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Como fazer revenda de E-mail Marketing?

Vez ou outra aparece um marketeiro da nova geração afirmando que o e-mail marketing está morto. Porém, precisamos ter em mente que ele é a verdadeira locomotiva do marketing digital, conforme afirma matéria publicada pela revista Forbes.

Apesar de parecer uma tarefa simples, nada além de enviar mensagens para uma lista de contatos, na verdade, é complexa e precisa de muita atenção para que a estratégia seja seguida e gere resultados significativos.

De nada adianta entregar conteúdo irrelevante para uma audiência que não deseja consumir o seu material de maneira genuína. A revenda de e-mail marketing é uma estratégia adotada por muitas agências para ampliar o seu retorno, ao mesmo tempo em que fortalece a campanha dos seus clientes.

Venha conferir tudo o que esse conceito significa e como aplicá-lo na prática para otimizar os ganhos e criar campanhas mais assertivas!

O que é Revenda de E-mail Marketing?

Toda empresa de marketing digital pode vender e-mail marketing? Sim e não.

É preciso saber que o e-mail marketing constitui uma estratégia complexa que não pode ser muito simplificada, caso contrário, os melhores resultados acabam sendo sacrificados.

Imagine precisar criar um conteúdo exclusivo todos os dias, criar um template que se adequa a cada material, em seguida selecionar a lista de contatos para então enviar aos clientes por uma ferramenta de e-mail padrão.

Isso toma muito tempo e significa uma queda significativa na produtividade. Então, se você pretende fazer dessa forma, a resposta é não. Nem toda agência consegue fazer, afinal, isso poderia significar o seu fim.

Por outro lado, existem ferramentas no mercado que são capazes de automatizar todo esse processo. O seu único trabalho é gerar conteúdo e criar o comando para disparar as mensagens na data programada.

A revenda de e-mail marketing, na verdade, pode ser compreendida como uma agência de publicidade ou de marketing digital, que assina uma infraestrutura de e-mail marketing, e oferece esse serviço aos seus clientes de maneira profissional.

Com a plataforma da Nitro, o Nitronews, você tem acesso a um painel que pode ser personalizado com a identidade visual da sua agência. Isso gera maior confiança e engajamento nas estratégias.

Por que oferecer e-mail marketing aos seus clientes?

Você sabia que se alguém achar petróleo em uma propriedade no Brasil ela pode ser punida legalmente? Isso acontece, pois a nossa constituição afirma que tudo o que está no subsolo é propriedade do Governo Federal.

Nos Estados Unidos é diferente. Quem acha petróleo ou gás natural, tem direito a explorar a área. Porém, a estrutura é muito cara.

Mas e o que isso tem a ver com e-mail marketing?

Então. Se você alugasse um terreno nos EUA, investiria pesado para encontrar petróleo? Com certeza não, pois se o terreno não for seu, o que fosse encontrado também não seria.

A lógica é a mesma para o marketing digital. Atualmente as redes sociais parecem dominar o cenário, porém, é o mesmo que construir em uma estrutura alugada.

Os seguidores podem até acompanhar a sua marca, mas eles estão na internet por conta da rede social, e não pela sua empresa. Tente lembrar todas as vezes que o WhatsApp, Instagram, Facebook e Telegram foram bloqueados. Nesses dias, você perdeu totalmente o contato com os clientes.

Da mesma maneira, os algoritmos mudam diariamente. Hoje o seu conteúdo é entregue para todo mundo no momento em que é postado, mas amanhã pode não ser assim, se dessa forma a inteligência artificial das redes decidir.

O e-mail marketing possui uma vantagem superior a todas as outras estratégias: os meios de contato são seus. Você e o assinante da newsletter são os únicos proprietários dos endereços de e-mail. Não é a justiça que manda neles, muito menos os algoritmos.

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O e-mail marketing é uma das estratégias que oferece o maior engajamento. Afinal, as redes sociais costumam ser cheias de anúncios e também postagens orgânicas, como o menu “descoberta” no Instagram.

Isso significa que os clientes podem esbarrar em marcas que não tem nada a ver com a sua enquanto consomem o seu conteúdo. Isso também é benéfico no marketing digital, porém, a estratégia é outra.

Quando falamos em uma lista de e-mail, por conta da Lei Geral de Proteção de Dados, os clientes entregam de bom grado as informações de contato, e sabem que receberão materiais e conteúdos exclusivos.

Ou seja, é a relação mais honesta que encontramos no marketing digital. A sua estratégia pergunta: “Podemos entrar em contato por e-mail?”, e se o cliente responder “sim”, preenchendo os seus dados, o acordo é celebrado.

O que o cliente ganha com isso?

A revenda de e-mail marketing é uma maneira de agregar valor aos serviços prestados pela sua agência de marketing. Ela pode muito bem ser focada em SEO, redes sociais ou qualquer outra estratégia, mas com essa integração, você pode conseguir mais pontos com a audiência.

Por exemplo, uma estratégia SEO é pautada naquilo que os algoritmos dos buscadores desejam. Porém, é fundamental gerar tráfego para a sua página caso queira que ela conquiste um posicionamento relevante.

Uma estratégia consolidada e profissional de e-mail marketing pode gerar esse tráfego, além de colaborar para a fidelização de clientes que, certamente, irão procurar mais nas redes sociais, ou até mesmo entrar em contato diretamente.

Quando a estratégia é profissional e a empresa utiliza uma ferramenta de e-mail marketing adequada, a taxa de conversão tende a crescer exponencialmente, gerando mais resultados.

Como fazer revenda de e-mail marketing?

A revenda de e-mail marketing é totalmente personalizável. Cada agência pode definir o seu critério de atuação, assim como os pacotes oferecidos.

Por exemplo, se a sua empresa fornece um pacote com templates prontos e um número limitado de disparos, basta configurar a ferramenta. Caso ela forneça apenas os conteúdos, e o template fica por conta do cliente, o raciocínio é o mesmo. Porém, quanto mais completo o serviço, mais você pode cobrar por ele.

Na nossa ferramenta, a sua agência compra um número de créditos que equivalem ao número de disparos que podem ser enviados por todas as contas. Dessa maneira, divide esses créditos para cada um dos clientes conforme os planos escolhidos.

A Plataforma Nitronews oferece um desconto de 40% na compra de créditos por revendidos, além de uma cortesia de 1.000 créditos a cada nova conta criada e validada.

Paralelamente, a sua agência é a responsável por coordenar e prestar suporte aos seus clientes. Isso significa que, no caso de inadimplência, é possível bloquear os disparos, ou se precisar de mais créditos, enviá-los de modo intuitivo e prático pelo painel.

Quanto cobrar na revenda?

A precificação é um dos maiores desafios nos mercados digitais, afinal, é preciso calcular custos que variam muito, mesmo sendo fixos em teoria.

Uma das vantagens de trabalhar com a revenda de e-mail marketing é que essas ferramentas já possuem um preço fechado e que varia muito pouco ao longo do tempo. Assim, é simples compreender os seus custos.

Após isso, basta analisar o quanto de valor a sua agência agrega ao trabalho. Afinal, se não agregar nada, não teria sentido revender, acabaria se tornando uma venda direta.

A empresa fornece arte? Identidade visual? Templates exclusivos? Quanto maiores forem os diferenciais, mais você poderá cobrar. Precificação é um tema complexo, e não pode ser diferente, afinal, cada um oferece tanto quanto pode para agregar valor ao cliente.

Quando falamos na venda de créditos, por ser um produto mais padronizado, sugerimos seguir as médias de mercado, comparando com concorrentes que efetivamente competem pelo seu público-alvo.

Para 5 mil disparos, a média é entre R$ 40 e R$ 80.

Para 10 mil disparos, R$ 45 a R$ 130.

Para 15 mil disparos, R$ 65 a R$ 187.

Lembre que quanto maior a quantidade de créditos, menor tende a ser o valor de cada crédito individual. O cliente passa a perceber maior custo-benefício, o que favorece a fidelização. No final das contas, ele acaba investindo mais na sua agência.

Revenda de e-mail marketing é para todo mundo?

Quando uma tecnologia estreia no mercado, é natural que seja mais cara. Por muito tempo, enviar campanhas de e-mail marketing foi extremamente custoso e trabalhoso. Com a inovação das plataformas de revenda, os preços começaram a cair e tudo foi facilitado.

A revenda, na verdade, é recomendada para toda agência de marketing que pretende oferecer um serviço completo para os seus clientes.

Com uma plataforma unificada, pode gerir todas as campanhas ao mesmo tempo, além de ter uma visão global dos resultados gerados com a estratégia. Em termos econômicos, é significativamente mais barato do que criar uma ferramenta própria para isso, que normalmente só se justifica em empresas de grande porte.

Da mesma maneira, os seus próprios clientes podem assumir o protagonismo nas campanhas. Eles podem criar contas em uma página de login personalizada para administrar a estratégia e ter acesso às métricas atualizadas em tempo real.

Saiba que, apesar de as estratégias serem fundamentais para qualquer resultado no mercado digital, os empreendedores buscam autonomia sobre as suas peças de comunicação.

Eles querem criar o seu próprio conteúdo, administrar o template e criar uma identidade visual que representa propósitos e valores. É claro que isso depende da sua metodologia de trabalho, e com a revenda de e-mail marketing todas essas possibilidades existem.

É uma ferramenta de escala

O marketing digital assumiu o protagonismo para a sobrevivência das empresas ao longo da pandemia. Com ele é possível criar escala nos processos, de modo que mais clientes são atendidos sem que os custos variem de maneira proporcional.

Ferramentas próprias para o disparo de mensagens costumam ser feitas de forma pré-definida, ou seja, com um limite para o seu funcionamento. Se quiser aumentar, será necessário investir novamente.

Com a revenda de e-mail marketing, você tem acesso a uma plataforma que atende às suas necessidades, pagando apenas por elas de modo personalizado. Se for necessário aumentar a capacidade, basta alguns cliques no próprio painel, o mesmo quando alguns clientes forem embora e houver capacidade ociosa.

Pode ser uma porta de entrada

Como a revenda é uma maneira de reduzir significativamente os custos com e-mail marketing, você ganha a capacidade de adquirir novos clientes para esse serviço específico.

Conforme citamos anteriormente, muitas pessoas duvidam da capacidade dessas campanhas, mesmo que as estatísticas provem o contrário. Assim, diversas agências não oferecem esse serviço, de modo que os clientes precisam buscar por fora.

Então, sendo uma ferramenta profissional, criada por especialistas e com suporte técnico para ajudá-lo, pode ser uma maneira de apresentar a sua agência para esses clientes que surgem de maneira orgânica.

Não se engane, um copywriter não é capaz de vender aquilo que alguém não quer comprar, a única coisa capaz de fazer isso de verdade, é um serviço de qualidade, prestado com profissionalismo. É isso que mostra que, de fato, os clientes não só querem como precisam daquilo.

Excelente Retorno Sobre o Investimento

A métrica ROI (Return Over Investment) é uma das mais importantes para o marketing digital. Conforme dados publicados pela Forbes, o e-mail marketing possui o maior ROI de todos.

Se para os clientes já é algo extremamente positivo, imagine para a sua agência. Sem a necessidade de investir em uma ferramenta própria, você, além de contar com essas vantagens, pode investir o seu tempo em tarefas e atividades mais produtivas e que contribuem com os resultados por outros meios.

A revenda de e-mail marketing é uma estratégia que otimiza os resultados tanto dos clientes quanto dos prestadores de serviço.

Afinal, você agrega valor à sua agência, ao mesmo tempo em que os seus clientes têm acesso à estratégia mais eficiente de comunicação, com um preço altamente competitivo.

Tenha em mente que o marketing digital é composto por estratégias em inúmeras vertentes, e todas elas conversam entre si para construir uma presença online relevante diante do mercado.

A revenda de e-mail marketing é uma maneira de gerar tráfego para páginas, estimular acesso às redes sociais, e, por que não, vender diretamente!

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