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Inteligência Artificial

Inteligência artificial e seu impacto nas estratégias de marketing digital

Que o uso da internet e das mídias sociais para promover maior conectividade entre as pessoas e facilitar diversas atividades é grande, todo mundo já sabe e já convive com essa realidade. Mas poucas pessoas sabem da influência de certas tecnologias para que isso funcione e seja sempre aprimorado. É o caso da Inteligência Artificial (IA).

Tal tecnologia, que vem sendo usada principalmente no ramo da indústria, tornou-se sinônimo de ameaça para grande parte da população a partir do momento que começou a substituir o homem em determinadas funções. Apesar de essa ser uma realidade, que tende à sua quase totalidade daqui alguns anos, até então a IA tem nos ajudado em muitas tarefas que, em muitos casos, não poderiam ser feitas com tamanha destreza pelo homem.

Atualmente, diversos setores e atividades têm o apoio da inteligência artificial para serem mais ágeis e mais eficientes para as pessoas. Um dos setores que mais cresce atualmente, o marketing digital, também tem sido apoiado por essa tecnologia há pouco tempo, e tende a incorporá-la ainda mais à medida que novas tecnologias e demandas surjam. É sobre como a IA influencia e impacta nas estratégias de marketing digital, que iremos falar neste post. Mas antes, é preciso entender o conceito de IA.

O que é Inteligência Artificial?

Por ter diversas aplicações e conceitos muito amplos, é quase impossível defini-la diretamente. Na prática, o termo se refere às tecnologias capazes de simular a inteligência e as ações humanas, a fim de aprimorar processos diversos. Trata-se de diversos métodos, algoritmos e técnicas que tornam um software inteligente no sentido humano.

Dessa forma, torna-se também um campo de estudo científico, a fim de aprimorar e criar novas tecnologias de IA para suprir as novas necessidades tecnológicas modernas. Por conta disso, diversos setores e atividades humanas têm sido aprimoradas com a IA, principalmente nas que envolvem componentes digitais, como o marketing digital, por exemplo.

Nos últimos anos, a popularidade de IA aumentou consideravelmente, principalmente desde 2015. Muito disso tem a ver com a disponibilidade dos GPUs (graphic processing units) que fazem com que processamento paralelo seja mais rápido. Além disso, a enxurrada de dados na internet, como imagens, textos, transações, dados de mapas, também motivou esse “boom”.

Um dos exemplos mais comuns de IA em nosso cotidiano (uma vez que passamos grande parte do tempo olhando para telas de notebooks, smartphones e tablets) são os chamados bots de atendimento. Presentes nos sites, blogs e outras páginas, eles se comportam como um robô, realizando atividades massivas e que tomariam muito tempo dos funcionários humanos, para que estes se dediquem a outras atividades mais complexas.

No caso dos bots, eles realizam atendimento com os usuários através de perguntas e mensagem fixas e pré-definidas, baseadas nas demandas comuns dos internautas. Assim, é possível responder a alguma dúvida comum, solucionar problemas simples ou filtrar demandas para que nós, seres humanos, resolvamos.

Dessa forma, podemos perceber que, apesar de a tecnologia possuir uma agilidade e uma rapidez de raciocínio tecnológico que nós não temos, apenas os seres humanos são capazes de resolver problemas mais complexos devido à nossa capacidade de adaptação, criatividade e flexibilidade para lidar com adversidades e com outros humanos.

Dentro da IA, temos também outra tecnologia capaz de auxiliar o nosso cotidiano, que é o Machine Learning. Trata-se da habilidade de sistemas ou máquinas em aprender, sem a necessidade de ter sido programada por um humano. Para isso, são identificados padrões em dados inseridos, possibilitando a previsão de acontecimentos e uma ação mais automática.

Exemplo disso é a sugestão de sites após a pesquisa de determinado produto ou serviço. Isso é feito através de um sistema que analise inúmeros dados e comportamentos dos internautas em questão de segundos, oferecendo-lhes exatamente o que procuram, sem que um humano seja necessário para isso. Essa é uma das tarefas desempenhadas pela IA dentro do marketing digital para proporcionar o retorno dos leads que foram embora de um site.

A relação do IA com o marketing digital

Relação da IA com o Marketing Digital

No ano de 2017, por conta de redução das ambiguidades dos resultados, o marketing digital passou a incorporar mais fortemente o IA em suas atividades. Através de processos complementares como Big Data, Internet das coisas (IoT) e o próprio Machine Learning, a IA se desenvolve com maestria dentro do universo do marketing digital e promete aumentar sua participação no setor nos próximos anos.

Apesar de ainda estar em uma fase inicial, se comparada com outras tecnologias já consolidada, a inteligência artificial já é visivelmente presente no marketing digital nas seguintes tarefas:

Qualificação dos leads

Qualificação dos leads

Sem dúvidas, os leads são o objetivo principal para quem monta um site ou um blog. Eles representam os usuários que têm potencial para compra e para se tornarem clientes de uma empresa. Conseguir atrair esses leads já é algo muito positivo para os negócios e sua qualificação é o que garante de fato o aumento de clientes, de vendas e de receita.

Nesse caso, o Machine Learning atua juntamente com a IA para realizar essa qualificação. São usados dados relevantes disponíveis online a partir de cada venda que é realizada. A cada venda, os dados vão sendo atualizados, permitindo a análise rápida do sistema que prevê o perfil de novas possíveis vendas, identificando os usuários que acessam a partir desses dados.

Com isso, o homem não precisa mais realizar esse estudo por si mesmo sobre quais são os leads mais qualificados para serem trabalhados. Esses dados são gerados automaticamente, permitindo que priorizemos esses leads qualificados para canalizar o processo de venda e fazê-la acontecer.

Em decorrência, a equipe de marketing digital pode empenhar esforços em outras atividades que demandem mais a sua expertise, como, por exemplo, a produção de conteúdo, ou traçar novas estratégias de abordagem.

Personalizar a experiência do usuário

Personalizar a experiência do usuário

Essa área do marketing digital é de extrema importância para que todas as estratégias traçadas e tudo que foi feito para qualificar os leads, tenham um resultado positivo no objetivo final, que é a venda. Não adianta de nada um lead qualificar-se, se a sua experiência no site e no relacionamento com a empresa passar a desejar.

Para isso, aprimorar os conteúdos dispostos no site ajudarão a melhorar essa experiência, que deve ser a mais agradável possível. É o que chamamos de marketing de conteúdo, que pode contar com o IA para ser aplicado mais assertivamente. Com a capacidade de colher dados, a tecnologia de IA pode coletar os dados de pesquisa na internet feitos pelo consumidor, que conseguem demonstrar os assuntos mais procurados por eles no momento e as suas demandas em relação ao setor em que a empresa atua; além de colher dados sobre seu comportamento de compra e interesse em campanhas e anúncios publicados, por exemplo.

Assim, é possível customizar e personalizar o seu conteúdo de acordo com a necessidade real do seu usuário, atraindo sua atenção e fazendo com que a empresa torne-se referência no assunto que domina. Além disso, direcionar seu conteúdo para uma linguagem mais assertiva, também pode ser uma opção.

Os chatbots

Os chatbots

Como já mencionado ao longo do texto, o chatbot é uma estratégia do marketing digital usada para gerar proximidade com o usuário e faz parte do processo de qualificação dos leads. Eles funcionam como uma espécie de robô, previamente programado pelo ser humano para que ele tenha uma inteligência parecida com a nossa através da IA.

Os bots de serviço ao cliente usam o processamento de linguagem natural e os dados de atendimento ao cliente.

Assim, respondem perguntas comuns, melhorando a qualidade dessas respostas ao longo do tempo. Eles interagem com os usuários, através dos dados que recebem. Geralmente, são programadas algumas perguntas-chave de acordo com a demanda comum dos usuários e clientes, que serão respondidas pelo robô ou que levarão ao direcionamento do usuário para um atendimento humano. Isso dinamiza o atendimento, que muitas vezes não consegue ser tão rápido se realizado por um humano.

Alguns estudiosos acreditam que, em breve, um novo conceito de chatbot e de comunicação textual tradicional irão dar lugar para outra tecnologia de IA humanizada e mais interativa, que terá habilidades sensoriais no atendimento, como a voz e até mesmo o toque.

Com isso, a experiência do usuário será melhorada, pois dará a impressão de estar falando com uma pessoa real e com consciência, acompanhada de uma realidade aumentada que permitirá a opção de ver e sentir o produto antes da compra em si.

Mídia paga

Mídia paga

Criar anúncios cada vez mais personalizados é o um dos principais intuitos do marketing digital para atrair visitantes e futuros clientes. Através do anúncios, que podem aparecer na página de buscas, nas redes sociais ou outros sites, os usuários observam o seu produto ou serviço e clicam para serem direcionados para a página da empresa ou de compra.

A partir das informações que você fornece para criar os anúncios, o Machine Learning consegue interpretar qual combinação faz mais sentido para determinado perfil de cliente, usando as informações que os próprios consumidores fornecem em seus comportamentos de compra, pesquisas, etc.

O próprio Google, que é uma das principais plataformas de exibição de anúncios, já anunciou que todos os anúncios vão ser otimizados na sua plataforma através do Machine Learning.

Recomendação

Mídia paga

O sistema de recomendação, usados pelas grandes lojas da internet, como Amazon, por exemplo, sempre trabalham com intuito de oferecer exatamente aquele produto que você está procurando. Para isso, é usado o Machine Learning que coleta dados de milhões de usuários do site, podendo prever quais itens você mais procura e quais podem ser os próximos de seu interesse de acordo com suas pesquisas, compras já realizadas etc.

Tomada de decisão

Tomada de decisão

O marketing digital precisa sempre se renovar para que consiga sempre atingir seu público, que tem seu comportamento alterado a todo o momento. Dessa forma, utilizar a inteligência artificial como ferramenta de coleta e análise de dados ajuda você a ter uma visão nítida e ampla sobre o comportamento do seu consumidor, suas demandas, anseios e sobre o que a concorrência está fazendo pelo consumidor no momento.

Isso auxilia o marketing a tomar decisões relativas à produção de conteúdo, à novas estratégias de marketing digital, novos tipos de anúncios, métricas mais assertivas e até mesmo novas estratégias relacionadas a serviços e produtos da empresa em si.

Os profissionais de marketing conseguem analisar o consumidor a cada instante, não perdendo assim as oportunidades de negócio do setor e sempre melhorando suas ações para atrair e fidelizar ainda mais clientes.

Reconhecimento de imagem

Reconhecimento de imagem

Muito usado em diversos setores, como bancos e setor financeiro em geral, o sistema de reconhecimento de imagem utiliza a IA para identificar rostos, objetos, comportamentos de clientes, etc, a fim de proporcionar mais segurança para procedimentos financeiros e em geral.

No caso do marketing digital, essa tecnologia pode usar as mídias sociais como fonte de imagens, a fim de aumentar a segurança do consumidor e otimizar o processo de pagamento. Além disso, pode ser aplicada para a compressão dos padrões de consumo, comportamentos e necessidades dos usuários. Softwares com IA irão procurar por imagens nas redes sociais e comparar com uma biblioteca de imagens para tirar suas conclusões.

Otimização de SEO

Otimização de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) são ferramentas para otimização para mecanismos de busca. Tais ferramentas incluem palavras-chave, link building, CTAs, entre outras. Com a IA, é possível pesquisar as melhores palavras-chave para o seu marketing digital ou algum anúncio de Facebook Ads. Isso é possível com a coleta de dados fornecidos pelo comportamento dos usuários na internet, as pesquisas por eles realizada e pela análise de palavras-chave da concorrência.

Tendo em mente que a Inteligência Artificial tem tomado cada vez mais conta de diversos setores, a nossa especialização em relação a essa nova tecnologia deve ser aprimorada. Independentemente da sua funcionalidade avançada, somente nós, seres humanos, ainda somos os responsáveis por atender demandas complexas e tomar decisões humanizadas, pelo menos por enquanto.

Por isso, entender e aprender como funciona e como a IA pode nos ajudar no cotidiano, faz parte do processo de evolução tecnológica, a fim de dinamizar e aprimorar nossas atividades.

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