Fale diretamente com o seu público através do Whatsapp
O sonho de todo profissional de Marketing é ter uma linha direta com os consumidores. Dessa maneira é possível controlar todo o fluxo da informação, eliminar os intermediários e ter certeza de que as suas mensagens foram entregues (e vistas) no momento certo.
O email marketing tem cumprido esse papel muito bem, mas uma ferramenta que faz parte do dia a dia dos brasileiros também pode ter um papel de destaque na sua estratégia: o Whatsapp.
O comunicador instantâneo ganhou destaque no nosso mercado quando as operadoras de telefonia ainda cobravam pelos SMS. O Whatsapp se tornou uma possibilidade de enviar mensagens e bater papo com amigos, familiares e colegas de maneira gratuita.
Com o tempo, o aplicativo ganhou outras funcionalidades: agora é possível enviar vídeos, fotos, gifs e áudios através do Whatsapp. Além disso, é possível fazer ligações de voz e vídeo gratuitamente, além de compartilhar histórias como no Instagram e no Snapchat – embora esse último recurso não tenha agradado muito aos usuários.
Por conta de toda essa popularidade, o Whatsapp passou a ser utilizado também pela publicidade, embora ainda muito timidamente. Mas se você quer falar diretamente com o seu público, o Whatsapp é uma boa opção.
Confira nossas dicas para falar diretamente com o seu público através do Whatsapp:
Como criar uma campanha de Whatsapp através do Facebook
O aplicativo, que atingiu a marca de 1,3 bilhões de usuários em julho deste ano, foi adquirido pelo Facebook em 2012. A empresa de Mark Zuckerberg prometeu, na ocasião da compra, que não impactaria os usuários com publicidade no mensageiro instantâneo.
Porém, esse panorama parece estar mudando, e recentemente foi lançada uma ferramenta para campanhas através do Whatsapp. Com esse novo formato, os usuários são impactados pela publicidade no Facebook, e podem enviar mensagens diretamente para as empresas no Whatsapp.
A funcionalidade ainda não está disponível para todos os anunciantes, mas é questão de tempo para que seja liberada globalmente – então é melhor tomar conhecimento e planejar suas campanhas desde já.
Para utilizar, acesse o Power Editor das suas campanhas no Facebook. Inicie uma nova campanha, e na área de objetivos selecione a opção “Mensagens”. Ali você pode optar entre o Facebook Messenger e o Whatsapp, se a sua conta já estiver habilitada.
O lado bom é que não são campanhas invasivas: o usuário verá o seu anúncio no Facebook, e só entrará em contato se desejar. Se a sua empresa usa o Whatsapp como um meio de comunicação com os clientes, essa pode ser uma excelente opção.
Como divulgar a sua empresa através do Whatsapp
Outra opção é ter uma campanha mais ativa, e não reativa, e enviar mensagens de interesse diretamente para os seus clientes pelo Whatsapp.
O aplicativo conta com novas funcionalidades, e é possível enviar mensagens com fotos, vídeos, áudios e outros formatos que possam ser interessantes para o seu público-alvo.
Mas não crie grupos para enviar as mensagens: pense que os participantes de um grupo podem visualizar os números de telefone, ou podem enviar respostas sem parar no aplicativo. E isso tornará a experiência muito desagradável.
Se você possui poucos contatos, pode tentar enviar as mensagens uma a uma. Mas já existem empresas especializadas em marketing pelo Whatsapp, que podem organizar esses envios de uma maneira regular e de acordo com as boas práticas do envio de mensagens de marketing.
O importante em uma campanha através do Whatsapp é usar o bom senso, sempre, e também ter certeza de que os usuários serão capazes de enviar respostas pra você. Porque a maior beleza do aplicativo é a instantaneidade do fluxo de informações, e se você não for capaz de responder imediatamente é melhor nem começar.
Como seguir as boas práticas no envio de mensagens pelo Whatsapp
Assim como no email marketing, o envio de mensagens pelo Whatsapp também deve observar algumas regras para ter o melhor resultado possível sem incomodar os clientes. Confira algumas dessas regras:
– Envie mensagens apenas para clientes cadastrados
SPAM não é bem-vindo em nenhuma plataforma. Se no email marketing enviar mensagens para usuários que não se cadastraram já é ruim, no Whatsapp é um pecado mortal. Enviar uma mensagem para o telefone de alguém é uma pequena invasão de privacidade, e você só pode fazer isso caso o cliente tenha autorizado expressamente.
Não pense que o único problema é ter o seu número bloqueado: enviar mensagens não autorizadas causa sérios danos à imagem da sua empresa. Os usuários não confiam em marcas que enviam mensagens no Whatsapp sem autorização, e poderão deixar de comprar com você para sempre.
Ou seja: nunca, em hipótese alguma, envie mensagens sem autorização. Para captar contatos, crie formulários que peçam o número de telefone e que deixem claro sua intenção de enviar mensagens pelo Whatsapp.
– Cuidado com o horário de envio
Imagine ser acordado de madrugada ou durante o fim de semana com notificações de mensagens no Whatsapp: isso com certeza irritaria você, certo?
Então não faça isso com os seus clientes. Deixe para enviar as suas campanhas pelo Whatsapp nos dias de semana, durante o horário comercial. Assim você não atrapalha a rotina do seu contato e poderá ter bons resultados com a sua campanha.
Como em tudo na vida, as campanhas pelo Whatsapp requerem muito cuidado e bom senso. Por isso, leve sempre em consideração o horário na hora de programar os seus disparos.
– Segmente os seus contatos
Por último, fica a dica que serve para todos os envios, não só no Whatsapp: segmente os seus contatos, e envie apenas mensagens que são de seu interesse.
O marketing pelo Whatsapp pode ser considerado bastante invasivo, e por isso é importante enviar apenas novidades que realmente interessam aos seus clientes.
Por isso, não deixe de observar os hábitos de consumo de cada cliente para impactá-los apenas com mensagens relevantes e que farão a diferença. Dessa maneira os consumidores ficarão satisfeitos com o seu contato, e você terá chances reais de fazer grandes negócios!
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!
1 Comentário
[…] falamos sobre marketing pelo Whatsapp e a integração do aplicativo com o Facebook Ads. Os mensageiros instantâneos são cada vez mais […]