de 1,2 bilhões de emails. Confira:
1° lugar: Apple Iphone (29%)
2° lugar: Gmail (16%)
3° lugar: Apple Ipad (11%)
4° lugar: Google Android (9%)
5° lugar: Apple Mail (8%)
6° lugar: Outlook (8%)
7° lugar: Outlook.com (4%)
8° lugar: Yahoo! Mail (3%)
9° lugar: Windows Live Mail (2%)
10° lugar: Windows Mail (1%)
O que concluímos com esses resultados? Os usuários utilizam cada vez mais os dispositivos móveis para acessar newsletters. Nos quatro primeiros lugares temos apenas o Gmail como um leitor de email acessado pelo computador de maneira tradicional – e não podemos esquecer que o mesmo também possui versão mobile.
Para ser bem sucedida, uma campanha de email marketing tem que levar em consideração esses usuários, cada vez mais numerosos, e pensar em peças responsivas que se adaptam a qualquer tamanho de tela. Outros detalhes, como linha de assunto, botão de call to action e navegação na peça, têm que ser levados em consideração também, tendo em vista os usuários mobile.
0 Comentário