Dicas eficazes para aumentar sua lista de contatos para email marketing
O mailing é uma parte muito importante dentro da sua estratégia de email marketing. Não adianta nada você criar a melhor campanha do mundo se não tem para quem enviar a sua mensagem, não é mesmo? Portanto, não deixe de investir esforços em conquistar sempre mais assinantes para a sua lista – mesmo que você conte com milhares de inscritos, sempre há espaço para crescer, e vender mais!
Mas criar um mailing de qualidade não é uma tarefa simples. Os usuários estão cada vez mais seletivos para informar seus endereços de email, e você precisa ser bastante convincente na hora de solicitar as informações de contato.
Por isso, hoje trouxemos uma série de dicas eficazes para aumentar sua lista de contatos para email marketing. Confira:
– Ofereça descontos e vantagens para seus clientes
Uma das táticas que mais dá resultados é a famosa janela pop-up oferecendo cupons de desconto para os clientes que acessam o seu site. Você pode oferecer um valor fixo, desconto de uma porcentagem fixa sobre as compras, frete grátis ou até brindes para clientes que se cadastrarem no seu mailing. Não se esqueça de enviar uma mensagem de boas-vindas bem atraente e de continuar investindo no relacionamento após esse primeiro contato!
– Peça permissão para enviar novidades aos seus clientes
Essa é uma dica especial para lojas online: não se esqueça de inserir uma caixa de seleção para que os seus clientes possam escolher receber as suas novidades e ofertas quando estão fechando suas compras. Se a sua loja tem um bom volume de vendas, você aumentará o seu mailing consideravelmente em alguns meses!
– Use as redes sociais a seu favor
Se você já usa as redes sociais dentro da sua estratégia de marketing, pense em maneiras de usar essa audiência conquistada para aumentar o seu mailing. É possível adicionar um botão à sua página, por exemplo, para que seus fãs se cadastrem em seu mailing. No Twitter, você pode criar cards com captação de mailing. Fora outras ações que você pode criar sem depender das ferramentas, basta usar a imaginação!
– Crie conteúdo de qualidade
Oferecer conteúdo de excelente qualidade no seu blog e/ou newsletter é uma boa maneira de atrair novos contatos para o seu mailing. Poste notícias, análises, cases e outros materiais que podem ser úteis para o seu público-alvo. Não deixe de aprender técnicas de SEO para que seu conteúdo seja facilmente encontrado pelos leitores.
– Destaque a caixa de inscrição no seu site ou blog
Pegando o gancho da dica anterior: não adianta ter conteúdo de qualidade se os leitores não poderão se cadastrar facilmente no seu mailing. Portanto, crie uma caixa de inscrição e insira-a em um local de bastante destaque. Também é interessante inserir caixas de inscrição junto ao seu conteúdo, ou pelo menos no fim de cada artigo para que os usuários não deixem de visualizar a oportunidade de receber o seu conteúdo diretamente na caixa de entrada!
– Compartilhe conhecimento em e-books e webinars
Uma outra maneira bastante eficiente para atrair novos assinantes é através do compartilhamento de conhecimento em formatos como e-books e webinars. Para os e-books, você pode criar uma landing page onde o usuário deixa seu contato antes do download. No caso dos webinars, também é possível criar um formulário de cadastro com informações como nome e email. Não tenha medo de compartilhar o que sabe sobre o assunto: os usuários assim passam a considerá-lo um especialista na sua área de atuação, e você será referência no segmento. E ainda conquistará novos assinantes!
– Crie ações offline com captação de mailing
Porém, nem só de ações online vive o marketing digital. Para captar novos contatos para o seu mailing, pense também fora da caixa – e da internet. Você pode criar uma série de ações de relacionamento da sua marca onde também pode aumentar o seu mailing. Pense em totens de fotos com cadastro obrigatório, sorteios e qualquer outra iniciativa que exija um cadastro prévio dos usuários. Se você atua no segmento do varejo, também pode fazer o cadastro dos seus clientes nas lojas. Os consumidores vão adorar saber das novidades e ofertas em primeira mão!
– Promova concursos culturais
A era de ouro dos concursos culturais acabou, já que as exigências da legislação brasileira para a realização dos mesmos se tornaram bastante complexas. Mas se você tem a possibilidade de investir em uma ação desse tipo, é uma excelente maneira de conquistar novos contatos para o seu mailing. Cadastre a sua promoção junto a Caixa Econômica Federal e invista em divulgação para conquistar milhares de novos contatos em pouquíssimo tempo.
– Segmente seus contatos
Essa dica é para que você mantenha seus contatos depois que eles ingressarem na sua lista. É fundamental enviar apenas emails que são do completo interesse dos usuários, ou senão a probabilidade de que eles cancelem a inscrição na sua newsletter é grande. Para começar, uma boa dica é segmentar seus contatos pela “porta de entrada” no seu mailing. Ou seja, quem se inscreveu na sua lista na loja provavelmente tem interesses diferentes daqueles que foram atraídos por um webinar. Tenha isso em mente na hora de criar emails para cada uma das listas!
– Não compre listas de emails!
E, para finalizar, uma dica do que NÃO fazer: a gente sabe que a promessa de uma lista com milhares de contatos por um preço baixo é atraente, mas usar uma lista comprada pode causar danos irreparáveis à sua estratégia de email marketing. As listas que são oferecidas no mercado frequentemente tem emails inativos, que diminuirão consideravelmente a relevância dos seus envios. Pior do que isso, elas poderão ter emails que são spam baits, criados pelos provedores de email para identificar (e punir) quem envia email marketing não solicitado. Pense no prejuízo que você teria ao ter as suas mensagens bloqueadas pelo Gmail, por exemplo. Melhor não arriscar, certo?
Gostou das dicas para aumentar a sua lista de contatos para email marketing? Temos uma versão resumida em vídeo, favorite para ter sempre a informação à mão!
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