O melhor horário para postar no Facebook
A presença nas redes sociais, em especial no Facebook, é parte fundamental na estratégia de Marketing Digital de muitas empresas. Estar na rede social de Mark Zuckerberg significa abrir um canal de diálogo direto com os consumidores, humanizar a sua marca, e sim, aumentar as suas vendas. Mas os resultados só aparecem com investimento em impulsionamento e com uma estratégia certeira.
Para ter uma página de alto desempenho no Facebook não basta chamar aquele sobrinho que vive no computador. Para ter resultados satisfatórios você precisa ter cuidado com o texto e design dos seus posts, oferecer um atendimento de qualidade para os clientes que buscam sua página para tirar dúvidas, e também conhecer o funcionamento da rede social – isso inclui os melhores dias e horários para postar e ter o maior alcance e engajamento possível.
Frequentemente são realizados estudos para determinar qual é o melhor dia e horário para postar no Facebook. Os resultados não costumam divergir muito: é quase um consenso que as pessoas prestam mais atenção nos posts nos dias de semana, depois do meio-dia. Nos finais de semana as pessoas costumam sair de casa e não passam tanto tempo na frente do computador, o que diminui o alcance dos posts.
O engenheiro de sistemas Baraa Hamodi, do Optimizely, resolveu ir mais a fundo e criou um algoritmo para observar os hábitos de navegação dos seus amigos durante duas semanas para chegar a uma resposta definitiva para essa questão. Claro que ele trabalhou com uma amostra pequena, mas que representa a média dos usuários do Facebook.
E os resultados não foram surpreendentes: os dias com mais usuários online (e mais chances de ter seu post visto e compartilhado) são segunda, terça, quarta e quinta. Os horários de pico de usuários são 6h e 20h. Como pela manhã os usuários usam a rede social para se informar, se você busca interação o ideal é postar no final da tarde, por volta das 17h, para ter engajamento com os fãs que usam o Facebook pela noite.
Você tem alguma dica para ter mais engajamento no Facebook? Compartilhe nos comentários!
0 Comentário