As maiores tendências para o email marketing do futuro
O mundo da comunicação e marketing vive em constante evolução. A cada dia são inventados novos métodos e ferramentas para entregar conteúdo de melhor qualidade e assim obter melhores resultados. Portanto, é fundamental que os profissionais dessa área se mantenham sempre atentos às novidades do mercado. Dessa maneira, estarão prontos para encarar as mudanças de frente e aplicá-las na sua rotina.
Algumas dessas novidades foram previstas pelo Litmus, que convocou alguns dos melhores profissionais da área para que prevejam como será o trabalho com email marketing em 2020. Porém, apesar da data específica, muitas dessas mudanças já estão sendo aplicadas hoje, em 2017. Sendo assim, é melhor ficarmos de olho desde já!
As maiores tendências do email marketing segundo Morgan Stewart
Segundo o CEO da Trendline Interactive, o email marketing está começando a atingir todo o seu potencial, previsto há 20 anos quando Don Peppers e Martha Rogers escreveram a obra “The One-to-One Future”. O livro falava de um futuro onde os profissionais de marketing poderiam se comunicar com os seus clientes de uma maneira unicamente relevante e pessoal, e onde as ações dos consumidores seriam observadas e receberiam as respostas apropriadas.
E já que as ferramentas para transformar essa visão em realidade já estão à nossa disposição, agora é hora de pensar em como usá-las a nosso favor. Stewart cita três tendências da comunicação em que todo o potencial do email marketing será plenamente utilizado. Confira:
– Informações cross-channel
O surgimento de ferramentas como o Facebook Custom Audiences e o Google Customer Match permite que os profissionais de marketing direcionem os consumidores através de diferentes canais e desenvolvam uma visão mais sofisticada de suas audiências. Conforme essas ferramentas se expandem e surgem novos serviços no mercado, os perfis incompletos de consumidores estão se tornando coisa do passado.
– Máquinas inteligentes
Para oferecer uma experiência customizada, as informações dos consumidores e o conteúdo se tornam coisas separadas. Algoritmos aplicados irão identificar qual conteúdo deve ser enviado a cada cliente, e quando. Com mais informações e mais poder de processamento, os profissionais de marketing poderão aperfeiçoar os envios utilizando os dados coletados através de cross-channel, e também dos sinais coletados através do email marketing e do comportamento nas lojas virtuais. Isso nos permitirá enviar conteúdos que vão suprir as expectativas dos consumidores, assim como apresentar novos produtos que eles irão gostar – antes mesmo do cliente pensar em procurá-los.
– Visualização
A terceira tendência apontada por Stewart diz mais respeito à rotina das agências do que à experiência dos usuários com o email marketing. Segundo ele, novas ferramentas permitirão que os profissionais de marketing visualizem as informações de uma nova maneira. Mais do que isso, serviços baseados em nuvem permitirão que os profissionais agreguem informações de diversas fontes em um único local para que possam medir imediatamente os resultados de cada ação. Porém, segundo ele, o grande desafio é modificar o processo de aprovação dos materiais pelos clientes, que nessa nova era deverá ser feito por módulos e não através do material final. Afinal, isso será impossível já que cada consumidor receberá um material único. Segundo ele, as empresas que conseguirem organizar esse processo estarão um passo à frente da concorrência.
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