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Branding

Branding – Entenda os principais pontos da gestão de marca

Para o bom empreendedor apenas ter um site não basta. Hoje em dia é preciso contar também com uma boa hospedagem de site que garante recursos importantes para a presença online, como mais espaço em disco e mais velocidade de carregamento de um projeto web

Além disso, é verdade que muita coisa mudou na era digital quando o assunto é Marketing. Há mais canais de interação entre empresa e cliente, assim como há novas tecnologias que ajudam a gerenciar o seu negócio.

No entanto, há uma coisa que nunca muda: a importância da marca. O engajamento com a marca continua tão importante que o conceito de branding se mostra cada vez mais importante. O branding nada mais é do que o gerenciamento da marca.

O objetivo dessa área é tornar a marca mais conhecida, respeitada e querida na mente dos seus consumidores. O Branding, ou Brand management, abrange ações destinadas a qualificar os valores, a identidade e o posicionamento da marca.

A importância da marca para o seu negócio

A marca é mais do que um símbolo, ela é a cara de uma empresa. É a marca que torna o negócio identificável em qualquer lugar do mundo. É ela que diferencia a Apple de outras empresas do segmento, a Netflix de outras plataformas de streaming.

Por isso, não é um equívoco afirmar que a marca traz ao redor dela um conjunto de conceitos que a tornam única, conceitos que transmitem emoções diversas e facilitam o engajamento com o público.

E é aí que entra o Branding, a famosa gestão de marca. Ele facilita criar esse engajamento e tornar a marca do seu negócio mais visível, respeitada e lembrada pelo público.

Como realizar uma boa gestão da marca

Estratégias de Branding bem feitas devem levar em consideração alguns pontos bem específicos. Tais pontos são os pilares que posicionam bem a marca do seu negócio, deixando-a em evidência e sempre lembrada pelo público. 

Os principais pontos da gestão de marca avaliam detalhes relevantes em relação ao seu negócio, e as soluções que você oferece para a sua persona. O Branding não é um trabalho feito do dia para a noite, pois envolve pesquisa, planejamento e estratégias. 

Diante disso, na hora de fazer Branding vale lembrar dos principais pontos usados para o bom gerenciamento de uma marca. Veja a seguir quais são!

Propósito

Quais são as dores, as necessidades e os desejos da sua persona? Quais são os problemas que o seu produto ou serviço soluciona? Responda a essas perguntas e você vai ter condições de encontrar um propósito para a sua marca.

O propósito é um ponto fundamental, pois caso você não saiba atualmente qual é o objetivo da sua marca, é interessante dialogar com os seus colaboradores e clientes e entender os motivos deles procurarem a sua empresa. 

Com isso é possível encurtar o caminho para chegar em um ponto que irá apontar a essência do seu negócio.

Identidade de marca

A identidade de marca é o que gera reconhecimento dos negócios de qualquer porte com apenas uma cor ou um ícone. A Nike é um bom exemplo disso. 

Além disso, a identidade de marca é um conceito que cria um elo único com os seus clientes. É por isso que a criação da identidade é algo que deve ser muito bem pesquisado, planejado e estruturado.

Nesse ponto da gestão da marca, que é a identidade, é importante levar em consideração o uso e a combinação de figuras geométrica, bem como cores adequadas. 

Cores quentes, por exemplo, como vermelho e amarelo, são adequadas para produtos que sugerem força, potência e outros atributos semelhantes. Enquanto cores frias, como azul e branco, são adequadas para produtos relacionados com saúde, higiene e natureza.

Estabeleça o seu manual de marcas

Esse manual é como um mapa para as estratégias de branding. Ele vai mostrar todas as cores que a marca pode ter, qual a fonte foi usada na sua criação dela, quais são os códigos das cores, como ela deve ser aplicada em materiais, versões verticais e horizontais e outros detalhes.

Empresas globais geralmente possuem manuais de marca bem definidos e levam muito a sério as questões de Branding. Isso é tão valioso que um estudo da “Interbrand estima que a marca Coca-Cola valha 35 bilhões de dólares, muito mais do que todas as suas fábricas.“ (Kotler, 1999: 74)

Escolha os canais

Você sabe onde está o público do seu negócio? Quais redes sociais ele mais frequenta? Essas perguntas vão mostrar para você em quais canais você poderá trabalhar a sua marca.

Hoje em dia a ideia de atuar tanto em canais online quanto os offline pode gerar resultados bem satisfatórios.

A marca não é apenas um símbolo, mas é o modo como você é visto pelo público

Por causa disso, realizar um eficiente trabalho de Branding deve fazer parte das suas estratégias. Assim você vai saber como posicionar a sua marca no mercado e nas lembranças dos seus clientes. 

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