Estratégias de Marketing: Veja 6 dicas para alavancar seu negócio
2020 foi um ano desafiador para todos, mas que provocou uma reviravolta no mercado. A palavra marketing se tornou tão natural no nosso dia a dia que, muitas vezes, nem paramos para pensar no seu significado e influência na sociedade como um todo.
E com uma constante situação de pandemia, uma das dúvidas que mais pairou sobre todos, principalmente os empreendedores, foi: como se reinventar e superar a crise?
Testar novas estratégias para aumentar as vendas é um dos primeiros passos para buscar o sucesso em seu negócio. E pensando nisso, separamos algumas dicas que você pode começar a aplicar hoje em sua empresa. Vamos conferir?
6 estratégias de marketing para alavancar os negócios
Ao mesmo tempo em que falar do setor do empreendedorismo parece ser arriscado, quando avaliamos a situação em um cenário pós-pandemia, a criação de novos negócios e estratégias parece a saída para uma retomada econômica.
Com o distanciamento social e quarentena, o e-commerce e as estratégias de marketing se destacaram para muito além do esperado. Só em março do ano passado, segundo dados da ABComm, surgiram mais de 80 mil novas lojas virtuais.
Muitos empreendedores que não tinham loja virtual ou algum serviço estruturado de entrega se viram diante de uma urgência para sobreviver nesse novo mercado. Para isso, focaram em estarem presentes em e-commerces e/ou marketplaces.
Porém, existem outras estratégias para se manter competitivo e alavancar as vendas do negócio em 2021. Confira essas dicas:
#1 Tráfego orgânico
Já pensou em como o SEO pode ajudar a aumentar as vendas através do tráfego orgânico? Essa é uma estratégia com um excelente retorno a longo prazo e que sendo adotada agora no começo do ano, já pode trazer bons resultados para o final do ano, em tempos como Black Friday.
Essa é uma ação a longo prazo pois o trabalho consiste em otimizar um site ou blog para tornar o seu negócio ainda mais relevante e potencializar o ranqueamento nos principais buscadores, como o Google e o Youtube.
Mas como chegar no topo, onde todos desejam estar?
Para isso, é importante ouvir os especialistas e ter uma consultoria de SEO para implementar as melhorias nas páginas do seu site e nos conteúdos.
Além disso, é necessário conhecer as ferramentas que ajudam no estudo das palavras-chaves e trazem dados interessantes sobre a concorrência, como a Ubersuggest por exemplo.
#2 Tráfego Pago
O tráfego pago é uma estratégia de atração de leads que oferece bons resultados para aumentar o alcance da marca e das vendas em um tempo reduzido.
Assim como o tráfego orgânico, também exige o investimento na produção de bons conteúdos, campanhas e otimização em SEO.
No entanto, existe a vantagem de impulsionar o conteúdo com o Facebook Ads, Google Ads, Youtube Ads, Linkedin Ads e mídia programática.
Ao usar o Facebook Ads, por exemplo, é possível impulsionar suas publicações, páginas e ofertas, atingindo a um público previamente segmentado e que tem mais chances de efetuar uma compra.
#3 Remarketing
Com o remarketing, as empresas possuem grande chance de conquistar um cliente que já mostrou interesse no produto ou serviço anteriormente.
Como o próprio nome indica, essa é uma estratégia de fazer novamente o marketing para alguém que já visualizou seu site. Assim, seus anúncios começam a “seguir” aquele usuário que já estava de olho em você.
A chance de conversão é alta nesses casos. Afinal, como apontado pelo próprio Google Ads, o número de conversões à primeira vista representam 97% dos acessos em um e-commerce.
#4 Video Marketing
O Youtube é hoje o segundo buscador online mais utilizado, ficando atrás somente do gigante Google. Só por essa informação já é possível perceber que o vídeo é um formato que faz muito sucesso entre as pessoas.
Com a produção de vídeo marketing, sua empresa estará se destacando ainda mais e agradando o público-alvo com um formato atrativo e dinâmico. Para isso, não abra mão de uma boa ferramenta de criação e de um editor de vídeo, para deixar seu conteúdo profissional.
O Youtube também oferece a plataforma Youtube Ads, onde é possível escolher entre mais de 5 tipos de anúncios. E também é possível investir em estratégias de SEO para o Youtube.
#5 Redes Sociais
As redes sociais permitem um alcance maior dos seus produtos e serviços, em uma linguagem e formato mais criativo, leve e atrativo para os consumidores.
Nessa opção, é importante manter uma boa frequência e alimentar as plataformas com conteúdo relevante.
O Marketing de Conteúdo pode te trazer bons insights para melhor compreender as dúvidas da sua persona e então respondê-las de forma assertiva com um bom conteúdo estruturado.
Aqui, tanto o conteúdo orgânico como a mídia paga podem aumentar as vendas do seu negócio. Também damos a dica de os pequenos e médios negócios comprar seguidores reais para aumentar seu alcance nas mídias.
#6 Retenção
Tão importante quanto atrair um cliente é fidelizá-lo. Para isso, é importante pensar na experiência pós-venda.
A qualidade no atendimento, comprometimento com os prazos de entrega e também a utilização de brindes promocionais, como mochilas personalizadas, e cupons são algumas das iscas para essa retenção.
O e-mail marketing de retenção é também uma boa ação para fidelizar os clientes. E, em caso de dúvidas, conte com a Nitronews para ajudar na construção desse e-mail.
Conclusão
Analisar, planejar, executar, acompanhar os resultados e se reinventar. Podemos dizer que esses são alguns dos passos principais dentro de qualquer estratégia de marketing.
Existem várias opções, gratuitas ou pagas, para trazer resultados para o seu negócio. Invista nessas dicas e aposte em sucesso para 2021!
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