Como criar um template de email marketing?
O email marketing é uma forma extremamente eficaz de construir relacionamentos que impulsionam os resultados dos negócios com baixo custo.
Para se ter uma ideia, conforme a ConstantContact, nos EUA, pequenos empreendedores calcularam que investir uma hora/dia em email marketing traz um retorno de 273 dólares.
Mas apesar de ser uma ferramenta poderosa para manter contato com seu cliente, esse também é um desafio, porque a caixa de entrada é um ambiente muito hostil: se o seu email terá ou não a atenção do cliente depende da capacidade de construir emails realmente bons.
Então como criar templates relevantes, que sejam capazes de manter os fundamentos de construção de um relacionamento autêntico com seus clientes? Continue lendo para saber mais.
O que é email marketing?
Email marketing é uma forma de fazer publicidade online, é um contato via email que sua empresa pode fazer com seus clientes ou potenciais clientes.
Há um centro preconceito com essa ferramenta porque essa estratégia já foi erroneamente utilizada como comunicação em massa, ou seja, spam. Mas isso é passado. Uma ferramenta de email marketing que dá resultado e é funcional, não tem relação com enviar spam.
Hoje, o email marketing serve para:
- Manter os seus clientes engajados, uma vez que o email pode vir personalizado com o nome do cliente, diferente das mensagens no Instagram ou no Facebook, por exemplo; de acordo com a eConsultancy, 74% dos profissionais de marketing declaram que personalizar esses emails colabora para engajar consumidores e, de acordo com a Experian, esses emails têm taxas de conversão seis vezes maiores.
- Promover conteúdos, caso haja algum lançamento ou novidade na sua empresa que você queira comunicar. Por que só postar nas redes se você pode enviar diretamente aos seus consumidores e trazê-los para a sua loja?
- Educar seus seguidores! Nem sempre seus consumidores sabem que precisam dos seus produtos e serviços ou como esses produtos e serviços funcionam. Seu email marketing pode colaborar para enviar conteúdo para essas pessoas, convertendo-as em clientes.
Por que utilizar o email marketing?
O email marketing, antes de tudo, colabora para que você tenha mais alcance. Imagine que você possua uma lista com um milhão de emails. Quando você dispara um email, essa mensagem é de fato enviada para essas pessoas.
Já ao utilizar o Instagram, o Facebook ou outra rede social, o alcance da sua publicação depende do algoritmo da plataforma e não há garantias de que você consiga atingir essa quantidade de pessoas.
Embora seja de vital importância ter presença nas redes sociais.
Outro motivo para utilizar o email marketing está relacionado à previsibilidade, uma vez que, ao enviar uma campanha, você sabe quantas pessoas abriram, quem abriu, quem clicou nos seus links. Ou seja, é possível obter estatísticas úteis para o seu gerenciamento.
Um terceiro motivo tem a ver com retorno financeiro. O email marketing tem baixo custo e maximiza seus resultados sem comprometer todo seu time de vendas, uma vez que há diversas ferramentas para automatizar o serviço. E a melhor forma de facilitar esse serviço é através de templates.
O que são templates de email marketing?
Templates de email marketing são modelos pré-prontos de email que você pode ter para facilitar na hora de disparar seus emails.
Assim, no lugar de escrever um email do zero toda vez que houver necessidade, sua empresa conta com estruturas básicas que funcionam como esqueletos que você personaliza conforme a necessidade.
Dicas para um email marketing de sucesso.
Se você deseja um email marketing que funcione, há alguns fundamentos que pode seguir:
- Evite enviar email para completos estranhos. Envie email para pessoas que o conhecem, ou seja, para quem deu email em um formulário ou cadastro, por exemplo. Pessoas abrem emails quando reconhecem o remetente. Sua reputação pode ser afetada se ficar enviando emails para completos desconhecidos;
- Não trate endereços de email como endereços de email. Trate endereços de email como relacionamentos. Os emails são pessoas, são clientes em potencial e, portanto, sua mensagem deve parecer parte de um relacionamento significativo;
- Envie conteúdo relevante que tenha valor para o seu destinatário. Para isso, você precisa conhecer seu público, saber o que ele deseja. Estude seu consumidor.
- Crie um conteúdo envolvente com títulos claros, linhas que chamem a atenção e conteúdo que desperte reflexão;
- Tenha uma aparência profissional ao se comunicar. Da mesma forma que você se arruma para uma reunião de negócios, seu email precisa estar de acordo ao se comunicar com o cliente e parecer profissional: ter uma logo, ser convidativo, familiar e consistente.
Não deixe seus clientes sem resposta. Esteja pronto para responder e não defina respostas automáticas, que podem fazer com que clientes se sintam negligenciados.
Criando um email atraente em um ambiente de caixa de entrada hostil.
Um dos maiores desafios em criar um template de email marketing é criar um email atraente e profissional para o seu público que chame a atenção em um ambiente de caixa de entrada hostil.
Ou seja, você quer que seu email se destaque dos outros e impacte positivamente o remetente: o que você quer é que as pessoas façam negócios com sua empresa.
Então aqui vão algumas dicas de boas práticas que sua empresa pode ter para criar templater profissionais e chamar a atenção de seus clientes e clientes potenciais:
- Comunique sua identidade claramente: muitas empresas têm nomes de email questionáveis que deixam os clientes desconfiados. Não adianta colocar um email como [email protected]. Prefira algo identificável e com seu domínio como [email protected]
- Inclua sua marca no email: coloque seu logotipo no canto superior esquerdo ou no centro de cada email.
- Utilize uma identidade visual: escolha cores que identifiquem sua empresa ao projetar seus templates e utilize as mesmas cores em todos os templates que você usa.
Estruturas básicas para o seu email marketing
Quando se trata de criar um template certo para suas campanhas de email, não há exatamente uma única receita de como fazer. Há literalmente centenas de modelos prontos que você pode encontrar na internet mas, provavelmente, o melhor caminho a tomar é fazer o seu próprio.
Pense no template como uma estrutura que você pode personalizar conforme a necessidade do seu comunicado.
Há quatro estruturas básicas de templates:
- Boletins informativos (newsletters);
- Promoções;
- Anúncios;
- Cartões.
As newsletters geralmente possuem colunas onde você pode colocar diversos blocos de conteúdo e organizá-los. Aqui entram notícias e novidades da sua empresa ou produto.
As promoções, por sua vez, costumam ter imagens atraentes para que os consumidores identifiquem a mensagem promocional de imediato. Nesses emails promocionais entram cupons de desconto, promoções exclusivas, lançamentos.
Os anúncios já são mais curtos e informam sobre eventos e comunicados de imprensa, por exemplo.
Por fim, cartões podem ser utilizados para feriados, cartões presenciais, ocasiões especiais ou lembretes. Esses são emails sazonais, ou seja, aqui você pode desejar feliz aniversário para o seu cliente, feliz dia das mães, feliz natal etc.
Como podemos perceber, cada um desses tipos de carta possui um template diferente, uma aparência diferente. A escolha do tipo vai depender da finalidade do seu email.
Há ainda outros tipos de email, como por exemplo emails de boas-vindas para novos clientes, e-mail para clientes inativos, tentando identificar porque um cliente não está comprando mais e convidando a voltar à loja, entre várias outras opções.
Veja a seguir algumas dicas para criar esses templates na prática.
Criando seus templates na prática.
Na hora de criar seus templates na prática, muitas pessoas vão dizer que a melhor forma de fazer um bom modelo é sendo um crítico da sua própria caixa de entrada e pensando no que captura seus olhos e no que te faz apertar delete.
A verdade, no entanto, é que o primeiro passo é conhecer seu cliente: o que move o seu consumidor? Quais são as coisas que chamam a atenção dele? O que ele procura? O que ele valoriza?
Um ponto importante sobre o seu template tem a ver com comprimento. Alguns emails serão maiores do que outros. A quantidade de conteúdo é um dos elementos-chave do seu template.
Embora o objetivo seja manter o conteúdo o mais curto e simples possível, em alguns casos – como nos emails de anúncios, por exemplo, é desejável ter um pouco mais de informações que podem deixar o email mais longo.
Um boletim informativo talvez fique mais extenso (e tudo bem). Nessas situações, normalmente ter duas colunas para conteúdo e uma tabela de conteúdo para que os leitores encontrem rapidamente o que lhes interessa também é interessante.
O seu template também deve ser fácil de ler. Isso inclui não apenas características de layout, como também cores, fontes e imagens.
Há uma série de fatores que fazem da sua campanha de email marketing atraente ou não para os leitores. O uso da cor pode reforçar o conteúdo, mas não deve deixar seus destinatários com dor de cabeça.
O tamanho da fonte deve tornar o conteúdo fácil de ler, mas não deve dar a impressão de que a fonte está gritando com quem lê.
As imagens devem capturar a atenção, mas não devem dominar a comunicação. Além disso, lembre-se de que em alguns casos o leitor pode ter até dificuldade em carregar essas imagens, então talvez a mensagem nem chegue a ser lida se for inteiramente composta por elas.
Também é importante ter algum espaço em branco, principalmente se seu email contém vários tópicos, para que os olhos do leitor tenham uma pausa física. Insira margens entre os tópicos ou seções. Isso ajuda a destacar o conteúdo.
O segredo para um bom template é criar um formato que funcione para a maior parte de suas comunicações. Isso poupa tempo nas comunicações futuras, uma vez que levará menos tempo para personalizar a aparência das próximas campanhas.
Ou seja, vale a pena investir em fazer um bom template agora.
Uma outra dica importante para seus modelos é: comunicações com mais de três seções devem ter um índice. Se houver uma newsletter ou um anúncio, por exemplo, com mais de três seções, organize um índice no topo.
Também não precisa colocar imagens de tudo o que você gostaria de anunciar dos últimos lançamentos. Só porque você pode colocar imagens de tudo o que tem no estoque, não significa que deveria.
A maior parte das compras realizadas a partir de um email promocional não são as contidas na mensagem. O objetivo do seu email marketing não é vender um produto e sim cutucar o cliente e dizer “oi, lembra de mim? Tenho uns produtos/serviços que podem lhe interessar…”.
A partir daí, o interessante é destacar um ou dois itens exclusivos e deixar que o leitor vá atrás do restante.
Logotipos e Imagens
Já mencionamos que utilizar o logotipo da sua empresa é uma boa forma de deixar seu email identificável e profissional.
O logotipo é um dos elementos de design que quase todas as empresas desejam incluir em suas comunicações. Seu template deve ter espaço não apenas para a logo, como também para imagens.
Mas lembre-se de que muitos programas populares predefiniram configurações de conta para que imagens não sejam exibidas na caixa de entrada.
Ou seja, não faça com que a imagem seja absolutamente necessária para o entendimento da sua campanha e não deixe que uma grande imagem domine a seção superior do email. Também não envie um email que contenha apenas uma imagem.
Uma boa solução é utilizar um cabeçalho de barra de texto com o nome da sua empresa e o nome da comunicação e, em seguida, a logo.
Dicas de formato
Cada template vai exigir um formato diferente que vai depender do objetivo da comunicação. Um boletim de notícias, por exemplo, geralmente tem duas colunas (uma estreita e uma larga).
A coluna estreita é ideal para um índice e um artigo de destaque breve e logotipos para patrocinadores, bem como links para encaminhar para um amigo ou acessar o seu site.
A coluna mais larga tem o conteúdo principal da sua comunicação. Quando seu boletim tem mais de um tópico, usar quebras de seção ajuda a separar os blocos de conteúdo e deixar tudo atraente e organizado.
Emails promocionais, por sua vez, são excelentes para chamar seu público para a ação. Podem ser curtos e conter imagens, mas lembre-se das dicas que demos anteriormente: não coloque apenas imagens e nem exagere na quantidade.
Uma ou duas imagens com produtos ou serviços exclusivos é suficiente para lembrar o cliente de que a empresa existe e trazê-lo à sua loja.
O template de boas-vindas, por sua vez, é sua primeira impressão. É através dele que sua empresa define o cenário para o relacionamento com o cliente. Esse pode ser um email um pouco mais extenso e explicativo, que declara a política de privacidade, informa como cancelar a inscrição e dá outras informações.
Crie expectativas sobre o que esperar de você: emails promocionais, ofertas exclusivas e notícias – e cumpra com essa expectativa. Compartilhe com seu cliente o entusiasmo de tê-lo em sua comunidade.
Fazer com que as pessoas se sintam especiais é uma excelente forma de criar bons relacionamentos com seus consumidores. Essa é uma estratégia para encantar clientes e fazer com que eles voltem a fazer negócios com você.
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