Email marketing ou redes sociais? Ambos!
Na hora de elaborar uma campanha de marketing para alavancar as vendas de seu produto ou serviço, é comum que surja dúvidas sobre em qual canal a sua empresa deve investir: email marketing ou redes sociais. Existe o mito de que atuar em ambas as frentes pode cansar o consumidor com as mensagens repetidas, mas com um bom planejamento e uma dose generosa de empatia (ou seja, se colocar no lugar do lugar do usuário) é possível criar uma campanha usando os dois canais de maneira equilibrada, com resultados incríveis para a sua empresa.
Cada canal possui as suas particularidades, e com conhecimento e muito planejamento, é possível criar uma campanha usando ambos, de maneira muito eficaz e integrada, capaz de alcançar resultados surpreendentes.
Entenda as diferenças – e porque você deve integrar os canais, criando uma campanha abrangente e capaz de encontrar o público onde quer que ele esteja:
Email marketing
O email marketing é o canal ideal para construir uma relação estável e duradoura com o seu cliente. Pode ser que o seu consumidor não faça uma compra a cada mensagem que receber, mas com certeza a sua marca estará sendo reforçada a cada email que é aberto. As melhores ofertas, produtos com qualidade superior, facilidade no pagamento… não importa qual é a imagem que você quer transmitir com o email marketing, ela estará criando raízes cada vez mais profundas a cada mensagem. E na hora de efetivamente comprar, o consumidor tende a lembrar das marcas com que ele já tem alguma espécie de relacionamento.
Através do email marketing também é possível segmentar e personalizar as suas mensagens. Ou seja, você envia a oferta certa para o seu consumidor, sendo possível também calcular o momento exato de impactar o cliente. Por exemplo, se ele compra um perfume que dura três meses caso seja usado diariamente, é uma boa ideia enviar uma nova oferta três meses após a compra, certo?
O email marketing é uma ferramenta poderosa de vendas, e segundo pesquisa do Search Engine Journal, oferece uma possibilidade de retorno sobre o investimento de até 4300% – basta fazer o seu trabalho de casa e planejar a campanha perfeita. E sim, a campanha perfeita é plenamente possível, basta ouvir e observar o comportamento do seu cliente, o que é perfeitamente possível com as funções de relatórios e mensuração que ferramentas como o Nitronews oferecem.
Redes Sociais
Não precisamos nem falar sobre a importância das redes sociais, certo? Ferramentas como o Facebook, Twitter e Instagram, entre outras, se tornaram fundamentais na vida dos brasileiros (e no resto do mundo também) nos últimos anos. Grande parte dos usuários passa o dia inteiro conectado às redes sociais, onde mantém contato com os amigos, se informam e fazem decisões de compra.
Com um simples post no Facebook você não é capaz de segmentar a sua audiência (mas pode escolher a localização onde seu post será exibido, por exemplo), mas tem a certeza de que seu conteúdo impactará o consumidor no ambiente em que ele está – a timeline – sem depender da boa vontade em abrir ou não a sua mensagem. Existem ferramentas mais avançadas para segmentação e patrocínio de seus posts, mas mesmo os posts mais simples são capazes de impactar os usuários sem muito mistério.
Através das redes sociais, você é capaz de estabelecer um diálogo mais direto com o seu consumidor, recebendo feedback instantâneo sobre o seu produto e seu conteúdo. As redes sociais mais populares também oferecem ferramentas de mensuração bastante completas, onde você pode conhecer seu público e o tipo de conteúdo que mais agrada.
Portanto, se surgir dúvida sobre o canal onde sua empresa deve investir, a resposta é muito simples: em ambos!
1 Comentário
[…] em 2009, com o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah. Desde então, cada vez mais empresas estão […]